São Paulo, 19 de março de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº12/2017.

Destaques

Especialista em robôs humanoides apresenta seus projetos na Poli

A Poli foi o local escolhido pelo Consulado do Japão para que o renomado pesquisador em estudo e desenvolvimento de robôs humanoides, professor Hiroshi Ishiguro, da Universidade de Osaka, Japão, apresentasse os seus projetos no desenvolvimento de máquinas com capacidade inclusive para expressões faciais. Em uma palestra realizada na tarde da última sexta-feira, dia 16 de março, o pesquisador nipônico apresentou os mais recentes avanços de pesquisa em seu laboratório, e no seu País. A apresentação pode ser conferida na íntegra no canal da Poli no Youtube.

---

Posse da nova diretoria da Poli será realizada nesta quarta-feira, dia 21

A Reitoria da USP realizará, no dia 21 de março, a partir das 18h30, a Cerimônia de Posse dos professores Liedi Légi Bariani Bernucci e Reinaldo Giudici nas funções de Diretora e Vice-Diretor da Poli. O evento será transmitido pelo canal da Poli-USP no Youtube, pelo link.

---

Poli promove evento internacional sobre Engenharia da Complexidade

Pela primeira vez a Escola vai apresentar o programa do novo curso de Engenharia da Complexidade que a instituição oferecerá em Santos. O Colóquio será realizado no dia 5 de abril, das 9h às 18h, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi.

O evento faz parte de uma série de iniciativas desenvolvidas pela Poli-USP visando a criação de um novo curso de Engenharia, focado no tema da Complexidade. Este projeto tem sido trabalhado há alguns anos em conjunto com o Groupe des Écoles Centrales da França. 

---

Estudantes da Poli criam banco de papel jornal que suporta mais de 120kg

Alunos de graduação da Poli receberam o desafio de construir uma banqueta capaz de suportar uma pessoa, mas, para isso, poderiam usar apenas cola e papel jornal. Os resultados foram animadores: o protótipo vencedor consegue suportar mais de 120 quilos de peso. Leia reportagem completa no link.

---

Encerramento da Febrace teve reflexão e homenagens

Realizada na Poli há 16 anos, a Febrace foi encerrada com a tradicional premiação na sexta-feira, dia 16 de março. Em discurso, a organizadora do evento e professora da Poli, Roseli de Deus Lopes, pediu uma reflexão dos participantes sobre dois acontecimentos importantes da última semana: as mortes da vereadora Marielle Franco e do cientista Stephen Hawking. Leia reportagem completa no link.

---

Professores da Poli escrevem capítulo de livro sobre tratamento de água publicado pela Elsevier

Os professores José Carlos Mierzwa e Raphael Rodrigues, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, e Antonio Carlos Silva Costa Teixeira, do Departamento de Engenharia Química, assinam o segundo capítulo da publicação Advanced Oxidation Processes for Waste Water Treatment Emerging Green Chemical Technology, publicado pela Elsevier. A publicação dos docentes tem como tema “UV-Hydrogen Peroxide Processes”. Outras informações no link.

---

Clipping

Rádio USP: Mulheres avançam no mercado de trabalho, mas diferenças ainda persistem

Professoras da USP e profissionais em áreas sobretudo masculinas falam sobre a mulher no mercado de trabalho. O Diálogos na USP convidou a professora Liedi Bernucci, primeira diretora eleita pela Escola Politécnica da USP em 124 anos de existência, e a professora Maria Dolores Montoya Diaz, do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, para conversar sobre a mulher no mercado de trabalho.

Rádio USP: Presença da mulher em cargos de chefia avança em universidades

Renato Janine cita a eleição de uma mulher para a Diretoria da Poli como acontecimento positivo, mas lembra que, no Brasil, o número de mulheres na política ainda é muito pequeno.

Jornal da USP: Especialistas propõem mais tecnologia de segurança para mineração

Relatório da USP e de órgãos especializados sobre barragens foi encomendado pela Secretaria Estadual de Energia e Mineração.

Jornal da USP: Lassu e Instituto GEA realizam evento para Catadores de eletroeletrônicos

Mais de 200 catadores já foram impactados pelo Descarte Legal, parceria do Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da USP com o Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente, que capacita esses trabalhadores para coletar, processar e dar o tratamento adequado ao lixo eletrônico. Nesta quinta-feira, 15 de março, alguns deles se reuniram na Universidade para trocar experiências e conhecer melhor os resultados do projeto.

 

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Poli será realizada de 26 a 29 de março (SIPAT 2018)

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes realizará o evento voltado especialmente aos funcionários na próxima semana. A programação completa pode ser acessada no link.

Debate sobre diversidade no ingresso na graduação da Poli

A Comissão da Poli-USP de “Planejamento e Implementação de Medidas de Acompanhamento e Acolhimento de Alunos Ingressantes Através de Cotas Sociorraciais” realizará um debate com acadêmicos que tem intensa atuação em políticas e ações nesta área na terça-feira, dia 27 de março de 2018, das 14h30min às 17h30min. O evento será realizado no Auditório Professor Francisco Romeu Landi. Veja detalhes no link.

---

Cursos e editais

USP recebe inscrições para curso de Atualização em Psicodinâmica do Trabalho

Até o dia 21 de março de 2018, estão abertas as inscrições para a segunda turma do Curso de Atualização em Psicodinâmica do Trabalho, promovido pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, com o apoio da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Outras informações no link.

Inscrições abertas para o Prêmio Tese Destaque da USP

Estão abertas, até 15 de maio, as inscrições para a sétima edição da premiação promovida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, para teses de doutorado defendidas entre 1º de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2017. Veja os detalhes no edital.

Fundação Estudar oferece bolsas de graduação e pós

Estão abertas até 26 de março as inscrições dos processos seletivos do programa Líderes Estudar. A iniciativa da Fundação Estudar oferece a jovens bolsas de estudos nos cursos de graduação completa no Brasil, intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior, graduação completa no exterior ou pós-graduação no exterior. As bolsas de estudos são concedidas para cobrir o pagamento das mensalidades ou anuidades dos cursos, ou despesas de manutenção (moradia, transporte, alimentação e livros).

Instituições italianas oferecem bolsa de mestrado em gestão

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo conjunto entre a LUISS University e o Terna Group, ambos da Itália, para o Master Program in Management, até o dia 31 de maio. Os selecionados receberão bolsa de estudo para cobrir os gastos com taxas de matrícula, alojamento e instalação. Acesse os detalhes no link.

---

Vivência Universitária

Fapesp apresenta resultados de chamada sobre Manufatura Avançada

No dia 23 de março, das 11h às 13h, na Sala Alfredo Bosi do IEA, o diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, Carlos Américo Pacheco, falará sobre uma chamada para empresas interessadas em criar Centros de Pesquisa em Engenharia em Manufatura Avançada em áreas como big data, inteligência artificial, digitalização, virtualização e sensores, a serem sediados em universidades ou institutos de pesquisa no Estado de São Paulo. O evento é organizado pelo Observatório da Inovação e Competitividade (OIC) do IEA.

Consulado japonês e Fapesp realizam evento sobre política do Japão em Ciência e Tecnologia

No dia 28 de Março, às 10h, o objetivo do encontro é apresentar a política científica e tecnológica do Japão e do Estado de São Paulo, para estreitar as relações entre os cientistas nipônicos e paulistase promover novas parcerias. O evento será realizado no Japan House São Paulo, Avenida Paulista, 52, 1º andar, Bela Vista, São Paulo, SP. Inscrições pelo link.

Fórum Mundial da Água está sendo realizado em Brasília

De 18 a 23 de março, a capital federal está recebendo o 8º Fórum Mundial da Água, reunindo os principais especialistas, gestores e organizações envolvidos com a questão da água no mundo. No dia 20 de março, haverá um seminário sobre o enfrentamento dos desafios da água em regiões de escassez.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). Janaína Simões - jornalista (Acadêmica Agência de Comunicação). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.