São Paulo, 20 de março de 2018.

Edição Especial do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº4/2018.

Nesta edição, conheça algumas atividades de extensão realizadas por professores, alunos e funcionários da Escola Politécnica da USP.

---

Além da formação de profissionais no nível das melhores universidades do mundo, produção de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias inovadoras que contribuem para o crescimento do país, a Poli tem dezenas de projetos de extensão – desde o projeto Baja, no qual alunos projetam, fabricam e testam um protótipo off-road para competir na Baja SAE, até um escritório internacional, a iPoli, que dá apoio tanto para estrangeiros que estudam na Poli como para brasileiros que fazem intercâmbio.

Segundo o professor Carlos Cugnasca, presidente da comissão de Extensão da Poli, esses grupos se caracterizam por fazer parte de um dos três pilares que sustentam a USP: ensino, cultura e extensão. “É uma maneira de você levar para a sociedade um pouco do que a Universidade gera de conhecimento de uma forma mais objetiva”, explica. “Podemos ter, por exemplo, um hospital veterinário com um corpo de alunos que ajudam a atender a população local”.

Geralmente formado por alunos e sob a tutela de algum docente, os grupos de extensão da Poli são dos mais variados. Eles discutem questões de gênero e sexualidade (PoliPride), participam de competições de nautimodelismo universitária (Poli Náutico), dão aulas de matemática a vestibulandos (Matemática em Movimento), entre outras coisas. A maioria deles realiza processos seletivos para a entrada de novos membros, abertos a todos os estudantes da Poli.

Acesse aqui a notícia completa.

---

Aluno do Programa de Pré-IC ingressa na Poli

O estudante Victor Estevo Alves passou no concorrido vestibular da Fuvest e agora é aluno do curso de Engenharia de Minas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Essa conquista é consequência direta de sua participação no Programa de Pré-Iniciação Científica (Pré-IC) em 2017, quando estudava no Instituto Técnico de Barueri Brasilio Flores de Azevedo, uma das escolas públicas participantes do programa.

O professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli-USP, Edvaldo Simões da Fonseca Junior, foi um dos orientadores de Victor e que participa do Programa desde sua implantação na Poli.  Ele explica que o trabalho dos docentes no Pré-IC consiste em falar sobre engenharia em uma linguagem acessível, despertando nos alunos de escolas públicas o interesse pelos estudos em geral. “Eles não se imaginam na USP, acham que é inalcançável. Precisamos abrir as portas para que os alunos percebam que frequentar a universidade é possível para todos aqueles que se dedicam, se esforçam e querem realmente estudar”, conclui.

Leia aqui a notícia completa.

---

Alunos de escola pública desenvolvem projeto no Tanque de Provas Numérico

Jovens da Escola Técnica Estadual de São Paulo participaram de Programa de Pré-Iniciação Científica da USP

Ao longo de um ano, um grupo de 11 alunos da Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETESP) participou de um projeto de pré-iniciação científica no Tanque de Provas Numérico da Poli (TPN-USP), um laboratório de simulações de renome internacional. Eles apresentaram o resultado das suas atividades, que consistiram no desenvolvimento de um aplicativo multimídia para múltiplas plataformas para que os pesquisadores do TPN possam planejar suas atividades remotamente. 

O Pré-IC é desenvolvido na Poli-USP desde 2007, e estes alunos participaram de uma projeto específico proposto pelo coordenador do TPN, Kazuo Nishimoto, no qual puderam trabalhar em equipe. O docente explica que o desenvolvimento do projeto teve três objetivos. “Quisemos, além de trazer os alunos de ensino médio técnico para a Poli, mostrar a eles quais são as pesquisas desenvolvidas na Escola, e incentivá-los a ingressarem na nossa instituição”.

Leia aqui a notícia completa.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista e Janaína Simões - jornalista (Acadêmica Agência de Comunicação). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.