São Paulo, 22 de março de 2018.

Edição Especial do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº5/2018.

Na noite desta quarta-feira, dia 21 de março, foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria da Escola Politécnica da USP, composta pela diretora, professora Liedi Légi Bariani Bernucci, e pelo vice-diretor, professor Reinaldo Giudici. Reafirmar o compromisso com a manutenção da excelência no ensino, na pesquisa e na extensão foi o tom do discurso da nova diretora, em um evento realizado no auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI), no campus da USP, no Butantã, em São Paulo. Leia aqui a cobertura completa.

A solenidade foi presidida pelo reitor da Universidade, professor Vahan Agopyan. O acompanharam na mesa, além de Bernucci e Giudici, o vice-reitor da USP, professor Antonio Carlos Hernandes, o ex-diretor da Poli, professor José Roberto Castilho Piqueira, e o secretário geral da USP, professor Ignacio Maria Poveda Velasco.

Veja nesta edição como foi a solenidade e conheça os planos dos docentes para a gestão de 2018 a 2022.

---

Bernucci e Giudici entraram no auditório do CDI conduzidos pelos membros da Congregação da Poli. Ambos foram ao pulpito para fazerem a leitura do termo de compromisso de diretora e de vice-diretor, no qual cada um se comprometeu a cumprir a legislação universitária e as normas legais da USP. Na sequência, foi feita a leitura do termo de posse pelo secretário geral da USP, professor Ignacio Maria Poveda Velasco, seguida da assinatura do documento pelos membros da mesa.

O ex-diretor da Poli passou para Bernucci duas peças do vestuário formal usado em cerimônias como posses e formatura, e que representam a posição que a pessoa ocupa na universidade: a borla, que é colocada nos ombros e circula a gola da beca, e o capelo, uma espécie de chapéu. Ambos são na cor azul, que representa a área da Engenharia. Trata-se de um ato simbólico tradicional dos ritos universitários que representa a transmissão de posse.

Após o discurso de Bernucci, seguiram-se as palavras do reitor da USP, Vahan Agopyan, professor da Poli que também já dirigiu a Escola, entre 2002 e 2005. Ele manifestou sua alegria por viver esse momento por várias razões. Uma delas, por reconhecer a trajetória profissional de Bernucci e Giudici, que demonstra a capacidade de ambos na condução dos rumos da Poli, o que dá a ele, como reitor e docente da Escola, tranquilidade sobre o fortalecimento das Engenharias no âmbito da USP.

Entre as autoridades presentes estavam dois representantes do governo estadual de São Paulo que também são politécnicos: o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, e a secretária adjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Mônica Porto, docente licenciada do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (PHA) da Poli.

O secretário Meirelles classificou como “absolutamente importante” a eleição de uma mulher para a diretoria da Poli. “A Escola representa sempre o que há de mais moderno e não há nada de mais moderno do que ter uma mulher como diretora. Nosso símbolo é uma mulher, a Minerva. Depois de 124 anos consolidamos essa modernidade com a condução de alguém de altíssimo padrão como a professora Liedi na liderança da nossa Escola”, comentou.

Já a secretária Mônica Porto se disse orgulhosa em ver uma mulher na direção da Poli. “Toda discussão de gênero pode se resumir em duas palavras: respeito e liberdade. Todos devem ter a liberdade de ser, de se decidir por uma profissão, de atuar, de escolher sua vida, e os outros devem respeitar essa escolha”, disse.

Ela lembrou que é mais velha do que a professora Bernucci, portanto de uma época em que tinha menos mulheres ainda na Poli, e que conseguiu desenvolver uma carreira como docente, pesquisadora e, agora, gestora pública. “A diversidade traz uma riqueza enorme. Todos nós pensamos de forma diferente, então esse aumento da participação feminina é enriquecedor”, finalizou.

---

"A Diretoria eleita trabalhará para que a Poli continue sua trajetória de excelência na formação de engenheiros, mestres e doutores, para que amplie ainda mais seus horizontes na pesquisa e na inovação para a ajudar o Brasil a alçar um patamar mais alto de desenvolvimento, e para que possa oferecer à sociedade formação, soluções às demandas tecnológicas e planos de políticas públicas que colaborem para a melhoria de vida da população e redução da pobreza no País".

Liedi Légi Bariani Bernucci
Acesse aqui o discurso na íntegra.

---

Ao final da solenidade, o Coro de Câmara Comunicantus se apresentou no hall do Centro de Difusão Internacional. O grupo cantou um pequeno programa com obras de Osvaldo Lacerda, Charles Villiers Stanford e Edu Lobo.

O grupo faz parte das atividades do Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP. 

---

Professores Liedi Bernucci e Reinaldo Giudici assumem os cargos de diretora e vice-diretor com a incunbência de mobilizar a comunidade no desenvolvimento do projeto acadêmico da Escola

Ampliar a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão é uma meta objetiva assumida pela nova Diretoria da Escola Politécnica, mas não é esse o principal marco que os professores Liedi Légi Bariani Bernucci e Reinaldo Giudici pretendem deixar da nova gestão. A grande preocupação é com o futuro.

Nesse sentido, os dois docentes que acabam de assumir o comando da Poli-USP pelos próximos quatro anos têm a enorme tarefa de mobilizar a Escola na discussão e desenho do projeto acadêmico da Poli, como um todo, de cada um dos Departamentos, e dos docentes, individualmente. O projeto é uma demanda da Reitoria da USP para todas as unidades da Universidade, mas não é por isso que a nova diretoria está mobilizada em torno da iniciativa, e sim pela relevância estratégica de uma ação como essa.

“É um exercício importantíssimo para estabelecermos o que queremos ser e como queremos ser vistos no futuro”, ressalta Bernucci, que é docente do Departamento de Engenharia de Transportes e anteriormente ocupava a vice-diretoria da Poli na gestão do professor José Roberto Castilho Piqueira. O novo vice-diretor endossa. “Acredito que esse direcionamento de longo prazo deva talvez ser mais importante do que os ganhos pontuais que a gente vai obter durante a gestão”, aponta Giudici, professor do Departamento de Engenharia Química da Poli.

Leia entrevista completa no link.

---
---

A Cerimônia foi transmitida ao vivo e pode ser assistida no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista e Janaína Simões - jornalista (Acadêmica Agência de Comunicação). 

Algumas fotos foram cedidas pela Comunicação da USP, tiradas pela fotógrafa Cecília Bastos.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.