São Paulo, 26 de março de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº13/2017.

Destaques

Nesta terça-feira, dia 27 de março, a partir das 14h, a Escola realizará um debate sobre diversidade no ingresso nos seus cursos de graduação com professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Universidade Federal do ABC (UFABC) e do Insper. O evento é aberto, será realizado no prédio da Administração, e pretende apresentar resultados de políticas de inclusão no Ensino Superior por meio de cotas sociorraciais, com base nos estudos e experiências de universidades que já têm essas ações consolidadas, e debater o assunto com professores e alunos da Escola.

Participarão do debate os professores Maria Angélica Pedra Minhoto, da Unifesp,Denise Consonni, da UFABC, Naercio Menezes Filho, e do Insper, em uma mesa dirigida pelo professor e coordenador da Comissão da Poli-USP que planeja e implementa as cotas na Escola, Mauro Zilbovicius. O evento será transmitido pelo canal da Poli no YouTube.

---

Poli promove evento internacional sobre Engenharia da Complexidade na próxima semana

Pela primeira vez a Escola vai apresentar o programa do novo curso de Engenharia da Complexidade que a instituição oferecerá em Santos. O Colóquio será realizado no dia 5 de abril, das 9h às 18h, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi.

O evento faz parte de uma série de iniciativas desenvolvidas pela Poli-USP visando a criação de um novo curso de Engenharia, focado no tema da Complexidade. Este projeto tem sido trabalhado há alguns anos em conjunto com o Groupe des Écoles Centrales da França. 

---

Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Poli vai até quinta-feira, dia 29

O evento anual realizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Escola Politécnica da USP começou hoje, com uma apresentação do Trio Cumbucado, conjunto musical associado ao Laboratório de Música de Câmara. A abertura da Semana contou com a participação da diretora da Poli, professora Liedi Légi Bariani Bernucci, que ressaltou a importância da prevenção dos acidentes de trabalho, preservando a vida, as pessoas e a saúde, e da atuação da CIPA neste sentido, com treinamentos, e principalmente evitando que o excesso de confiança leve à riscos.

---

Chip desenvolvido na USP será peça-chave no upgrade do LHC

Um chip brasileiro deverá renovar o sistema de detecção do Alice (A Large Ion Collider Experiment), um dos quatro grandes experimentos do LHC (Large Hadron Collider), o maior colisor de partículas do mundo, situado na fronteira franco-suíça. Trata-se do chip Sampa, projetado na Escola Politécnica.  Testado em vários países e submetido ao escrutínio de um conjunto internacional de especialistas, o Sampa foi muito bem avaliado e recebeu sinal verde para fabricação em larga escala. Serão produzidas 88 mil unidades, necessárias ao upgrade do Alice, pela empresa TSMC, em Taiwan.

O desenvolvimento do Sampa foi coordenado por Wilhelmus Adrianus Maria Van Noije, professor titular sênior da Poli, Marcelo Gameiro Munhoz, professor livre-docente do Instituto de Física da USP, e Marco Bregant, professor doutor também do Instituto de Física da USP.

---

Caverna Digital da Poli conquista prêmios do IEEE na Alemanha

A equipe do laboratório de realidade virtual Caverna Digital, orientada pelo professor Marcelo Knörich Zuffo, desenvolveu o projeto Batmen Forever: metáfora de mão virtual unificada para configurações de Realidade Virtual, e foi uma das oito equipes selecionadas para apresentar suas soluções durante o Concurso IEEE 3DUI, modalidade competitiva técnico-científica que integrou a 25ª Conferência IEEE sobre Realidade Virtual e Interfaces de Usuário 3D (IEEE VR 2018), realizada de 18 a 22 de março, em Reutlingen, Alemanha.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Semana de Iniciação Científica da Poli começa na próxima segunda-feira

Entre os dias 2 e 5 de abril, docentes da Escola apresentarão oportunidades de iniciação científica para os alunos de graduação. Ao longo da Semana, haverá palestra nos departamentos para divulgar os projetos nos quais os alunos poderão ter uma experiência acadêmica. Confira a programação no link.

CIRRA recebe palestras sobre tratamento de água

O Centro Internacional de Referência em Reúso de Água (CIRRA/IRCWR) receberá as palestras “Tratamento de Concentrado de Membrana de Ultrafiltração por Processo Químico”, do engenheiro Mauricio Costa Cabral da Silva, pesquisador do CIRRA e “Problemática actual y tendencias en la utilización de sistemas de filtración en aplicaciones industriales y municipales. Criterios de selección para optimizar la aplicación desde el punto de vista económico, ecológico y su integración en el proceso”, com o engenheiro-agrônomo José Maria Buitraga Lópes, no dia 3 de abril de 2018, a partir das 13h. As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail com Alexandra  Hespanhol pelo telefone ou pelo e-mail cirra@usp.br. O evento é aberto e as vagas são limitadas.

Workshop do software de análise de conteúdo N-Vivo

No dia 9 de abril, das 14h às 18h, o Laboratório OCEAN realizará o “Workshop do software de análise de conteúdo N-Vivo”, com o objetivo de apresentar as formas de utilização deste programa para a análise de dados em trabalhos acadêmicos.

Palestra CALDO - Consórcio de Universidades Canadenses

O evento será realizado na sala de Conferências da Poli, no Prédio da Administração, no dia 20 de abril, entre 11h e 13h.

---

Cursos e editais

Bolsas para docentes e pós-doutorandos da USP na University of Münster, na Alemanha

Estão abertas, até o dia 3 de abril, as inscrições para candidaturas a uma bolsa para pesquisador da USP para mobilidade na University of Münster, na Alemanha. Os candidatos, docentes ou pós-doutorandos, devem ter vínculo com a USP, em qualquer área de conhecimento, e permanecer em Münster pelo período de um mês, no ano de 2018, até 30 de novembro. Outras informações no edital.

Transforme seu TCC em uma startup

O Instituto TIM e a Escola Politécnica convidam os alunos que possuem seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado para uma solução tecnológica ou de inovação para inscreverem seus projetos na 4ª edição do Academic Working Capital (AWC2018). As inscrições vão de 22 a 30 de abril.

O programa oferece apoio financeiro, técnico e de negócios para ideias inovadoras. Em suas três primeiras edições, o AWC já apoiou o desenvolvimento de cerca de 80 projetos inovadores, como a Turnit Healthcare, sistema para monitorar pacientes acamados para tentar diminuir as lesões por pressões, comuns nestes casos; o BeThink, plataforma que facilita o processo de registros e cálculos de experimentos manuais em laboratórios de pesquisa; o Roadiebot, um dispositivo que permite o controle automático e a distância de amplificadores analógicos de guitarras e baixos, e também o MyMigraine, um aplicativo para ajudar no diagnóstico das causas da enxaqueca.

Inscrições para Processo Seletivo de Duplo Diploma na França terminam nesta quinta-feira, dia 29

As inscrições para o “Processo Seletivo Unificado – Duplo Diploma/2018 PROGRAMA BRASIL/FRANÇA (CAPES-CDEFI)” vão até o dia 29 de março. O Edital está disponível no link. Confira aqui o passo a passo.

---

Quadro de Avisos

Eleição para escolha dos presidentes e vice-presidentes das comissões permanentes da Poli

Foram publicadas as portarias da eleição para escolha dos Presidentes e Vice-Presidentes das Comissões Permanentes da Poli (CG, CPG, CPq e CCEx). A eleição será realizada na sessão da Congregação de 26 de abril. Os editais e formulários estão disponíveis no link.

---

Vivência Universitária

Veja no Canal USP as aulas de Cálculo Diferencial e Integral 1 da Poli

O Canal USP está disponibilizando em seu site no Youtube, integralmente, as aulas de Cálculo Diferencial e Integral I, ministradas pelo  professor Alexandre Lymberopoulos, do Instituto de Matemática e Estatística da USP, aos alunos do primeiro ano da Poli-USP.  Os vídeos fazem parte da programação do Canal USP, , que divulga as diversas atividades da universidade. . Para assistir às aulas, clique na playlist. Acesse aqui para conferir os demais conteúdos.

Palestra “Profissionalizar o hobby: dos quadrinhos à criação da CCXP com Experience”

O Escritório de Desenvolvimento de Carreiras USP, órgão ligado à Pró-reitoria de Graduação, realizará a palestra no dia 4 de abril de 2018, das 19h às 21h, no auditório FEA-USP. As inscrições podem ser realizadas pelo link.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). Janaína Simões - jornalista (Acadêmica Agência de Comunicação). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.