São Paulo, 9 de abril de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº15/2017.

Destaques

A Escola apresentou, na última quinta-feira (05/04), pela primeira vez ao público, os detalhes do curso de Engenharia da Complexidade, inédito no Brasil e que deverá ser implementado no campus da instituição na cidade de Santos, litoral paulista. O curso deverá ter duração de cinco anos e turmas anuais, será organizado em sete grandes blocos e utilizará a metodologia de ensino-aprendizagem por projeto.

A Engenharia da Complexidade utiliza de maneira integrada conhecimentos de outras áreas da Engenharia e da Ciência para analisar, compreender e propor soluções para ambientes que reúnem um conjunto diverso de componentes – como, por exemplo, propor como solução para um problema de mobilidade urbana a ampliação de vias ou construção de um viaduto ou túnel observando não só os aspectos construtivos, mas o impacto da obra na população, no ambiente urbano e na economia. Leia reportagem completa no link.

---

Sistema de compensação não estimula a geração distribuída de energia no Brasil

O professor da Poli-USP, José Roberto Simões Moreira, propõe que País discuta remuneração para mini e microgeradores. “Para produzir mais energia elétrica, além daquela que consome, o consumidor precisaria ter uma remuneração econômica e não apenas uma compensação na base da energia elétrica consumida”, defende o docente. Entenda a proposição do especialista no link.

---

Concurso vai premiar novos usos para áreas de mineração em São Paulo

Estudantes universitários poderão apresentar projetos para reutilizar locais de mineração desativados

edital do primeiro Concurso de Projetos de Destinação de Áreas Mineradas para Utilização Econômica e Social foi lançado na última quinta-feira (5) na Poli. Destinado a estudantes universitários de São Paulo, o concurso receberá propostas para reutilização de antigos locais de extração mineral no Estado. Além da engenharia, os projetos podem envolver outros campos do conhecimento, como arquitetura e turismo. As inscrições vão até 30 de junho e os vencedores serão anunciados em 31 de julho. A iniciativa é da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Poli e do Núcleo de Pesquisa para Mineração Responsável (NAP-Mineração) da USP.

Foto: Paulo Santos / 1999 / Atlas Amazônia Sob Pressão via Agência Brasil

---

Vice-diretor da Poli é reconduzido ao cargo de Coordenador de Área na Capes

Professor Reinaldo Giudici foi reconduzido ao cargo de Coordenador de Área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após coordenar a área de 2014 a 2017, Giudici foi nomeado pelo presidente da CAPES, no dia 5 de abril, para coordenar a avaliação dos programas de pós-graduação na área de Engenharias II, que é composta por Programas de Pós-Graduação em Engenharia Química, Engenharia Nuclear, Engenharia de Materiais, Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Minas.

---

Começam as aulas do Pré-Iniciação Científica de 2018 da Poli

Um grupo de 26 estudantes de ensino médio de cinco escolas públicas e duas privadas iniciaram as atividades do Programa de Pré-Iniciação Científica da Poli-USP de 2018 nesta sexta-feira (06/04). Como forma de incentivar os participantes, no primeiro dia foram apresentados depoimentos de estudantes que já passaram pelo programa em anos anteriores e foram bem-sucedidos em vestibulares de universidades públicas.

Os alunos também ouviram um breve pronunciamento do vice-diretor da Poli, professor Reinaldo Giudici.“Gostaríamos que vocês atuassem como multiplicadores e replicadores do Pré-IC da Poli em suas respectivas escolas; compartilhem o que aprenderem conosco. Aqui, vocês vão aprender como uma cientista raciocina e age, e esse aprendizado será válido para toda a vida de vocês, mesmo para quem não quer ser cientista”, disse ele.

---

Professor titular da Universidade de Kyoto visita Poli para discutir parcerias

A Poli recebeu, no último dia 27, uma visita do ex-aluno Yosuke Alexandre Yamashiki, que hoje é professor titular da Universidade de Kyoto, na Graduate School of Advanced Integrated Studies in Human Survivability (GSAIS). O acadêmico foi recepcionado pelos professores da Poli-USP Alexandre Kawano e Henrique Lindenberg Neto, que preside a Comissão de Relações Internacionais da Escola, para discutir possíveis parcerias com a sua universidade no âmbito da internacionalização.

---

Professor da Poli e da FEA, Guilherme Ary Polanski, coordenará rede mundial de institutos de estudos avançados

O docente, que é também vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), foi eleito coordenador da University-Based Institutes for Advanced Study (UBIAS), rede que congrega 44 institutos de estudos avançados dos cinco continentes. 

---

Guia orienta comunidade USP sobre colaboração com empresas

O material foi elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa junto à Agência USP de Inovação e traz informações básicas sobre formas e caminhos para a concretização de parcerias com entidades externas.Segundo o guia, as colaborações têm como objeto principal “transferir conhecimento e tecnologia da Universidade para a sociedade; trazer problemas relevantes da sociedade para dentro do universo acadêmico, como forma de contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento do país e para a formação de recursos humanos na graduação e pós-graduação; permitir a captação de recursos para investimentos na formação de estudantes de graduação e pós-graduação e em projetos de pesquisa”.São vários os tipos de colaboração possíveis. Leia reportagem no link.

---

Clipping

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Conversa sobre doutorado sanduíche no exterior na Poli

No dia 10 de abril, será realizada uma conversa com o professor Afonso Fleury e o doutorando Luis Fernando da Costa Oliveira sobre as experiências do estudante no doutorado sanduíche realizado na Universidade de Uppsala (Suécia). O evento será realizado no Departamento de Engenharia de Produção, na sala FG-228, das 12h às 13h. Segundo Oliveira, a instituição “é uma das melhores escolhas para uma experiência internacional durante o doutorado, oferecendo estrutura de primeira linha, convivência com pesquisadores renomados e uma vibrante comunidade internacional”.

---

Palestra Consórcio de Universidades Canadenses (CALDO)

O evento será realizado na sala de Conferências da Poli, no Prédio da Administração, no dia 20 de abril, entre 11h e 13h.

Os lugares são limitados, e as inscrições podem ser realizadas no link www.caldo.ca/news-events.

 

---

Palestra APEMI do mês de abril de 2018 terá como tema compensação ambiental

No dia 23 de abril, será realizada a palestra mensal da APEMI na Poli, com o engenheiro Antonio Luiz Lima de Queiroz, assistente executivo da Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental da CETESB desde novembro de 2016. O tema da palestra será “Compensação Ambiental em São Paulo e consequências do julgamento da Lei Federal nº 12.651/2012 pelo STF”, voltada a estudantes, profissionais da área e interessados no assunto. O evento começará às 19h, no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo. Outras informações no link.

---

Quadro de Avisos

Diretoria da Poli defere inscrições de chapas para a presidência das Comissões Permanentes

Professora Liedi Légi Bariani Bernucci deferiu as inscrições de chapas para as Comissões de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão.

Eleições de representantes dos funcionários e de ex-alunos na Congregação

As eleições para representantes dos servidores técnicos e administrativos e ex-alunos na Congregação da Escola Politécnica tiveram suas datas divulgadas pelo Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos.

Para os antigos alunos, a eleição será feita de modo convencional no dia 27 de abril de 2018, no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos, das 9h às 11h, conforme portaria DIR 2291/2018,  e para os servidores, a votação será realizada no dia 15 de Maio de 2018, por meio eletrônico, conforme a portaria DIR 2292/2018.

Os pedidos de inscrições dos candidatos para representantes dos servidores técnicos e administrativos podem ser entregues no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos até o dia 4 de maio de 2018, das 9h às 11h ou das 14h às 16h.

---

Cursos e Editais

Termina em 20 abril o prazo da chamada de trabalhos técnicos para o Congresso de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção

Os interessados em apresentar artigos técnicos no 36º Congresso Nacional de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Conaend&IEV) têm até o dia 20 de abril para inscrever e enviar o trabalho final para a seleção e aprovação pelo comitê técnico da Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, que organiza o evento. O Conaend&IEV 2018 será realizado de 27 a 29 agosto, em São Paulo, e tem o apoio da Poli e do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola.

---

Vivência Universitária

MRV Engenharia lança programa de visitas às suas obras e escritórios 

A MRV Engenharia lançou o Portas Abertas MRV, um programa de visitas monitoradas aos canteiros de obras da construtora. A iniciativa oferece aos estudantes de ensino técnico e universitário a oportunidade de conhecer o dia a dia da companhia e vivenciar na prática o conhecimento aprendido em sala de aula. Durante o 2° semestre de 2017, a empresa realizou o projeto piloto do programa e 450 alunos participaram. As instituições de ensino interessadas podem solicitar a visita para uma das 150 cidades em que a companhia tem obra por meio do site oficial do programa, no www.mrv.com.br/portasabertas.

Bate-papo sobre Fundição Artística

Amanhã, dia 10 de abril,, das 19h às 21h, ocorrerá uma conversa sobre Fundição Artística, no Espaço das Artes (antigo prédio do MAC-USP), que fica na Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária. À partir de uma das esculturas na exposição, realizada em ferro fundido através da técnica de cera perdida no próprio Senai, os profissionais Marcelo Lopes da Silva e Douglas dos Santos Leite, falarão sobre experiência em torno da técnica da fundição e de seus desdobramentos em uma oficina especializada para esses fins. Outras informações na página do Facebook.

Você sabia que a USP tem uma Orquestra Sinfônica?

A Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e entre seus objetivos estão a divulgação da música sinfônica e de câmara e o estímulo à formação de público. O OSUSP realiza apresentações no Centro de Difusão Internacional uma vez ao mês, sempre em uma sexta-feira, às 12h30. A próxima será no dia 11 de maio. O CDI fica na Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 - Butantã, São Paulo - SP.

Exposição integra a arte às memórias olfativas

Em cartaz no Museu de Arte Contemporânea, obras de Josely Carvalho remetem aos cheiros das emoções. Veja aqui outras informações.

Carlos Nobre trata dos avanços na pesquisa sobre o Sistema Terra

Carlos Afonso Nobre, um dos maiores especialistas no país na área de mudanças ambientais globais e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), estará no IEA para o encontro Conversa sobre o Sistema Terra, no dia 10 de abril, às 10h, na Sala Alfredo Bosi, com transmissão ao vivo pelo site do IEA.

Palestra sobre Empreendedorismo e Carreira

No dia 11 de abril, quarta-feira, das 19h às 20h30, o Escritório de Desenvolvimento de Carreiras (ECAR) realiza palestra “Empreendedorismo & Carreira – CEO da COMERC Energia”, com o convidado Cristopher Vlavianos, no auditório FEA 5. As inscrições são obrigatórias e realizadas pelo link.

IEA promove palestra “A Fiesp a Indústria do Futuro

O evento será realizado no dia 12 de abril de 2018, das 10h às 12h, na Sala Alfredo Bosi, e terá como palestrante José Ricardo Roriz, segundo vice-presidente da FIESP, diretor do Departamento de Competitividade e Presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST).

 Seminário propõe repensar a divisão das grandes áreas do conhecimento

A divisão do conhecimento em três grandes áreas será tema de um encontro que pretende questionar tal separação e propor um novo formato para ser utilizado nas universidades brasileiras. O seminário (Re)discussão Sobre as Grandes Áreas do Conhecimento acontece no dia 13 de abril, às 14h, na Sala Alfredo Bosi, no IEA, com transmissão ao vivo pelo site do IEA.

Jornal da USP entrevista pró-reitores

Na terceira entrevista da série, o novo pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, ressalta que fortalecer o compromisso social é uma das diretrizes da gestão. A publicação já entrevistou o pró-reitor de Pesquisa da Universidade, Sylvio Roberto Accioly Canuto, e o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Júnior.

Rede de universidades oferece bolsas para o curso "Repensar el Museo"

Alunos de mestrado ou doutorado têm até o dia 20 de abril para concorrerem a uma bolsa do curso “Repensar el Museo”, da Escola UIU.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). Janaína Simões - jornalista (Acadêmica Agência de Comunicação). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.