São Paulo, 16 de abril de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº16/2017.

Destaques

Pulmão virtual mostra estruturas internas do órgão em movimento

Engenheiros da Poli desenvolveram um sistema em realidade virtual que permite a visualização do movimento do pulmão e das suas estruturas internas. Além de servir para treinamento em intervenções cirúrgicas, o pulmão virtual simula uma broncoscopia flexível, exame feito sob sedação para retirada de tecidos para biópsias, secreções para exames e remoção de corpos estranhos aspirados inadvertidamente.

A pesquisa Virtual reality of animated lung with internal structures está sendo desenvolvida pela Poli e é coordenada pelo professor Marcos Tsuzuki, docente do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos. Leia mais.

Sistema de realidade virtual permite visualizar as estruturas pulmonares – Foto: Reprodução / Virtual reality of animated lung with internal structures

---

Mais de 300 alunos da Poli estão envolvidos com projetos sociais

Os alunos que cursam Engenharia na Poli envolvem-se em questões sociais e atuam em projetos que possam colaborar com instituições? Estimativa do grupo PET Mecânica é de que 300 pessoas, atualmente, participem de atividades de extensão na unidade. Para divulgar as iniciativas sociais e atrair mais voluntários, foi criada a Semana de Reflexão Social (Seres). O evento é uma oportunidade para estudantes da Poli e da Universidade em geral conhecerem os 14 grupos de extensão e quatro coletivos atuantes na unidade e fora do ambiente universitário. Leia mais.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Poli realiza reunião sobre Projeto Acadêmico Docente nesta terça,17

Câmara de Atividades Docentes (CAD) da USP está organizando reuniões com todos os professores para lhes apresentar algumas considerações sobre as suas atividades e sobre o Projeto Acadêmico Docente. Na Poli, esta Reunião com os Docentes será realizada no dia 17 de abril, das 11h às 12h, no Auditório Francisco Romeu Landi, no Prédio da Administração da Poli.
Participarão da reunião o professor da EESC, Sérgio Proença, membro da CAD, e o professor Marcilio Alves, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos, Presidente da CAD. Será feita uma apresentação de 15 minutos, seguida de perguntas dos interessados. Confirmação de presença pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br.

PECE promove palestra sobre tendências de mercado

Hoje (16) o PECE realizará uma palestra com o professor do MBA de Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços do programa, Mestre em Administração de Empresas pela Central Michigan University MI. USA, Licínio Motta, a partir das 18h, no Auditório do Edifício da Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

Ciclo de palestras sobre Cidades Inteligentes e Sustentáveis

O grupo CONECTICIDADE realiza ciclo de palestras sobre Cidades Inteligentes e Sustentáveis nesta quarta-feira, dia 18 de abril, das 9h às 12h, na Avenida Paulista, 967, 4º andar. O grupo é composto por pesquisadores do Laboratório de Cidades, Tecnologia e Urbanismo do Departamento de Engenharia de Produção da Poli.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até amanhã pelo link.

Palestra Consórcio de Universidades Canadenses (CALDO)

O evento será realizado na sala de Conferências da Poli, no Prédio da Administração, no dia 20 de abril, entre 11h e 13h. Os lugares são limitados, e as inscrições podem ser realizadas no link.

Palestra APEMI do mês de abril de 2018 terá como tema compensação ambiental

No dia 23 de abril, será realizada a palestra mensal da APEMI na Poli com o engenheiro Antonio Luiz Lima de Queiroz, assistente executivo da Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental da CETESB desde novembro de 2016. O tema da palestra será “Compensação Ambiental em São Paulo e consequências do julgamento da Lei Federal nº 12.651/2012 pelo STF”, voltada a estudantes, profissionais da área e interessados no assunto. O evento começará às 19h, no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo. Outras informações no link.

---

Quadro de Avisos

Mudança no horário de atendimento do Serviço de Graduação

O Serviço de Graduação da Poli passará a atender das 11h às 16h a partir de hoje. O setor é responsável por toda a parte administrativa dos 17 cursos de graduação da Poli-USP, e presta atendimento aos mais de 5300 graduandos. O objetivo da mudança é otimizar o trabalho interno, que compreende a manutenção dos registros da vida acadêmica de todos os alunos de graduação, e serviços como a emissão de documentos como atestado de matrícula e histórico escolar.

Prorrogadas as inscrições para chefia do Departamento de Engenharia de Energia e Automação (PEA)

No primeiro período de inscrição houve uma chapa inscrita para a eleição de Chefe e Vice-Chefe do PEA, composta pelos professores Silvio Ikuyo Nabeta e Walter Kaiser. Conforme consta no artigo 4º da Portaria, não houve duas chapas inscritas, portanto está aberto o novo prazo para inscrição por mais 10 dias.

---

Cursos e Editais

Edital do IPT pretende apoiar iniciativas de alunos de pós

O IPT anuncia a abertura do edital 01/2018 do programa Novos Talentos, cujo objetivo é apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento conduzidas por estudantes de mestrado e doutorado matriculados em programas de pós-graduação de Universidades ou Institutos de Pesquisa públicos ou privados, e projetos de pós-doutorado de jovens pesquisadores, em temas científicos e tecnológicos de interesse do IPT.

Bolsa Empreendedorismo para alunos de graduação

A Agência USP de Inovação inform​ou a abertura do Edital 822/2018 dentro do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional – Modalidade Empreendedorismo, em sua 6ª edição.

A Bolsa Empreendedorismo tem como objetivo proporcionar ao aluno ainda na graduação experiência em atividades de inovação e empreendedorismo no exterior. O processo seletivo consiste na avaliação de projetos que tenham inovação e/ou empreendedorismo por profissionais da área de inovação, professores da Universidade e ex-bolsistas. ​As inscrições serão realizadas online, até 31 de maio, através do Sistema Mundus.

Programa de bolsas de estudos na Califórnia

Edital de processo seletivo referente ao programa de bolsas de estudos na Califórnia que integra o acordo firmado entre a Universidade de São Paulo – USP e a IBS – International Business School of São Paulo e oferece benefícios detalhados no arquivo, destinado aos alunos regulares do programa de graduação de sua instituição.São elegíveis aos programas de bolsas os alunos regularmente matriculados.

Está aberta chamada para publicação de artigos na revista da Fisenge

Artigos para a revista da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) podem ser enviados até o dia 20 de abril, para o e-mail comunicacao@fisenge.org.br. A publicação receberá artigos sobre engenharia e sociedade, que serão avaliados pelo Conselho Editorial da Federação.

Últimos dias para submissão de artigos no Congresso Brasileiro de Ergonomia

Evento será realizado em novembro, no Maranhão, e recebe trabalhos até o dia 30 de abril.

I Congresso de Gestão da Amazônia

O evento será realizado em Manaus, na capital do Estado do Amazonas, entre 29 e 31 de agosto de 2018. A submissão de trabalhos terminam em 15 de maio.

Programa busca talentos para dar novos destinos para sobras de móveis

O Desafio Mobiliza Breton prevê a criação de um novo negócio que utilize as sobras de produção da empresa de maneira inovadora. Dez times serão pré-selecionados para uma vivência na empresa, com workshops e treinamentos. No final a ideia escolhida receberá 30 mil reais e outros auxílios. Acesse os detalhes no link.

Concurso Young Persons' Lecture

A entrega de resumos de trabalhos da competição voltada a estudantes ou jovens profissionais brasileiros deve ser realizada até 23 de abril. Outras informações no link, ou pelo e-mail georgia.bemfica@cbmm.com.br. Acesse aqui o cartaz.

Prazo da chamada de trabalhos técnicos para o Congresso de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção termina nesta semana

Os interessados em apresentar artigos técnicos no 36º Congresso Nacional de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Conaend&IEV) têm até o dia 20 de abril para inscrever e enviar o trabalho final para a seleção e aprovação pelo comitê técnico da Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, que organiza o evento.

---

Vivência Universitária

Pesquisa sobre segurança dos estudantes na mobilidade urbana

O LabCidade, laboratório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, participa da pesquisa internacional sobre ser vítima de crimes, abusos ou assédio em viagens na cidade e a sensação de segurança entre estudantes universitárias(os), com foco na segurança das mulheres na mobilidade urbana. Podem participar desta pesquisa estudantes universitários de graduação ou pós-graduação, de qualquer gênero ou idade.

O questionário para participar da pesquisa está disponível no link. Para saber mais sobre a pesquisa, clique aqui.

2ª Escola de Pesquisadores do Campus USP de São Carlos

Evento acontecerá nos dias 9 e 10 de maio de 2018, no Auditório Sergio Mascarenhas, do IFSC-USP, em São Carlos. O objetivo é desenvolver as habilidades necessárias à vida científica de pesquisadores em pesquisa básica e/ou aplicada, em temas ousados e de alto impacto, aprendendo a trabalhar no estado-da-arte.

Seminário discute as características do Antropoceno

A geoquímica Sonia Maria Barros de Oliveira, professora do IAG-USP, e o jornalista Reinaldo José Lopes, da "Folha de S. Paulo", serão os expositores no seminário Conversa sobre o Antropoceno, no dia 24 de abril, às 14h, no IEA. Como explica o coordenador do evento, o economista José Eli da Veiga, do IEE-USP, o termo Antropoceno – cunhado pelo cientista holandês Paul J. Crutzen – é usado para designar a época atual do planeta, marcada pela forte participação humana como força ambiental, capaz de produzir profundas alterações climáticas no planeta. Essa fase é antecedida pela do Holoceno, iniciada há mais de 11 mil anos, quando do começo do processo civilizatório. O encontro será transmitido ao vivo pela internet.

Seminário “Performance e o ensino de física - aproximações imprevistas”

Nesta terça-feira, 17 de Abril, a partir das 16h, no Auditório Adma Jafet do IFUSP, o professor do instituto, Leonardo Crochik pretende discutir, com alguns exemplos, perspectivas e possibilidades de compreensão performativa no ensino de física, valorizando o acontecimento do encontro presente entre corpos no ambiente escolar.

Instituto de Geociências promove palestra internacional sobre Hidrogeologia de Minas Subterrâneas

O Centro de Pesquisa de Água Subterrânea (CEPAS) do IGC-USP promoverá amanhã, dia 17 de abril, às 14h, no auditório 5, a palestra com o professor Alain Rouleau, da Universidade de Quebec. A palestra discutirá a hidrogeologia em áreas de mineração em rochas cristalinas fraturadas, incluindo o rebaixamento de nível de água e a sua drenança, com especial atenção à pesquisa científica e as novas oportunidades que tais técnicas têm trazido para melhorar a eficiência e a redução de impactos ambientais da atividade mineradora. As inscrições serão pelo e-mail cepas@usp.br.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). Ana Clara Oliveira - estagiária de Jornalismo. Janaína Simões - jornalista (Acadêmica Agência de Comunicação). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.