São Paulo, 23 de abril de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº17/2017.

Destaques

Centro de Carreira ajuda alunos da Poli a ingressarem do mercado de trabalho

Além de uma formação consolidada e respeitada, a partir de 2018 os estudantes de engenharia da Poli que sonham com uma carreira de sucesso encontrarão um caminho estruturado para alcançar seus objetivos. Isto porque a Escola Politécnica, com o apoio do Fundo Patrimonial Amigos da Poli, criou o Centro de Carreira da Poli, uma entidade pioneira no Brasil, inspirada em universidades americanas como MIT e Harvard, que auxilia os estudantes de graduação a se inserirem no mercado de trabalho, por meio de treinamentos que os permitam explorar e expandir suas competências pessoais e profissionais, com base no autoconhecimento. O objetivo é conectar os alunos, a Escola e o setor produtivo, propiciando que os engenheiros comecem sua carreira profissional da melhor maneira possível. Conheça a iniciativa de politécnicos na matéria.

---

Amanhã a Poli recebe especialistas internacionais em qualidade do ar em ambientes internos

O 7º Seminário de Qualidade do Ar de Interiores será realizado na Poli amanhã, dia 24 de abril, no prédio da administração. O evento é promovido pelo Chapter Brasil da Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado (ASHRAE - American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers) e traz diversos profissionais que são referência na área para debater o tema.

Desde janeiro deste ano, no Brasil, é obrigatória a manutenção de sistemas de ar-condicionado de todos os edifícios, sejam públicos ou privados, de acordo com a Lei 13.589/2018. O Seminário trará um histórico da evolução do conceito de qualidade do ar interno, desde a Portaria 3523 de 1998, ao longo dos últimos 20 anos, e abordará as normas e tendências. Leia mais.

---

Universitários da USP, Unip e FGV criam operadora de telefonia digital

Seis estudantes criaram a Fluke Operadora, uma empresa digital de telefonia móvel que pretende facilitar a vida dos clientes. Eles são da Poli, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade Paulista (Unip), e representarão o Brasil nos dias 10 e 11 de maio, na International Business Model Competition (IBMC), em Utah, nos Estados Unidos, competição que premia o melhor modelo de negócio universitário do mundo.

---

Inscrições abertas para visita monitorada à Poli em Santos

No próximo dia 4 de maio, a Poli Santos realizará uma visita monitorada aos seus laboratórios, voltada a estudantes de escolas públicas e privadas da região, incluindo as profissionalizantes. A Poli-USP oferece o curso de Engenharia de Petróleo em Santos desde 2012, e são oferecidas 50 vagas anuais. As inscrições serão abertas na segunda-feira, dia 23 de abril, e podem ser realizadas por meio do link. O evento será realizado no Edifício Cesário Bastos, localizado na Praça Coronel Narciso de Andrade, sem número, das 14h às 17h.

---

Revista Exame publica reportagem sobre curso de Engenharia da Complexidade

Matéria do último dia 16 fala sobre a proposta da Poli apresentada em um Colóquio no dia 5 de abril.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Palestras “Blockchains, um estudo científico das plataformas e tecnologias”

Nesta sexta-feira, dia 27 de abril, entre 8h e 12h, no Auditório Prédio Engenharia Elétrica, será realizado um evento que abordará os elementos históricos, o cenário do mercado atual e as bitcoins. O encontro está sendo organizado pelo docente Sergio Takeo Kofuji, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli, e as inscrições podem ser realizadas no link.

Rodas de conversa em pesquisa em ergonomia e psicodinâmica do trabalho

No dia 27 de abril, a Poli-USP receberá o evento “Rodas de conversa em pesquisa em ergonomia e psicodinâmica do trabalho”, coordenado pelo professor Laerte Idal Sznelwar, que contará com a participação do professor François Hubault, da Université Paris I – Panthéon Sorbonne. O evento será realizado no Departamento de Engenharia de Produção, Sala FG-232, das 9h às 13h. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail:  alvaro.marques@vanzolini.com.br.

---

Quadro de Avisos

Veja as chapas inscritas para as eleições para a presidência das Comissões Permanentes da Poli

No último dia 18 de abril, se encerrou o segundo período para inscrições de chapas para as eleições das presidências e vice-presidências das Comissões Permanentes. O quadro final de chapas está disponível no link.

Prorrogadas as inscrições para chefia do Departamento de Engenharia de Energia e Automação (PEA)

Novo prazo de inscrição termina nesta quarta-feira, dia 25.

Centro de pesquisas em gás natural anuncia vagas de iniciação científica

O RCGI oferece posições de pesquisa que envolvem atividades relacionadas ao desenvolvimento de soluções de problemas relevantes associados ao Gás Natural, Biogás, Hidrogênio e Gestão, Transporte, Armazenagem e Usos de CO2 em escala global. Acesse aqui as descrições.

---

Cursos e Editais

Fundação Vanzolini e Poli abrem inscrições para pós-graduação

A Fundação Vanzolini está com inscrições abertas para quatro novas turmas dos cursos de pós nas áreas de gestão e negócios. Com carga horária de até 472 horas, os cursos têm início previsto para maio e agosto de 2018 e são realizados em convênio com a USP. Leia mais.

Programa seleciona jovens para participarem de fóruns internacionais sobre direitos da mulher e desenvolvimento sustentável

Estudantes, jovens profissionais e pesquisadores de 18 a 35 anos, independente da área de formação, podem se candidatar a duas novas delegações do Diplomacia Civil, programa do Instituto Global Attitude, para participar de conferências mundiais em junho, discutindo sobre questões de gênero e a Agenda 2030.  Os selecionados terão a oportunidade de assistir a debates e palestras com líderes mundiais e organizações internacionais, além de contar com uma agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo programa, e workshops preparatórios com temas pertinentes aos eventos. As inscrições podem ser feitas no link www.diplomaciacivil.org.br/inscricoes.

Bolsas de intercâmbio para alunos de graduação na Universidade de Salamanca

O edital Top Espanha Santander Universidades (841/2019) oferece quatro bolsas para um período de três semanas. As inscrições deverão ser realizadas entre 25 de abril e 3 de maio de 2018, exclusivamente via Internet, através do Sistema Mundus.

Estão abertas as inscrições para o PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM 2018-2019

Começam hoje e vão até o dia 23 de maio as inscrições para os programas de bolsas. Os orientadores interessados deverão inscrever seus projetos no sistema Atena (Programas>Iniciação>Projetos). As instruções para o cadastro do projeto estão disponíveis no item 1.2 do manual (Programas>Iniciação>Ajuda). Os orientadores pós-doutorandos que quiserem inscrever seus projetos deverão solicitar acesso ao sistema à Comissão de Pesquisa, pelo e-mail pesquisa.poli@usp.br. Acesse aqui o edital para Iniciação Científica e Pré-Iniciação Científica.

Edital do IPT pretende apoiar iniciativas de alunos de pós

O IPT anuncia a abertura do edital 01/2018 do programa Novos Talentos, cujo objetivo é apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento conduzidas por estudantes de mestrado e doutorado matriculados em programas de pós-graduação de Universidades ou Institutos de Pesquisa públicos ou privados, e projetos de pós-doutorado de jovens pesquisadores, em temas científicos e tecnológicos de interesse do IPT.

---

Vivência Universitária

Pesquisa sobre segurança dos estudantes na mobilidade urbana

O LabCidade, laboratório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, participa da pesquisa internacional sobre ser vítima de crimes, abusos ou assédio em viagens na cidade e a sensação de segurança entre estudantes universitárias(os), com foco na segurança das mulheres na mobilidade urbana. Podem participar desta pesquisa estudantes universitários de graduação ou pós-graduação, de qualquer gênero ou idade.

O questionário para participar da pesquisa está disponível no link. Para saber mais sobre a pesquisa, clique aqui.

Brasiliana realiza seminário sobre história brasileira por meio da pintura

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin convida para o Seminário "A História e o Brasil em Telas e Textos de Viajantes Pintores (Séculos XVII a XIX)", a ser realizado no dia 30 de abril de 2018, das 9h às 17h, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). Ana Clara Oliveira - estagiária de Jornalismo. Janaína Simões - jornalista (Acadêmica Agência de Comunicação). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.