São Paulo, 2 de maio de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº18/2017.

Destaques

Engenharia à serviço da sociedade: como a Poli ajudou as autoridades no incêndio e desabamento de prédio no centro de São Paulo

Docente da Poli explica que, devido à atenção aos critérios de segurança, há muito tempo o País não via uma tragédia como esta

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O incêndio e desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, localizado na região do Largo do Paissandu, centro de São Paulo, ocorrido da madrugada de ontem, dia 1º de maio, causou grande repercussão na imprensa local e nacional. A construção possuía 24 andares, e abrigava mais de 200 pessoas, que ali viviam de maneira irregular, sem o aval da prefeitura.

O professor Ruy Marcelo de Oliveira Pauletti, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da USP, foi convidado pela Prefeitura de São Paulo, por meio do também docente da Poli-USP e secretário municipal de serviços e obras, Vitor Aly, a acompanhar a visita técnica feita nos edifícios vizinhos para uma primeira avaliação técnica do perigo iminente de colapso de outras estruturas. O docente, que atua na área de estruturas há mais quase 30 anos, relata que a experiência foi muito marcante. Ele visitou, junto a outros engenheiros, membros da defesa civil e do Departamento de Edificações da Prefeitura, um edifício à frente e outro ao lado do local do desabamento.

---

Escola Politécnica da USP elege comissões permanentes para gestão 2018-2020

Na última quinta-feira, dia 26 de abril de 2018, a Congregação da Poli elegeu os representantes das Comissões de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão. O mandato começa no dia 30 de abril de 2018, e vai até 29 de abril de 2020. Serão divulgadas, em breve, entrevistas com os representantes das comissões, realizadas pela equipe de comunicação da Escola.

---

Da Poli para o pódio: USP Mining Team é medalhista em competição internacional

O grupo de extensão USP Mining Team participou pela segunda vez da 40ª edição dos International Mining Games, realizada este ano em Camborne, no Reino Unido, conquistando o terceiro lugar em uma das provas e rendendo uma medalha para o time. Somando as pontuações de todas as provas, o time alcançou o sétimo lugar. A competição de mineração contou com a participação de 39 equipes de oito países. Leia a notícia completa no link.

---

Associação de ex-alunos da Poli disponibiliza banco de vagas para os politécnicos

A Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) oferece, em seu site, uma plataforma para integrar os interesses de empresas e dos engenheiros formados na Escola Politécnica da USP. Introduzido junto com a remodelação do site, concluída ao final do ano passado, o Banco de Vagas permite tanto que profissionais cadastrem seus currículos, quanto que instituições publiquem oportunidades de trabalho. A criação de um banco de vagas é apenas mais uma das iniciativas da entidade, que tem como missão auxiliar o politécnico em sua trajetória pessoal e profissional. Para conhecer as ações promovidas pela Associação, basta acessar o site: http://www.politecnicos.org.br/

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Inscrições abertas para visita monitorada à Poli em Santos

No próximo dia 4 de maio, a Poli Santos realizará uma visita monitorada aos seus laboratórios, voltada a estudantes de escolas públicas e privadas da região, incluindo as profissionalizantes. A Poli-USP oferece o curso de Engenharia de Petróleo em Santos desde 2012, e são oferecidas 50 vagas anuais. As inscrições serão abertas na segunda-feira, dia 23 de abril, e podem ser realizadas por meio do link. O evento será realizado no Edifício Cesário Bastos, localizado na Praça Coronel Narciso de Andrade, sem número, das 14h às 17h.

---

Conferência Internacional da LARES traz discussões sobre o mercado imobiliário

A Sociedade Latino Americana de Estudos Imobiliários (LARES), entidade que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de estudos na área de Real Estate, traz nos dias 26, 27 e 28 de setembro, em São Paulo, seu evento mais importante, a 18ª Conferência Internacional da LARES. Dentre os temas em destaque estão o preço dos imóveis, os aspectos jurídicos imobiliários e produtos de nicho como o coliving. Informações como opções de hospedagem e formulários de inscrição, tal como mais detalhes a respeito do evento, podem ser encontradas no site: http://www.lares.org.br/lares2018

---

Especialistas, pesquisadores e estudantes se reúnem na 17ª edição do Simpósio de Pesquisa em Transporte Aéreo

A Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBTA) irá promover nos dias 22, 23 e 24 de outubro, o XVII Simpósio de Pesquisa em Transporte Aéreo, sob coordenação geral da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Por meio da seções técnicas e palestras, o evento se mostra um importante fórum de debates e exposições. Para saber mais sobre o evento e sobre como funciona a submissão de artigos de pesquisa, cujo prazo se encerra dia 31 de maio, basta clicar no link.

---

Quadro de Avisos

Prazo de inscrição para representar Servidores Técnicos e Administrativos da Escola Politécnica se encerra nesta sexta  

Chega ao fim nesta sexta o prazo de inscrição para a eleição para escolha de três representantes dos servidores Técnicos e Administrativos junto à Congregação da Poli-USP e seus respectivos suplentes. A eleição será realizada no dia 15 de maio, das 9h às 16h, por meio de votação eletrônica. Os pedidos de inscrição serão recebidos no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos​.​

Poli divulga nomes dos representantes dos ex-alunos eleitos para Congregação

Na última sexta-feira, dia 27 de abril, foi realizada a eleição para representantes dos ex-alunos na Congregação da Escola Politécnica da USP. O representante eleito foi o engenheiro João Ernesto Figueiredo, e o suplente, o engenheiro Gustavo Penhalves Anzai. A eleição foi realizada pelo método convencional, presencialmente, no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos.

---

Cursos e Editais

Encerra amanhã o prazo de inscrições para o curso de inglês gratuito oferecido pela AUCANI

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI), em parceria com o Programa de Pós-Graduação “Estudos Linguísticos e Literários em Inglês” da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), encerra amanhã as inscrições no Language Education Programme at USP. O curso oferecido pelo programa é gratuito e inteiramente ministrado na língua inglesa, com foco na preparação de alunos da graduação da USP para a realização de exames de proficiência em inglês. Serão selecionados 75 estudantes interessados no Módulo Listening & Speaking. ​As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via Internet, pelo Sistema Mundus. O edital pode ser conferido aqui.

Poli realiza curso de difusão sobre Bibliometria em julho de 2018

Coordenado pela professora Marly Monteiro de Carvalho, o curso é ministrado pelos doutorandos Diego Honorato Clemente e Graziela Darla Araújo Galvão (PPGEP-USP) e voltado a estudantes de graduação e pós-graduação de quaisquer áreas do conhecimento que tenham interesse sobre o método bibliométrico.

Está aberto o processo seletivo para participar da ONG Matemática em Movimento

A ONG Matemática em Movimento está em busca de voluntários para atuar nas seguintes  áreas: Pedagógica, Projetos & Estratégia, Comunicação & Marketing, Recursos Humanos e Eventos & Patrimônio. Fundada em 2012 por alunos da Escola Politécnica, a organização vinculada ao Programa Poli Cidadã busca, por meio de aulas gratuitas de matemática e de atividades de cultura e desenvolvimento, como tutorias, feiras de profissões, palestras e passeios, orientar jovens da rede pública a investir em educação. Clique aqui para saber mais a respeito do projeto.

Competição de startups é oportunidade para empreendedores inclusivos

Por iniciativa do do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o Inclusive Innovation Challenge (IIC) surge mais uma vez para premiar empreendedores globais em quatro categorias que envolvem o uso da tecnologia para reinventar o trabalho. O ICC busca aplicações de startups em fase inicial e de crescimento, de organizações com e sem fins de lucro que demonstrem impacto e aumentem a prosperidade compartilhada. Para a América Latina, a data limite para se registrar no site é 7 de maio. Os candidatos que não tenham conseguido enviar seu registro até essa data, poderão enviar para o e-mail: guspierini@alum.mit.edu. Uma vez registrados, os candidatos terão até o 15 de maio para enviar a proposta completa.

---

Vivência Universitária

Biblioteca Brasiliana convida para o Concerto do Duo Vanzella-Savytzky

No dia 9 de maio (quarta), a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, localizada na Cidade Universitária, receberá a dupla de piano e violoncelo Vanzella-Savytzky, composta pelas musicistas Adriane Savytzky e Patricia Vanzella. O evento é gratuito e aberto ao público e irá começar 12h30, na Sala de Música Villa-Lobos.

A Transdisciplinaridade na Construção do Conhecimento é o tema do 4º Congresso de Graduação da USP

A 4º edição do Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo será realizada nos dias 4 e 5 de julho, no Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI), em São Paulo. A submissão de trabalhos realizados com a participação de alunos se iniciará em 7 de maio. Iniciativa da Pró-reitoria de Graduação, o Congresso é um fórum dedicado a professores partilharem suas experiências e inovações no ensino de graduação. Mais informações sairão em breve no site.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). Ana Clara Oliveira - estagiária de Jornalismo. Janaína Simões - jornalista (Acadêmica Agência de Comunicação). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.