São Paulo, 7 de maio de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº19/2017.

Destaques

Falhas de engenharia: livro analisa casos em transporte, saúde e energia

Pequenos acidentes estão presentes no cotidiano e podem acontecer a qualquer momento, seja por mau planejamento, desgaste de materiais e problemas em equipamentos ou no seu uso. Mas algumas vezes as falhas de engenharia têm grande impacto econômico e na vida das pessoas. O professor Cesar Roberto de Farias Azevedo, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Poli, aborda a questão em Casos selecionados de análise de falhas, lançado no Portal de Livros Abertos da USP.

Para escrever a obra, ele agrupou onze artigos próprios, publicados no periódico Engineering Failure Analysis, os separou de acordo com o setor em que ocorreram as falhas (transporte, saúde e energia) e promoveu uma análise crítica de cada um dos artigos, mostrando a importância da documentação das falhas na engenharia. Leia matéria completa aqui.

Livro traz uma análise crítica de falhas de engenharia em setores como transporte, saúde e energia. Na imagem, aeronave modelo Fokker 100, tema de uma das revisões – Foto: Public Domain via Rrekn / Wikimedia Commons

---

Grupo de pesquisa da Poli busca a diminuição do “custo Brasil”

O Momento USP Inovação da última semana apresentou o Grupo de Automação Elétrica em Sistemas Industriais da Escola Politécnica da USP: o GAESI. A equipe atua na área de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de automação e gestão de processos, principalmente na gestão portuária e aeroportuária. Eduardo Mario Dias, coordenador do grupo, conta que, desde 1990, quando a iniciativa surgiu no Departamento de Engenharia Elétrica da Poli, o GAESI trabalha nas áreas de logística, rastreamento de cargas, mobilidade urbana e cidades inteligentes. 

Há 20 anos o GAESI desenvolve sistemas de automação portuária para o sistema brasileiro de portos. Eduardo Dias conta que o grupo busca o desenvolvimento do país, por meio, principalmente, da diminuição do “Custo Brasil”, uma vez que as ações do GAESI estão intimamente ligadas aos processos de importação e exportação do país. No comércio de carnes, por exemplo, um projeto inovador de rastreamento da cadeia do frio da carne foi desenvolvido para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Integrando pela primeira vez a Receita Federal ao Mapa, cria-se um Portal Único de Comércio Exterior, diminuindo consideravelmente o Custo Brasil para exportações e o risco de fraude. Leia a reportagem completa no link.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Visita Monitorada à Poli em São Paulo será realizada no sábado, dia 19

A Escola Politécnica participa do Programa USP e as Profissões com uma visita monitorada no sábado, dia 19 de maio, das 8h30 às 14h. O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), realizado pelas unidades da USP. O link para inscrições será divulgado no site da Poli em breve.

Evento Python Day será realizado na próxima semana na Poli

Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli receberá o evento anual, promovido pela Elipse Software, na quarta-feira, dia 16 de maio, das 8h às 12h, no auditório do prédio de Engenharia Elétrica.

Poli recebe programação especial sobre Internet das Coisas

De 21 a 24 de maio, o laboratório Ocean USP realizará a “Intelligence of Things Week - Capítulo São Paulo”, uma semana dedicada a palestras e mini-cursos na área de inteligência artificial. Acesse aqui o site do evento: http://oceanbrasil.com/iotweeksp/

As inscrições pode ser realizadas no site do Ocean ou no aplicativo do laboratório, que pode ser baixado no Google Play.

Conferência Internacional da LARES traz discussões sobre o mercado imobiliário

A Sociedade Latino Americana de Estudos Imobiliários (LARES), entidade que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de estudos na área de Real Estate, traz nos dias 26, 27 e 28 de setembro, em São Paulo, seu evento mais importante, a 18ª Conferência Internacional da LARES. Dentre os temas em destaque estão o preço dos imóveis, os aspectos jurídicos imobiliários e produtos de nicho como o coliving. Informações como opções de hospedagem e formulários de inscrição, tal como mais detalhes a respeito do evento, podem ser encontradas no site: http://www.lares.org.br/lares2018

---

Quadro de Avisos

Grupo da Poli que desenvolve placas de computadores totalmente brasileiras busca talentos

O Programa Caninos Loucos, coordenado pelo professor Marcelo Zuffo, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), é uma iniciativa para desenvolver Single Board Computers (SBCs), com hardware e software livres no Brasil. Um lote piloto da primeira placa, a "Labrador", já foi fabricado na linha de montagem do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP). Veja detalhes no site http://caninosloucos.org/. Outras informações pelo e-mail caninos-community@lsitec.org.br.

---

Cursos e Editais

Inscrições abertas para bolsas de iniciação científica e tecnológica

Estão abertas as inscrições para bolsa PIBIC, PIBITI 2018/2019, conforme editais disponíveis no link.

Congresso de Graduação da USP terá como tema a transdisciplinaridade

O Congresso de Graduação da USP será realizado em 4 e 5 de julho, no Centro de Difusão Internacional da USP (CDI/USP), no Campus Butantã, em São Paulo. As submissões de trabalhos estão abertas até dia 20 de maio. Por favor, consulte o site para as orientações relativas à sua participação.

Evento sobre energia eólica recebe inscrições de trabalhos até o dia 30 de maio

O evento @BrazilWindPower possui espaço para submissão de trabalhos técnicos sobre energia eólica. Acesse o link para detalhes e inscrição.

Está aberto o processo seletivo da ONG Matemática em Movimento

O Matemática em Movimento é um grupo de extensão vinculado ao Poli Cidadã, e há mais de dois anos uma ONG estabelecida, contando com 110 voluntários e cerca de 190 alunos. O grupo nasceu em 2012 como um pequeno projeto construído a partir do sonho de um grupo de Politécnicos de ajudar na construção de uma melhor educação no Brasil. Veja aqui outras informações.

Curso de atualização "Blockchain Developer"

O curso promovido pelo Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais terá carga de 84 horas tem como objetivos a apresentação de conceitos computacionais que embasam a tecnologia de Blockchain, a realização de atividades práticas de programação com plataformas de Blockchain, e o desenvolvimento de um projeto capaz de mostrar as potencialidades e limitações dessa tecnologia.

---

Vivência Universitária

Programação do CINUSP em maio

Entre os dias 7 e 30 de maio, o CINUSP Paulo Emílio apresenta a mostra Cinema e Antropologia, explorando algumas das teorias e práticas do cinema antropológico desenvolvidas durante o último século. Leia mais sobre a mostra e os filmes selecionados neste documento.

Pesquisadores buscam voluntários para pesquisa sobre percepção de prazer no exercício físico

Uma pesquisa da Escola de Educação Física e Esporte da USP está buscando voluntários para pesquisa sobre o efeito de exercícios na percepção de prazer e intenção em aderir ao exercício. Veja os detalhes aqui.

Aplicativo incentiva a vivência cultural na Universidade

Para divulgar seu patrimônio cultural, a USP lança o Entreartes, um aplicativo gratuito que fornece informações sobre as atividades culturais oferecidas pela Universidade e permite que o usuário acumule pontos e troque por brindes ou horas em Atividades Acadêmicas Complementares (AAC). A ideia é dar mais visibilidade e incentivar alunos, docentes e funcionários a participarem das atividades culturais promovidas no âmbito universitário.

Quando uma atividade cultural é inserida no sistema Apolo pelo Museu, pela Unidade ou pelo Órgão Central, o responsável pode optar pela participação no Programa Entreartes. Então, o sistema gera um QR Code que deverá ser afixado em um local visível para que os visitantes possam fazer a identificação no aplicativo.

Todas as vezes que o usuário participar de uma atividade cultural – visitar um Museu, assistir a uma peça, filme, palestra ou concerto, por exemplo – ele deve aproximar o celular do QR Code disponível no local para gerar pontos, que poderão ser acumulados e trocados por livros da Edusp, cartões postais dos Museus da USP, camisetas e moletons.

Grupo Dona Crô se apresenta nesta quinta-feira na Brasiliana

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e o Laboratório de Música de Câmara (LAMUC) convidam para o concerto do Grupo Dona Crô, a ser realizado no dia 10 de maio de 2018, quinta-feira, às 12h30, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca.  

 Começa amanhã a 8ª Feira do Livro da USP Leste

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP realiza, entre os dias 8 e 10 de maio, das 9 às 21 horas, a 8ª Festa do Livro da USP Leste. São 58 editoras participantes, que vão vender seus livros com descontos. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

2ª Escola de Pesquisadores do Campus USP de São Carlos

O evento acontecerá nos dias 9 e 10 de maio de 2018 de 2016, no Auditório Sergio Mascarenhas do IFSC em São Carlos. O objetivo é desenvolver, aprimorar, consolidar as habilidades necessárias à vida científica de pesquisadores em pesquisa básica e/ou aplicada, em temas ousados e de alto impacto, aprendendo a trabalhar no estado-da-arte.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). Ana Clara Oliveira - estagiária de Jornalismo. Janaína Simões - jornalista (Acadêmica Agência de Comunicação). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.