São Paulo, 14 de maio de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº20/2017.

Destaques

USP e Marinha do Brasil renovam convênio acadêmico-científico que completa 62 anos

Na última sexta-feira, dia 11 de maio, a USP, por meio da Escola Politécnica, e a Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Ensino, assinaram a renovação do convênio de cooperação acadêmica entre as duas Instituições para a promoção de ensino e de pesquisa. A cerimônia foi realizada no Salão de Atos, no prédio da Reitoria. A parceria da Universidade com a Marinha, que remonta ao ano de 1956, resultou na criação do primeiro curso de Engenharia Naval do país, oferecido pela Poli. Nesse período, foram formados mais de 500 oficiais engenheiros para a Marinha e cerca de dois mil engenheiros navais civis.

A diretora da Poli, professora Liedi Légi Bariani Bernucci, ressaltou a importância da Marinha para a história da engenharia naval brasileira. Liedi lembrou em seu discurso que, à época da abertura do curso, o Comandante Geraldo José Lins disse que o engenheiro naval é um técnico eclético, de que se exige formação ampla em vários campos da engenharia. “Mais uma vez uma afirmação visionária, pois o Engenheiro Naval é hoje considerado um dos engenheiros mais completos e mais requisitados no mercado dada sua formação sólida e eclética”. A diretora terminou seu discurso agradecendo a Marinha do Brasil pelo voto de confiança. “A história fez comprovar o acerto de ambas as partes de fazer este acordo, que hoje se renova”. Leia notícia completa.

---

Poli recebe palestra sobre ética em publicações nesta sexta-feira, dia 18

A Comissão de Ética da Escola realizará uma palestra com Edson Hirokazu Watanabe,  diretor da COPPE-UFRJ e autor do artigo “A não linearidade entre a reação de quem copia e de quem é copiado”. O evento será realizado no prédio da administração, Auditório Professor Francisco Romeu Landi. Os estudantes que participarem da palestra receberão um certificado de participação. Acesse aqui os detalhes.

---

“Protagonistas do aprendizado”: alunos do Ensino Médio fazem tour por instalações da Marinha e da Poli

Imagine sair do interior paulistano e de repente estar em uma cidade onde os prédios se perdem no céu. Deixar as salas de aula e as teorias para entrar em uma simulação de operação de um navio, ou assistir a bandeira brasileira sendo formada por ondas em um tanque com uso apenas da tecnologia. Foi o que 55 estudantes de Sorocaba vivenciaram na última quarta (9) graças ao Projeto Soamar Jovens Talentos, que chegou este ano à sua quarta edição. Os jovens puderam conhecer o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e cinco laboratórios da Escola Politécnica. Leia mais.

---

Em artigo na Folha de São Paulo, docente da Poli discute necessidade de incentivos para indústria automotiva brasileira

O professor titular, fundador e membro do Centro de Engenharia Automotiva da Poli e conselheiro da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Ronaldo de Breyne Salvagni, teve seu artigo publicado no dia 5 de maio. Leia aqui.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Visita Monitorada à Poli em São Paulo será realizada no sábado, dia 19

A Escola Politécnica participa do Programa USP e as Profissões com uma visita monitorada no sábado, dia 19 de maio, das 8h30 às 14h. O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), realizado pelas unidades da USP. O link para inscrições será divulgado no site da Poli em breve.

Termina amanhã o I Seminário Internacionalização da Educação Superior

Evento promovido pelo Instituto de Relações Internacionais da USP está sendo realizado no Auditório István Jancsó, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP. O objetivo dos seminários é abrir espaço de discussão e avaliação de políticas de cooperação internacional na área da educação superior, a partir de visões distintas do processo de internacionalização, reunindo acadêmicos e formuladores de políticas públicas. Acesse aqui a programação.

Python Day será realizado nesta quarta

Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli receberá o evento anual, promovido pela Elipse Software, na quarta-feira, dia 16 de maio, das 8h às 12h, no auditório do prédio de Engenharia Elétrica.

Delegação da Paris Tech apresenta processo seletivo para duplo diploma nesta quinta-feira, 17

Uma das mais renomadas instituições francesas de ensino estará na Poli na próxima quinta-feira, dia 17, às 11h30, para apresentar como funciona o processo seletivo para o programa de intercâmbio por Duplo Diploma. A apresentação será realizada no auditório do Prédio da Engenharia Elétrica da Poli.

Setor Mineral Paulista é tema de palestra APEMI de maio

No dia 21 de maio, acontece mais uma edição da Palestra APEMI, promovida pela Associação Paulista de Engenheiros de Minas, com apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP e do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli-USP. A experiência institucional do setor mineral paulista no âmbito da Câmara Ambiental do Setor de Mineração da Cetesb e Usos Futuros de Áreas de Mineração de Agregados é o tema abordado pela engenheira Sandra Maia de Oliveira.O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas neste link, onde estão mais informações.

Politécnico apresenta proposta de startup social, a InCloude, em palestra

No dia 25 de maio, Pedro Colombo falará sobre sua empresa, a Incloude, no auditório do bloco 19 do Departamento de Engenharia Química, a partir das 11h. Pedro Colombo é formado em Engenharia Química pela Poli. Apaixonado por tecnologia, sempre trabalhou com programação. Ao se formar, em 2013, fundou a empresa Keenesys, que desenvolvia softwares empresariais em cloud e dispositivos IoT. Em 2014, sofreu um AVC no tronco cerebral, debilitando-o motora e visualmente. Atualmente é o CEO e fundador da InCloude e segue em reabilitação. Outras informações aqui.

 

Poli recebe programação especial sobre Internet das Coisas

De 21 a 24 de maio, o laboratório Ocean USP realizará a “Intelligence of Things Week - Capítulo São Paulo”, uma semana dedicada a palestras e mini-cursos na área de inteligência artificial. Acesse aqui o site do evento: http://oceanbrasil.com/iotweeksp/

As inscrições pode ser realizadas no site do Ocean ou no aplicativo do laboratório, que pode ser baixado no Google Play.

Conferência Internacional da LARES traz discussões sobre o mercado imobiliário

A Sociedade Latino Americana de Estudos Imobiliários (LARES), entidade que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de estudos na área de Real Estate, traz nos dias 26, 27 e 28 de setembro, em São Paulo, seu evento mais importante, a 18ª Conferência Internacional da LARES. Dentre os temas em destaque estão o preço dos imóveis, os aspectos jurídicos imobiliários e produtos de nicho como o coliving. Informações como opções de hospedagem e formulários de inscrição, tal como mais detalhes a respeito do evento, podem ser encontradas no site: http://www.lares.org.br/lares2018

---

Cursos e Editais

Blockchain developer: Inscrições abertas para curso intensivo para formação de programadores

O Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli está com inscrições abertas para o primeiro curso de difusão da USP dedicado a ensinar, de forma prática, os desafios ao se aplicar a tecnologia Blockchain. Os alunos aprovados receberão o Certificado de Curso de Difusão da Universidade de São Paulo. O curso conta com 48 horas de teoria e 36 horas de prática em laboratório. Serão oferecidas 30 vagas mediante análise de currículo. Outras informações no site ou pelo e-mail cartolano@usp.br.

---

Quadro de Avisos

RCGI seleciona professor assistente para o Departamento de Engenharia Mecânica

Estão abertas até o dia 2 de junho as inscrições para os interessados em ingressar como professor assistente. Além da docência, a vaga contemplará atividades de pesquisa no âmbito do FAPESP-SHELL Research Centre for Gas Innovation (RCGI). Os candidatos devem ter PhD ou doutorado em Ciências ou Engenharia, com experiência em uma ou mais das seguintes áreas: Termodinâmica; Dinâmica dos Fluidos e Fenômenos de Transporte; Aplicações de Fenômenos de Transporte em Captura, Armazenamento e Uso de Carbono. Outras informações aqui.

Eleição de representantes dos funcionários na Congregação será realizada amanhã, dia 15

A eleição para escolha de três representantes dos servidores técnicos e administrativos junto à Congregação da Poli e seus respectivos suplentes. A eleição será realizada no dia 15 de maio de 2018, das 9h às 16h, por meio de votação eletrônica.

Portaria define detalhes para eleição da chefia do departamento de Engenharia Química em 12 de junho

Foi divulgada a Portaria 2323/2018, que dispõe sobre a eleição para a Chefia e Vice-Chefia do Departamento de Engenharia Química.

---

Vivência Universitária

Inscrições para processo seletivo para Bandeira Científica da USP terminam hoje

O projeto de extensão, considerado o maior da Universidade, tem estudantes de 10 diferentes cursos de graduação da USP, e todos os anos firma o contrato de um ano com um município de baixo IDH. Por meio de uma imersão de 10 dias e um acompanhamento posterior, são conhecidas as demandas e ações, e então são elaborados projetos. As inscrições podem ser feitas aqui. Outras informações no link.

FAPESP realiza evento sobre governança ambiental da macrometrópole paulista

Nos dias 28 e 29 de maio, das 8h30 às 12h30, na sede da Fundação, será realizado um seminário interdisciplinar sobre o contexto e os desafios no âmbito das mudanças climáticas. Clique aqui para ver a programação e se inscrever.

A pesquisa em saúde em São Paulo será tema de seminário da FAPESP

No dia 24 de maio, das 14h30 ás 16h, o diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, falará sobre o apoio às pesquisas científicas e tecnológicas na área de saúde no Estado de São Paulo, e abordará também o financiamento a projetos de pesquisa na área de inovação por meio de parcerias com empresas e também no âmbito do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). O evento será realizado no auditório 10 do Expo Center Norte, em São Paulo.

FEA recebe palestra sobre internacional sobre transmedia e storytelling

O Grupo de Estudos de Tecnologia da Educação na Contabilidade (GETEC) realizará uma palestra em inglês com Rick Ramsey, diretor de artes visuais de uma universidade americana especializada em mídia e entretenimento, a Full Sail University. A palestra tratará das estratégias de transmedia storytelling, conceito utilizado em ações de comunicação. Inscrições no site.

Brasiliana recebe seminários sobre história das relações franco brasileiras

O Seminário "Viagens Marinhas, Viagens Imaginárias: Relatos de Viajantes Franceses ao Brasil no Século XIX" será realizado no dia 21 de maio, das 9h às 17h, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Outras informações no link.

Monteiro Lobato sem fronteiras é tema de exposição na Brasiliana

A mostra reúne obras de Monteiro Lobato traduzidas e publicadas no exterior, ao lado de obras da literatura universal traduzidas por ele para o público brasileiro, e destaca a trajetória internacional da carreira literária de Lobato. A exposição estará aberta para visitação de 7 de maio a 29 de junho de 2018, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, na Biblioteca Brasiliana, Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária.

Conferência gratuita sobre mercado financeiro

A Conferência-Mercado Financeiro, promovida pela Fundação Estudar, será realizada no dia 31 de julho, e tem o objetivo de conectar jovens de alto potencial com as maiores organizações do País. O evento tem duração de um dia e é gratuito. Inscrições no link.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). Ana Clara Oliveira - estagiária de Jornalismo. Janaína Simões - jornalista (Acadêmica Agência de Comunicação). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.