São Paulo, 21 de maio de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº21/2017.

Destaques

Todos os anos a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo realiza uma visita monitorada a alguns de seus laboratórios, para colocar os jovens interessados em seguir a carreira de engenharia em contato com seus professores e alunos, para que possam tirar suas dúvidas e conhecer o dia-a-dia da instituição. A visita monitorada de 2018 foi realizada no sábado, dia 19 de maio, e recebeu mais de 600 alunos de ensino médio e vestibulandos, jovens que se preparam para ingressar no ensino superior. Leia mais. As fotos estão disponíveis no link.

---

Docente da Poli discute os desafios para utilização de veículos autônomos

Em artigo para a revista da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o professor Marcelo Augusto Leal Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica, fala sobre os riscos e benefícios que envolvem a tecnologia de veículos autônomos.

---

Poli Recicla coleta mais de 13 toneladas de resíduos em laboratórios

Entre o fim de abril e o começo de maio, foi feita, ao longo de 5 dias, uma coleta em laboratórios da Escola Politécnica que removeu quase 13 toneladas de resíduos químicos. A ação foi realizada pelo programa Poli Recicla em parceria com a Prefeitura do Campus (PUSP-C), e é realizada desde 2012, pela necessidade de minimizar impactos, uma vez que o gerenciamento incorreto desse tipo de resíduo pode causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde.

---

Poli doa obras para escola de Engenharia de Moçambique

O Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli doou mais de 300 obras ao Instituto Superior Politécnico de Tete, de Moçambique. Os 313 volumes são materiais que foram doados à biblioteca setorial de Engenharia de Minas da Poli mas estavam duplicados.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Começa hoje a Semana de Internet das Coisas na Poli

De 21 a 24 de maio, o laboratório Ocean USP realizará a “Intelligence of Things Week - Capítulo São Paulo”, uma semana dedicada a palestras e mini-cursos na área de inteligência artificial. Acesse aqui o site do evento: http://oceanbrasil.com/iotweeksp/

As inscrições pode ser realizadas no site do Ocean ou no aplicativo do laboratório, que pode ser baixado no Google Play.

Amanhã a Poli realiza o “1º Encontro Ferrovias: uma nova visão”

Especialistas da área apresentarão seus trabalhos em um evento realizado pela Poli, com o apoio de empresas da área, nesta terça-feira, dia 22 de maio. O seminário é aberto e será realizado no prédio da administração da Escola. A professora Rosângela dos Santos Motta, que coordena o Laboratório de Inovação em Vias Metroferroviárias (LIM) do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli participará da abertura do evento.

Poli realiza seminário internacional sobre a produção de veículos elétricos e autônomos

O Centro de Engenharia Automotiva da Poli e a UFABC promovem, no sábado, dia 16 de junho, das 9h às 12h, o Simpósio Internacional Competing in the Sky and on the Ground (Competindo na Nuvem e no Solo), que debaterá a transformação por que passa o setor automotivo mundial e seus desafios tecnológicos para produzir o veículo conectado, elétrico/híbrido e autônomo. O evento será realizado na Poli, em São Paulo, e terá uma palestra com o professor Takahiro Fujimoto, da Universidade de Tóquio, renomado pesquisador do setor automotivo mundial e autor dos best-sellers Product Development Performance e The Evolution of a Manufacturing System at Toyota.

Politécnico apresenta proposta de startup social, a InCloude, em palestra

No dia 25 de maio, Pedro Colombo falará sobre sua empresa, a Incloude, no auditório do bloco 19 do Departamento de Engenharia Química, a partir das 11h. Pedro Colombo é formado em Engenharia Química pela Poli. Apaixonado por tecnologia, sempre trabalhou com programação. Ao se formar, em 2013, fundou a empresa Keenesys, que desenvolvia softwares empresariais em cloud e dispositivos IoT. Em 2014, sofreu um AVC no tronco cerebral, debilitando-o motora e visualmente. Atualmente é o CEO e fundador da InCloude e segue em reabilitação. Outras informações aqui.

Poli promove troca de experiências sobre publicação de artigos científicos

O Departamento de Engenharia de Produção da Poli realizará a quarta edição do Ciclo de Seminários A1 no dia 29 de maio, das 10h às 11h30. Nesta edição, o seminário contará com a participação dos professores Fernando José Barbin Laurindo (PRO/Poli-USP), Cláudia Aparecida de Mattos (FEI) e Kumiko Oshio Kissimoto (FEI e ESEG), que apresentarão o caso recente de um trabalho aprovado em importante periódico da área de Gestão de Tecnologia da Informação. O evento será realizado no auditório do PRO (Sala D2-15) e haverá emissão de certificado.

CIRRA promove palestras com engenheiros convidados na próxima segunda-feira

No dia 28 de maio, a partir das 8h, o Centro Internacional de Referência em Reúso de Água-(CIRRA/IRCWR) e a Nereda realizam as palestras  “Síntese e comparação do desempenho com membranas comerciais de membranas modificadas com nanopartículas de argila”, ministrada pelo engenheiro Raphael Rodrigues, pesquisador do CIRRA e “Sistemas NEREDA-Teoria e Prática”, ministrada pelo engenheiro Sergio Rodrigues. As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail com Alexandra  Hespanhol pelo telefone 11 / 3091-9169 ou pelo email cirra@usp.br. A entrada é franca e as vagas limitadas.

Conferência Internacional da LARES traz discussões sobre o mercado imobiliário

A Sociedade Latino Americana de Estudos Imobiliários (LARES), entidade que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de estudos na área de Real Estate, traz nos dias 26, 27 e 28 de setembro, em São Paulo, seu evento mais importante, a 18ª Conferência Internacional da LARES. Dentre os temas em destaque estão o preço dos imóveis, os aspectos jurídicos imobiliários e produtos de nicho como o coliving. Informações como opções de hospedagem e formulários de inscrição, tal como mais detalhes a respeito do evento, podem ser encontradas no site: http://www.lares.org.br/lares2018

---

Cursos e Editais

Inscrições para programas de iniciação científica, tecnológica e de pré-iniciação terminam nesta quarta

Estão abertas as inscrições para PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM até o dia 23 de maio, às 12h. Outras informações com o Serviço de Pesquisa Poli, pelo e-mail pesquisa.poli@usp.br.

Prorrogada a data de submissão de trabalhos para o 4º Congresso de Graduação

O envio de trabalhos para o 4º Congresso de Graduação da USP, que será realizado em 4 e 5 de julho, teve o prazo para entrega prorrogado até 27 de maio. O evento terá como tema a transdisciplinaridade na construção do conhecimento.

Presidência da Comissão de Pesquisa do IEA será escolhida no dia 21 de junho

Os candidatos a Presidente e Vice-Presidente deverão protocolar na Assistência Técnica Acadêmica do IEA, no prazo de 21 a 30 de maio, o pedido de inscrição das chapas, mediante requerimento assinado por ambos e dirigido ao Diretor. As chapas poderão ser compostas por Professores Titulares e Associados. Acesse a Portaria no link.

Blockchain developer: Inscrições abertas para curso intensivo para formação de programadores

O Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli está com inscrições abertas para o primeiro curso de difusão da USP dedicado a ensinar, de forma prática, os desafios ao se aplicar a tecnologia Blockchain. Os alunos aprovados receberão o Certificado de Curso de Difusão da Universidade de São Paulo. O curso conta com 48 horas de teoria e 36 horas de prática em laboratório. Serão oferecidas 30 vagas mediante análise de currículo. Outras informações no site ou pelo e-mail cartolano@usp.br.

---

Quadro de Avisos

Poli abre concurso para título de livre-docência em diversas áreas de especialidade

Estarão abertas, de 2 a 16 de julho de 2018, as inscrições para o concurso para obtenção do título de Livre-Docente junto aos diversos Departamentos da Escola Politécnica, em diversas áreas de especialidade. As inscrições serão realizadas presencialmente, no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos. Os detalhes estão disponíveis no site da Poli.

USP realiza levantamento sobre atividades de Cultura e Extensão

O preenchimento do Censo de Cultura e Extensão foi prorrogado para até  25 de maio de 2018. O CENSO se refere somente ao período de 2016 a 2018, e se destina a coletar informações para além do que já está cadastrado no sistema APOLO (sistema que gerencia cursos de extensão). A Pró-Reitoria acredita que muitas atividades de cultura e extensão não estão inseridas no sistema, “embora desempenhem um papel essencial para o corpo acadêmico das Unidades e para a concretização da função social da Universidade".

Projeto MoviMente apresenta startups para grandes empresários

Uma iniciativa do grupo de novos empreendedores do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), entidade que representa mais de 90 mil empresas do mercado imobiliário do Estado de São Paulo, o MoviMente recebe inscrições de projetos por meio do seu site até o dia 30 de maio. As startups poderão se inscrever em três estágios de desenvolvimento: ideação, operação e tração. Os projetos serão submetidos à triagem de uma comissão avaliadora. Quinze trabalhos em estágio de tração e cinco em estágios de ideação/operação serão selecionados e anunciados durante um evento no dia 25 de junho, aberto a todos os inscritos. As etapas seguintes serão divididas de acordo com os estágios em que os projetos foram inscritos. Outras informações no link.

---

Vivência Universitária

Arena Santander USP realiza ciclo de palestras com profissionais da IBM

A Agência USP de Inovação, com Apoio do Banco Santander e IBM, promove nesta semana um conjunto de palestras com profissionais da empresa será, com objetivo de aproximar os estudantes do mercado. Cada sessão abordará uma temática diferente: Internet das Coisas (IoT), Inteligencia artificial, Design Thinking, Blockchain, Startups, Fintechs e Transformação digital. Tratam-se de temáticas atuais e exigidas pelo mercado. Veja a programação, que vai de hoje até quinta-feira, dia 24 de maio, em sessões às 11h e às 14h, e se inscreva pelo site.

A Regulação do Novo Marco de CT&I será tema de evento do IEA amanhã

Nesta terça-feira, dia 22 de maio, das 10h às 12h, o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Álvaro Toubes Prata, falará sobre o decreto de regulamentação do Novo Marco de Ciência, Tecnologia e Inovação, editado em janeiro de 2016, pela então presidente Dilma Rousseff. O decreto, assim como as disposições do Novo Marco, foi amplamente discutido por entidades e associações diretamente ligadas ao desenvolvimento de CT&I no Brasil. Outras informações no link.

Existe privacidade na internet? USP Talks debate o tema no dia 22

Convidados são os professores da USP Elizabeth Saad e Dennys Antonialli; evento será às 18h30, no auditório do Masp, em São Paulo.

IFUSP realiza seminários sobre a Base Nacional Comum Curricular de Ciências da Natureza

Os eventos serão realizados nos dias 22 e 29 de maio, às 16h, no Auditório Adma Jafet, IF-USP. Uma apresentação geral do documento será feita por alguns dos autores da Base de Ciências da Natureza no dia 22 de maio, e no dia 29, estudantes do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências apresentarão algumas considerações a respeito da Base, em formato de Mesa Redonda.

Núcleo de Performance dos Professores do Departamento de Música da ECA-USP se apresenta na Brasiliana

Na próxima quinta-feira, dia 24 de maio, a partir das 12h30, na Sala Villa-Lobos, os docentes farão uma apresentação gratuita e aberta ao público.

Colóquio IFUSP traz convidado da Universidade de Toronto

O professor Stephen William Michnick, da University of Toronto, do Canadá, fará a palestra "The phases and dephases of membrane vesicle dynamics" no dia 24 de maio de 2018, a partir das 16h, no Auditório Abrahão de Moraes, do IFUSP. O evento é gratuito e outras informações podem ser acessadas no link.

IEA promove curso de extensão sobre História das Ciências

O objetivo principal é promover a formação complementar, em nível introdutório, em História das Ciências, compreendendo desde aspectos de seus fundamentos conceituais, a elementos metodológicos. O curso será realizado de 23 a 27 de julho e as primeiras informações podem ser obtidas no site do Instituto de Estudos Avançados.

Programa Física para Todos trará discussão sobre mudanças climáticas

No sábado, dia 2 de junho, o professor Paulo Artaxo, do IFUSP, fará a uma palestra com o tema “Mudanças Climáticas: Como agir para proteger o planeta?” das 10h30 às 12h, na Biblioteca Mário de Andrade, rua Consolação, 94, próximo à estação Anhangabaú e República do metrô. As inscrições podem ser feitas no link. Evento gratuito.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). Ana Clara Oliveira - estagiária de Jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.