São Paulo, 28 de maio de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº22/2017.

Destaques

Suspensas atividades didáticas na Poli esta semana

A partir de um comunicado da Reitoria da USP, que definiu a suspensão de aulas da graduação em toda a Universidade, a diretoria da Escola Politécnica suspendeu, também, as atividades didáticas de pós-graduação e extensão. As demais atividades estão mantidas, visto que somente a Reitoria tem atribuição de suspendê-las.

---

Colação de grau será realizada amanhã, dia 29

Nesta terça-feira, dia 29 de maio, será realizada a Colação de Grau dos formandos do 2º semestre de 2017, às 10h. A cerimônia acontecerá no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, que fica no prédio da administração da Escola, Edifício Mário Covas.

---

Como receber alunos de uma escola técnica de outro país pode ajudar a Poli a subir em rankings?

É muito comum caminhar pelo campus e passar por um grupo de estudantes estrangeiros sendo guiados por funcionários e docentes. Corroborando com essa cultura de internacionalização, na última quinta-feira (24), a Escola Politécnica recebeu uma comitiva composta por 12 alunos e 2 professores de uma escola norte-americana, a Northeast Wisconsin Technical College, localizada na cidade de Green Bay, Wisconsin. Leia reportagem completa no link.

---

Terminam nesta quarta-feira, 30 de maio, as inscrições para o Programa de Integração dos estudantes de Engenharia da USP

A USP tem cursos de engenharia em cinco cidades do Estado de São Paulo. Para reunir esses alunos, de áreas tão diversas como mecânica, biossistemas, computação e naval, a Universidade lança a segunda edição do PIE², o Programa de Integração dos Estudantes de Engenharia, uma competição que oferece aos vencedores um estágio de pesquisa de até dois meses fora do Brasil, além de passagem aérea, seguro-saúde e auxílio financeiro. Podem participar da competição alunos de quaisquer cursos de engenharia da USP, sem restrição de turno ou período. Saiba como participar no link.

---

“O papel das universidades é formar gente capaz de liderar mudanças”, afirma o reitor

Em entrevista à revista Veja, edição do dia 23 de maio, o reitor da USP, Vahan Agopyan, aborda temas como importância dos rankings universitários, cotas raciais e sociais, doações, autonomia universitária e modernização do ensino superior. “O papel das grandes universidades neste século, afinal, é formar gente capaz de liderar mudanças e, para tal, os jovens não podem estar circunscritos a um universo limitado de experiências”, afirma o reitor. Leia na íntegra aqui.

---

A Escola Politécnica realizará, no dia 18 de junho de 2018, das 8h30 às 12h, o “Industry Workshop on Asphalt Pavement Recycling”, evento técnico-acadêmico sobre novas técnicas de reciclagem e pavimentos asfálticos. Organizado pelo Laboratório de Tecnologia de Pavimentação da Poli e pelo comitê técnico de reciclagem de pavimentos asfálticos do International Union of Laboratories and Experts in Construction Materials, Systems and Structures (RILEM), a proposta do workshop é disseminar o conhecimento técnico que vem sendo produzido por ambas as instituições. O evento é aberto e as inscrições obrigatórias podem ser feitas no link.

---

CEST realiza evento sobre qualidade dos serviços públicos

O Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST) realizará o seminário “Qualidade dos Serviços Públicos e a Lei 13.460” com o objetivo de discutir se esta lei, conhecida como a Lei de Proteção e Defesa dos Direitos do Usuário dos Serviços Públicos, realmente pode trazer algum tipo de melhora significativa para os cidadãos brasileiros no que diz respeito à melhoria da qualidade dos serviços públicos no Brasil. Leia mais.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Amanhã a Poli promove troca de experiências sobre publicação de artigos científicos

O Departamento de Engenharia de Produção da Poli realizará a quarta edição do Ciclo de Seminários A1 no dia 29 de maio, das 10h às 11h30. Nesta edição, o seminário contará com a participação dos professores Fernando José Barbin Laurindo (PRO/Poli-USP), Cláudia Aparecida de Mattos (FEI) e Kumiko Oshio Kissimoto (FEI e ESEG), que apresentarão o caso recente de um trabalho aprovado em importante periódico da área de Gestão de Tecnologia da Informação. O evento será realizado no auditório do PRO (Sala D2-15) e haverá emissão de certificado.

Poli realiza seminário internacional sobre a produção de veículos elétricos e autônomos

O Centro de Engenharia Automotiva da Poli e a UFABC promovem, no sábado, dia 16 de junho, das 9h às 12h, o Simpósio Internacional Competing in the Sky and on the Ground (Competindo na Nuvem e no Solo), que debaterá a transformação por que passa o setor automotivo mundial e seus desafios tecnológicos para produzir o veículo conectado, elétrico/híbrido e autônomo. O evento será realizado na Poli, em São Paulo, e terá uma palestra com o professor Takahiro Fujimoto, da Universidade de Tóquio, renomado pesquisador do setor automotivo mundial e autor dos best-sellers Product Development Performance e The Evolution of a Manufacturing System at Toyota.

Conferência Internacional da LARES traz discussões sobre o mercado imobiliário

A Sociedade Latino Americana de Estudos Imobiliários (LARES), entidade que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de estudos na área de Real Estate, traz nos dias 26, 27 e 28 de setembro, em São Paulo, seu evento mais importante, a 18ª Conferência Internacional da LARES. Dentre os temas em destaque estão o preço dos imóveis, os aspectos jurídicos imobiliários e produtos de nicho como o coliving. Informações como opções de hospedagem e formulários de inscrição, tal como mais detalhes a respeito do evento, podem ser encontradas no site: http://www.lares.org.br/lares2018

---

Quadro de Avisos

Estão abertas as inscrições para pós-graduação em engenharia química da Poli

O Edital 2018/03 para o Processo Seletivo de ingresso de alunos regulares de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Química – 3º Período de 2018 está aberto até 20 de julho de 2018. A ficha de inscrição pode ser acessada através deste link.

Portaria define como será a eleição da chefia do departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental

A diretoria divulgou a portaria 2317/2018 que dispõe sobre a eleição para a Chefia e Vice-Chefia do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Poli.

Adiada posse da nova diretoria do IPT

Devido às dificuldades de mobilidade e acesso geradas pelos acontecimentos dos últimos dias, a cerimônia de posse da diretora-presidente do IPT foi adiada e não ocorrerá mais no dia 29 de maio de 2018.

---

Vivência Universitária

Projeto seleciona estudantes para passar um dia com CEO de diversas empresas

Outras informações sobre o programa e inscrições no link.

Evento sobre empreendedorismo em Fortaleza

A organização Enactus realizará um evento nacional com foco na ação empreendedora entre os dias 18 e 20 de junho. As inscrições podem ser realizadas pelo link.

Aberta chamada para publicação de artigos sobre engenharia e sociedade

Está aberta, até 6 de junho, uma chamada pública para envio de artigos para a revista da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). A publicação receberá artigos sobre engenharia e sociedade, que serão avaliados pelo Conselho Editorial da Federação. Os artigos poderão ser enviados para o e-mail comunicacao@fisenge.org.br.

Palestra no Parque CienTec aborda uso da geofísica como ferramenta auxiliar na avaliação de áreas contaminadas

No sábado, dia 9 de junho, a partir das 15h, o Instituto de Física promove uma Tarde Científica com a professora Andréa Teixeira Ustra, do Departamento de Geofísica da USP. O evento será realizado no auditório do Parque CienTec da USP, que fica na Avenida Miguel Stefano, 4200, Água Funda, São Paulo - SP, em frente a portaria 2 do Zoológico.

CINUSP realiza a mostra Tempos Críticos: Novo Cinema Alemão

Em junho, o Cinema da USP apresenta uma seleção especial de filmes deste movimento de inovação do cinema alemão que ocorreu da década de 1960 até o começo da década de 1980. A mostra conta com algumas sessões especiais, e a programação completa está aqui.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). Ana Clara Oliveira - estagiária de Jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.