São Paulo, 4 de junho de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº23/2017.

Destaques

Poli recebe workshop sobre como aumentar o impacto de publicações

O SIBiUSP,  a Biblioteca da Poli e a Biblioteca do IME, em parceria com a EBSCO, realizam o “Workshop IEEE – Como aumentar o impacto de suas pesquisas e publicações” nesta terça-feira, dia 5 de junho, das 10h às 12h30, no auditório Paulo Ribeiro de Arruda, no Prédio de Engenharia Elétrica da Poli. As inscrições podem ser realizadas no link.

---

Plataforma colaborativa criada na USP quer popularizar ciência

Criado por alunos da USP, o projeto Ilha do Conhecimento é uma plataforma colaborativa na qual professores, pesquisadores e especialistas de diversas áreas podem compartilhar assuntos do meio acadêmico e científico em linguagem acessível ao público. A ideia é que o conhecimento gerado nas universidades e instituições de pesquisas chegue a mais pessoas.

No texto Estudando a evolução das tartarugas com moldes de cérebros, por exemplo, o estudante de doutorado Gabriel de Souza Ferreira adapta e explica o conteúdo de um artigo científico publicado em uma revista internacional no qual colaborou. Além de contribuir com a plataforma, Ferreira é responsável pela manutenção de conteúdo. “Na Ilha do Conhecimento qualquer um que tenha afinidade e conhecimento em um tema científico pode contribuir, independentemente da instituição que representa”, explica.

---

Amanhã a diretora da Poli falará sobre a estrutura de transportes no Brasil em palestra em Curitiba

Centro universitário UniBrasil receberá a professora Liedi Légi Bariani Bernucci para a palestra “Infraestrutura de Transportes e Competitividade Brasileira”, na qual a docente, que é uma das maiores autoridades técnicas no país sobre o tema, pretende despertar os estudantes para a importância do assunto e a necessidade de que profissionais de várias áreas compreendam seu impacto na vida brasileira.

---

Poli realiza curso de difusão sobre Sustentabilidade e Economia Circular em julho de 2018

No dia 26 de julho, o Departamento de Engenharia de Produção da Poli realiza o curso de difusão “Modelos de Negócio com foco em Sustentabilidade e Economia Circular”. Os objetivos do curso são: disseminar os conceitos de sustentabilidade, os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável e as práticas de economia circular, além de entender as responsabilidades das empresas e o papel do consumidor no ciclo de vida do produto até seu descarte adequado. Ao final do curso, o participante estará apto a desenvolver um modelo de negócio sustentável ou circular.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

A Escola Politécnica realizará, no dia 18 de junho de 2018, das 8h30 às 12h, o “Industry Workshop on Asphalt Pavement Recycling”, evento técnico-acadêmico sobre novas técnicas de reciclagem e pavimentos asfálticos. Organizado pelo Laboratório de Tecnologia de Pavimentação da Poli e pelo comitê técnico de reciclagem de pavimentos asfálticos do International Union of Laboratories and Experts in Construction Materials, Systems and Structures (RILEM), a proposta do workshop é disseminar o conhecimento técnico que vem sendo produzido por ambas as instituições. O evento é aberto e as inscrições obrigatórias podem ser feitas no link.

---

CEST realiza evento sobre qualidade dos serviços públicos

O Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST) realizará o seminário “Qualidade dos Serviços Públicos e a Lei 13.460” com o objetivo de discutir se esta lei, conhecida como a Lei de Proteção e Defesa dos Direitos do Usuário dos Serviços Públicos, realmente pode trazer algum tipo de melhora significativa para os cidadãos brasileiros no que diz respeito à melhoria da qualidade dos serviços públicos no Brasil. Leia mais.

---

Conferência Internacional da LARES traz discussões sobre o mercado imobiliário

A Sociedade Latino Americana de Estudos Imobiliários (LARES), entidade que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de estudos na área de Real Estate, traz nos dias 26, 27 e 28 de setembro, em São Paulo, seu evento mais importante, a 18ª Conferência Internacional da LARES. Dentre os temas em destaque estão o preço dos imóveis, os aspectos jurídicos imobiliários e produtos de nicho como o coliving. Informações como opções de hospedagem e formulários de inscrição, tal como mais detalhes a respeito do evento, podem ser encontradas no site: http://www.lares.org.br/lares2018

---

Vivência Universitária

Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP realiza palestra sobre inovação e carreira

No dia 7 de junho, quinta-feira, a partir das 19h, a empresária e consultora organizacional Maria Augusta Orofino fará uma palestra no auditório da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. O evento é gratuito e aberto ao público interno e externo da USP. É necessária a inscrição pelo link.

Hoje a Brasiliana recebe evento sobre as relações entre o Brasil e a França no século XIX

A Direção da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin realiza hoje, 4 de junho, o Seminário "Revista Nitheroy, 1836, Paris, França: A Certidão de Nascimento do Brasil Romântico", das 9h às 17h, na Sala Villa-Lobos desta biblioteca. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail bbm@usp.br. Outras informações sobre o Seminário na página.

Colóquio na Brasiliana tem como tema “Grande Sertão: Veredas

A obra de João Guimarães Rosa será abordada pelo estudioso Luiz Dagobert Aguirra Roncari em um evento no dia 7 de junho, a partir das 14h, na sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana.

FEA promove evento sobre negócios e inteligência artificial

No dia 14 de junho, a partir das 17h, será realizado o evento "Permissionless innovation: das neurociências às novas fronteiras de negócios para a inteligência artificial", que reunirá alguns dos mais inovadores acadêmicos e agentes do mercado do País para tecer um panorama de tendências disruptivas, à luz de temas como a inovação nos conselhos gestores, a reformulação das práticas corporativas por meio do aprendizado de máquina e das neurociências, a revolução tecnológica no mercado imobiliário e o impacto dos novos algoritmos de inteligência artificial no futuro dos negócios.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). Ana Clara Oliveira - estagiária de Jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.