São Paulo, 11 de junho de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº24/2017.

Destaques

Valorização das competências é tendência internacional para ensino de graduação

Conheça os projetos e a visão da Comissão que a coordena a graduação de uma das maiores unidades da USP, a Escola Politécnica

Ao final de abril, a Congregação  escolheu os representantes das Comissões Permanentes da Poli. A chapa eleita para presidir a Comissão de Graduação (CG) é composta pelos professores Fábio Gagliardi Cozman, para presidente, e Antonio Carlos Seabra, para vice-presidente.

Em entrevista, os docentes contam os planos para os próximos dois anos da Comissão responsável por traçar diretrizes e zelar pela execução dos programas dos 17 cursos de graduação da Escola, que tem mais de 5 mil alunos. Os docentes relataram sua experiência na comissão que coordena o Ciclo Básico da Poli. Para eles, a complexa gestão do Ciclo Básico os deu o conhecimento sobre os desafios para o ensino na Escola. Os docentes também falaram sobre as tendências pedagógicas mais modernas, baseadas em evidências científicas, para aprimorar o ensino, alcançando melhores resultados. Eles destacaram que o momento, com a estrutura curricular implantada, será de avaliação e melhorias. Os projetos da Comissão para a graduação da Escola são apresentados pelos na entrevista.

---

Alunos da Poli promovem oficina de brinquedos para alunos da rede pública

No último sábado, 9 de junho, alunos da Poli realizaram uma oficina de brinquedos com 32 crianças de duas escolas estaduais. A iniciativa é promovida pelo Poli Cidadã, programa da Escola voltado a projetos sociais, e pelo Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica de Mecatrônica.

Os alunos desenvolveram atividades com o objetivo de estimular o conhecimento e a aprendizagem. Com a ajuda de 50 monitores, graduandos em engenharia, construíram um pequeno projeto para a construção de um brinquedo, um guindaste hidráulico. Veja as fotos da atividade aqui.

---

Contato com universidades melhora desempenho brasileiro em olimpíadas internacionais de física

Todos os anos a Olimpíada Brasileira de Física inicia com aproximadamente 400 mil estudantes de Ensino Fundamental e Médio de todo o País. São realizadas três fases de provas, primeiramente nos estados de origem, e ao final em São Paulo, nas quais são selecionados os 14 estudantes que representarão o Brasil em três competições internacionais: a International Physics Olympiad (Ipho), a European Physics Olympiad (EuPhO) e a Olimpíada Ibero Americana de Física (OIbF).

Os 14 estudantes selecionados passam por treinamentos intensivos em instituições de pesquisas e ensino superior como a Poli. O coordenador do Comitê de Seleção Olímpica Internacional da Sociedade Brasileira de Física, professor Munemasa Machida, do Instituto de Física da Unicamp, explica que as aulas dos ensinos fundamental e médio brasileiro não contemplam a prática de física experimental. Ele conta que a prática experimental dos alunos ainda é muito abaixo do nível esperado. “Os treinamentos intensivos têm ajudado muito na formação e competitividade dos nossos estudantes, obtendo nos dois últimos anos consecutivas melhorias de resultados em todas as participações do Brasil nas Olimpíadas Internacionais. E isto só foi possível com o apoio tão dedicado dos nossos professores das universidades e centros de pesquisa participantes”, ressalta. Leia notícia completa, com a participação da Poli no processo, no site da Escola.

---

Contribuições de pesquisa da Poli para o grande acelerador de partículas é destaque no “Reporter ECO”

O professor Wilhelmus Van Noije, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli-USP, falou sobre a criação do chip “Sampa” no programa da TV Cultura na última semana. O projeto do Sampa é coordenado pelos professores Wilhelmus Van Noije, da Poli, e Marcelo Gameiro Munhoz, do IF. A reportagem pode ser acessada no link. Detalhes do projeto foram divulgados pelo Jornal da USP.

---

Professor da Poli lança segundo volume de trilogia de ficção

Será realizado neste sábado, dia 16 de junho, o lançamento do segundo volume da trilogia "A Menina do Piano Alemão", escrita por Sergio Luiz Pereira, professor do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Com o título “A menina do piano alemão - o maestro e o trem”, a obra ficcional explora o mundo da música através do tempo e espaço, abordando diferentes momentos da história. O lançamento, pela editora MXT Light Academy será realizado na rua Clodomiro Amazonas, 477, Vila Nova Conceição, São Paulo, SP.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Poli recebe autoridade internacional na área de mecânica das rochas

Nesta quinta-feira, dia 14 de junho, a Poli receberá uma palestra com o pesquisador português Luis Ribeiro e Sousa, que foi professor Catedrático da Universidade do Porto, e hoje trabalha na Universidade de Mineração e Tecnologia da China, no Laboratório de Engenharia Subterrânea Profunda. A palestra será realizada das 14h30 às 16h30, é gratuita e terá como tema “Ensaios dinâmicos para uma pregagem com resistência constante e grande deformação. Aplicação a explorações mineiras subterrâneas". O evento está sendo realizado pelo Comitê Brasileiro de Mecânica de Rochas (CBMR) em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli-USP, e será realizado no auditório do departamento. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cbmr@abms.com.br.

---

Poli recebe palestra com renomado especialista da ETH Zurique sobre impressão 3D em concreto

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo receberá, no dia 15 de junho, das 10h às 12h30, um ciclo de palestras sobre produção digital em concreto, promovido pelo Centro de Inovação em Construção Civil (CICS). O destaque do evento fica por conta do professor Robert J. Flatt, da área de materiais para construção da ETH Zürich, renomada instituição de pesquisa da Suíça. O evento será realizado em inglês, sem tradução simultânea, e as inscrições podem ser realizadas por meio do link. A programação pode ser acessada aqui.

---

A Escola Politécnica realizará, no dia 18 de junho de 2018, das 8h30 às 12h, o “Industry Workshop on Asphalt Pavement Recycling”, evento técnico-acadêmico sobre novas técnicas de reciclagem e pavimentos asfálticos. Organizado pelo Laboratório de Tecnologia de Pavimentação da Poli e pelo comitê técnico de reciclagem de pavimentos asfálticos do International Union of Laboratories and Experts in Construction Materials, Systems and Structures (RILEM), a proposta do workshop é disseminar o conhecimento técnico que vem sendo produzido por ambas as instituições. O evento é aberto e as inscrições obrigatórias podem ser feitas no link.

---

Conferência Internacional da LARES traz discussões sobre o mercado imobiliário

A Sociedade Latino Americana de Estudos Imobiliários (LARES), entidade que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de estudos na área de Real Estate, traz nos dias 26, 27 e 28 de setembro, em São Paulo, seu evento mais importante, a 18ª Conferência Internacional da LARES. Dentre os temas em destaque estão o preço dos imóveis, os aspectos jurídicos imobiliários e produtos de nicho como o coliving. Informações como opções de hospedagem e formulários de inscrição, tal como mais detalhes a respeito do evento, podem ser encontradas no site: http://www.lares.org.br/lares2018

---

Quadro de Avisos

USP inicia seu processo de avaliação institucional e docente

A primeira etapa do novo formato de avaliação da USP já começou e tem o primeiro prazo definido: 31 de agosto. O Jornal da USP produziu um material especial impresso e em PDF explicando o passo a passo, o qual professores, departamentos e unidades de ensino, museus e institutos especializados devem seguir a partir de agora.

Nova diretoria do IPT tomará posse no dia 21 de junho

Zehbour Panossian tomará posse do cargo de Diretora-Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas em cerimônia no Auditório do Prédio nº 50 do IPT, que fica na Av. Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo. A confirmação de presença pode ser feita pelo link.

Com apenas uma chapa inscrita, termina primeiro período de inscrição para eleições de chefia do PHA

No dia 6 de junho encerraram-se as inscrições para a eleição para a chefia do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da USP, tendo sido registrada apenas uma chapa inscrita, composta pela Profa. Dra. Monica Ferreira do Amaral Porto (candidata a chefe) e pelo Prof. Dr. Jose Carlos Mierzwa (candidato a vice-chefe). 

Em atendimento ao disposto na Portaria DIR 2317/2018, será aberto novo período de inscrição, de 08 a 17 de junho 2018, ocasião na qual poderão ser apresentadas candidaturas compostas também de Professores Doutores, membros do Conselho do Departamento.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). Ana Clara Oliveira - estagiária de Jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.