São Paulo, 18 de junho de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº25/2017.

Destaques

Poli lança Edital de Apoio à Pesquisa de Jovens Docentes

A Escola Politécnica da USP lançou, na última semana, um edital para selecionar projetos de pesquisa contemplando a aquisição de equipamentos sob coordenação e responsabilidade de um jovem docente, ingressante no quadro docente da Escola Politécnica a partir de 12 de junho de 2008, para uma pesquisa individual ou em grupo, com equipe formada por dois ou mais jovens docentes.Os detalhes do Edital podem ser acessados no link. As inscrições serão feitas pelo formulário disponível na Intranet.

"Esta iniciativa da Diretoria da Escola Politécnica, juntamente com a Comissão de Pesquisa, visa, com a aquisição de equipamentos e de material permanente, apoiar o desenvolvimento de pesquisa pelos jovens docentes, buscando aumentar o impacto destas atividades no cenário internacional e fortalecer sua relação com a sociedade, bem como aumentar a produção científica dos docentes e dos grupos aos quais pertencem".

Os recursos de Infraestrutura Institucional são concedidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sendo que 50% dos mesmos retornam aos docentes coordenadores de projetos aprovados pela FAPESP que geraram os recursos, e 50% são administrados pela Diretoria da Poli para destinar à melhor aplicação que implique em ganhos à Instituição em termos de pesquisa. Estes últimos 50% dos recursos destinados à Poli são a fonte do presente Edital, e somam R$ 650.000,00, que serão integralmente distribuídos aos projetos selecionados neste Edital. Este montante expressivo de recursos foi obtido graças à concessão de projetos de pesquisa de grande monta que docentes da Poli apresentaram à FAPESP e receberam a concessão nos dois últimos anos.

---

Graduação da Poli é protagonista em reportagem do Estadão

Um reportagem do jornal O Estado de São Paulo sobre a reformulação do currículo das graduações em engenharia do País pelo Conselho Nacional de Educação, entrevistou a comissão de graduação da Poli, para tratar das mudanças promovidas pela EC3. Leia a reportagem no link.

Foto: GABRIELA BILO / ESTADAO

---

“A revolução dos carros elétricos está longe do Brasil”

O professor Marcelo Alves falou à Rádio USP sobre o tema, explicando as vantagens do sistema, e as mudanças que provocaria no sistema de distribuição de energia das cidades.

---

Professor da Poli fala sobre os carros Lada em reportagem 

O professor Marcelo Alves, do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli, concedeu uma entrevista sobre os carros da marca russa de automóveis Lada para a Rádio Trânsito. Confira a reportagem em áudio no link.

---

Apresentações do “Industry Workshop on Asphalt Pavement Recycling” estão disponíveis no canal da Poli no Youtube

O evento organizado pelo Laboratório de Tecnologia de Pavimentação da Poli e pelo comitê técnico de reciclagem de pavimentos asfálticos do International Union of Laboratories and Experts in Construction Materials, Systems and Structures (RILEM) foi realizado na manhã de hoje. A proposta do workshop foi de disseminar o conhecimento técnico que vem sendo produzido por ambas as instituições. Acesse aqui.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Samsung E-Festival Instrumental 2018 terá blitz musical na Poli-USP nesta quinta-feira, 21 de junho

A Poli receberá, na próxima quinta-feira, dia 21 de junho, uma blitz musical como parte do Samsung E-Festival Instrumental 2018, concurso musical realizado inteiramente através da internet. O festival realizará blitzes para divulgar o projeto, com o objetivo de buscar jovens revelações da música. Neste ano as Blitzes irão visitar instituições como a Poli com dois pockets shows: o primeiro no vão livre do Prédio do Biênio, às 11h30, e o segundo no vão livre do Prédio da Engenharia Elétrica, às 12h40min. Quem irá apresentar o pocket show esse ano será a banda Fernando Molinari e trio, ganhador do festival no ano passado, que irá apresentar suas músicas autorais junto com o baterista Bruno Valverde e o guitarrista Davi Filho.

CIRRA promove palestras na próxima segunda-feira, 25 de junho

As palestras “Síntese e comparação do desempenho com membranas comerciais de membranas modificadas com nanopartículas de argila”, ministrada pelo engenheiro Raphael Rodrigues, pesquisador do CIRRA e “Sistemas NEREDA-Teoria e Prática”, ministrada pelo engenheiro Sérgio Rodrigues, serão realizadas a partir das 14h. As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail com Alexandra Hespanhol pelo telefone (11) 3091-9169, ou pelo e-mail cirra@usp.br.

CEST Organiza Palestra sobre Ciências Aplicadas a Neurociências da Visão

No dia 22 de junho, às 15h, o Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia promove a palestra Sistema Visual: Mecanismos e Pesquisa Aplicada – Uma Abordagem Dirigida a Engenheiros, com o Dr. Ricardo Guimarães, do Hospital de Olhos de Minas Gerais.

Conferência Internacional da LARES traz discussões sobre o mercado imobiliário

A Sociedade Latino Americana de Estudos Imobiliários (LARES), entidade que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de estudos na área de Real Estate, traz nos dias 26, 27 e 28 de setembro, em São Paulo, seu evento mais importante, a 18ª Conferência Internacional da LARES. Dentre os temas em destaque estão o preço dos imóveis, os aspectos jurídicos imobiliários e produtos de nicho como o coliving. Informações como opções de hospedagem e formulários de inscrição, tal como mais detalhes a respeito do evento, podem ser encontradas no site: http://www.lares.org.br/lares2018

---

Quadro de Avisos

Definida nova chefia do Departamento de Engenharia Química da Poli

A chefia do Departamento de Engenharia Química da Poli, que terá mandato de 4 de julho de 2018 a 3 de julho de 2020, foi eleita e é composta pelos docentes Roberto Guardani, como chefe, e Denise Crocce Ramano Espinosa, como vice-chefe.

Prêmio Jovem Cientista do CNPq apoia inovação para solucionar desafios do País

Instituído em 1981, o Prêmio Jovem Cientista chega à sua 29ª edição com o tema Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social. O objetivo é revelar talentos, impulsionar a pesquisa no País e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. Os vencedores ganham bolsas de estudo do CNPq, no valor total correspondente a R$ 775 mil. Podem concorrer mestres, doutores, estudantes de ensino superior e ensino médio. As inscrições vão até dia 31 de julho.

Competição recebe inscrições de projetos com ideias inovadores

Interessados podem se inscrever até 5 de agosto no Falling Walls Lab Brasil, iniciativa internacional tem apoio da USP.

Programa da USP pretende apoiar atividades de ensino fora da universidade

A Pró-Reitoria de Graduação da USP criou um programa que visa apoiar projetos dirigidos ao ensino de graduação na Comunidade, e que promovam interação entre áreas do conhecimento. O órgão busca apoiar não apenas a criação de novos projetos, mas o fortalecimento e integração das diversas iniciativas já existentes na Universidade. O edital pode ser acessado por meio do link.

Edital oferece apoio à pesquisadores para realização de intercâmbio na França

A Universidade de São Paulo e o Comité Français d´Evaluation de la Coopération Universitaire avec le Brésil (COFECUB) anunciam o edital Programa USP-COFECUB, que, por meio de intercâmbio de pesquisadores, tem o objetivo de propiciar a realização de pesquisas conjuntas entre grupos da USP e da França. O período de inscrições se encerra no dia 2 de julho de 2018.

Aberta chamada para pesquisadores Plataforma Científica Pasteur-USP até 10 de julho

Estão abertas inscrições para candidaturas à chamada para pesquisador da área de Ciências da Vida. O selecionado deverá criar um grupo de pesquisa dentro da plataforma científica Pasteur-USP, recentemente criada, e integrante do Centro InovaUSP, localizado na Cidade Universitária. Outras informações pelo e-mail G4-SPPU-Application@pasteur.fr.

Funcionários: Estão abertas as inscrições para CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Poli realizará uma eleição para escolher seus novos integrantes no dia 27 de julho, por meios digitais. A ficha de inscrição, que pode ser baixada aqui, deve ser encaminhada para o e-mail policipa@usp.br até 13 de julho. A portaria pode ser acessada no link.

Programa Diplomacia Civil seleciona delegações para fóruns mundiais do Banco Mundial, FMI e OMC

Estão abertas as inscrições para jovens brasileiros se candidatarem às delegações do Diplomacia Civil, programa do Instituto Global Attitude, as quais participarão de conferências mundiais sobre economia e comércio global no mês de outubro. Podem se candidatar estudantes, jovens profissionais e pesquisadores de 18 a 35 anos, independente da área de formação, até o dia 22 de junho (sexta-feira), às 23h59, por meio de formulário eletrônico. 

USP inicia seu processo de avaliação institucional e docente

A primeira etapa do novo formato de avaliação da USP já começou e tem o primeiro prazo definido: 31 de agosto. O Jornal da USP produziu um material especial impresso e em PDF explicando o passo a passo, o qual professores, departamentos e unidades de ensino, museus e institutos especializados devem seguir a partir de agora.

Nova diretoria do IPT tomará posse no dia 21 de junho

Zehbour Panossian tomará posse do cargo de Diretora-Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas em cerimônia no Auditório do Prédio nº 50 do IPT, que fica na Av. Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo. A confirmação de presença pode ser feita pelo link.

---

Vivência Universitária

Universidade discute o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

O Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação foi o tema da palestra promovida pela Reitoria, no dia 11 de junho, na Sala do Conselho Universitário. Leia mais.

IAG-USP realiza palestra sobre ressonância magnética nuclear aplicada à pesquisa

O seminário “Ressonância Magnética Nuclear aplicada ao estudo de arenitos com porosidade anômala”, promovido pelo Departamento de Geofísica, será apresentado pela pesquisadora Marta Henriques Jácomo na próxima quinta-feira, dia 21 de junho, às 16h30, no auditório 1 do IAG.

Seminário “Como funcionam jogos digitais?” será realizado no IME-USP

Uma iniciativa de alunos de pós-graduação traz palestras de mestrandos e doutorandos. Com o nome “Café, Giz e Demonstração”, os eventos abertos, gratuitos e realizados no Instituto de Matemática e Estatística da USP. O próximo evento será realizado nesta sexta-feira, dia 22 de junho, às 15h, na sala B10, Bloco B, do IME.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). Ana Clara Oliveira - estagiária de Jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.