São Paulo, 25 de junho de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº26/2017.

Destaques

No dia 9 de junho, em parceria com o Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica e Mecatrônica (CAM) da USP, o projeto Poli Cidadã realizou a terceira edição da Oficina de Brinquedos. O objetivo é estimular o conhecimento técnico e apresentar a engenharia para alunos de escola pública. Vinte e quatro crianças, entre 11 e 12 anos, das escolas estaduais Prof. Emygdio de Barros e Samuel Klabin, tiveram a oportunidade de construir um guindaste hidráulico (um guindaste que se movimenta devido a um determinado sistema de água), conhecer a Universidade e entrar em contato com conceitos práticos e teóricos da mecânica e mecatrônica. “O intuito da oficina não é fazer o brinquedo, isso é apenas um mote. A proposta principal é conversar com eles e verificar se têm identificação com a área técnica e tecnológica”, esclarece o professor Antonio Luís Mariani, presidente da Comissão de Projetos com Responsabilidade Social e um dos responsáveis pelo Poli Cidadã. Confira a matéria completa realizada pelo Jornal da USP.

---

Diretoria da Poli realiza ações para discutir o acolhimento estudantil e a saúde mental

A Diretoria da Escola Politécnica, com a colaboração de professores, alunos e funcionários, está discutindo maneiras de enfrentar questões de acolhimento estudantil e saúde mental e minimizar os problemas. 

O assunto foi colocado em pauta em uma reunião do Conselho Técnico Administrativo (CTA) de junho, e será destrinchado por um grupo de acolhimento estudantil formado recentemente. Em nota à Comunidade Politécnica, os diretores destacam a importância e a gravidade do tema e convidam docentes, alunos e funcionários dispostos a contribuir com o debate.

No dia 21 de junho, a Diretoria convidou para uma apresentação, no início da reunião da Congregação, o professor Andrés Eduardo Aguirre, Vice-Diretor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) e futuro coordenador do grupo sobre saúde mental que fará parte do Escritório de Acolhimento Estudantil, em desenvolvimento na Reitoria. A palestra do professor foi transmitida ao vivo e pode ser acessada aqui.

---

Projeto da Poli é selecionado em chamada para colaborações em pesquisa com o Reino Unido

A FAPESP anunciou o resultado de uma chamada de propostas lançada no âmbito da parceria com a Academy of Medical Sciences, a British Academy e a Royal Society, no Reino Unido, e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no Brasil. 

Foram selecionadas vinte propostas de pesquisadores de instituições de ensino superior e/ou pesquisa no Estado de São Paulo. Dentre essas, está o projeto “Economia Circular e Práticas Ambientais e Sociais”, que tem a professora Marly Monteiro de Carvalho, do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, como pesquisadora responsável. O professor Diego Vasquez-Brust (Universidade de Portsmouth, Reino Unido) será o responsável pelo projeto no exterior. Para outros detalhes, basta acessar o site da FAPESP.

---

Poli recebe presidente da Câmara de Educação Superior para debater reforma no currículo de engenharia

Luiz Roberto Liza Curi apresentou a proposta que está em discussão pelo órgão ligado ao Ministério da Educação na última reunião da Congregação, realizada em 21 de junho. O vídeo com a apresentação e com o debate está disponível no link.

---

Professor da Poli é eleito para Câmara de Avaliação Institucional

O professor João Francisco Justo Filho, titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, foi eleito como membro da Câmara de Avaliação Institucional, e representará os docentes na área das Ciências Exatas e Tecnológicas. O processo de avaliação institucional da USP foi iniciado este ano, e está descrito em reportagem especial produzida pelo Jornal da USP. O docente agradeceu o voto de confiança dos colegas e reiterou o compromisso com suas propostas em uma mensagem, que pode ser acessada aqui.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Em comemoração aos 10 anos, RENAFAE realizará workshop na USP

Nos dias 30 e 31 de julho de 2018, o Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) receberá o workshop comemorativo da Rede Nacional de Física de Altas Energias, mais conhecida como RENAFAE, criada em 2008 pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Esta edição contará com apresentações em quatro campos da área — análise de dados, instrumentação, computação e divulgação científica —, além de discussões sobre o papel da física de altas energias na internacionalização da ciência brasileira, realizada com importantes autoridades no campo da política e da ciência.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho e podem ser realizadas no site, assim como submissões de contribuições. Também é possível que os participantes de fora de São Paulo solicitem apoio caso não consigam financiar a viagem. A data limite para a solicitação de ajuda financeira é 15 de junho. 

Importante parceiro da Poli, IPT receberá terceira edição de congresso internacional sobre engenharia do vento

O 3º Congresso Latino Americano de Engenharia do Vento (CLIV) acontecerá entre 5 e 8 de novembro no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O intuito do congresso é promover o intercâmbio, a discussão e a divulgação de tópicos relacionados à engenharia do vento nos países latino americanos. O evento será dividido em sessões técnicas e palestras de profissionais nacionais e internacionais. Dentre as temáticas que irão compor o CLIV está a aerodinâmica de construções e a ventilação no ambiente construído.

O prazo para submissão de artigos acaba dia 16 de julho. Segundo Gabriel Borelli, doutorando da Escola Politécnica e pesquisador do Instituto, a indicação é que os autores façam artigos pequenos, entre quatro e seis páginas, para apresentação oral ou pôster. Outras informações estão disponíveis no site do evento.

---

Cursos e Editais

Prazo para inscrição em curso ministrado no Canadá se encerra nesta sexta

O edital 873/2018, referente ao WC2 2018 Toronto Symposium, está aberto a inscrições até esta sexta (29). O curso teórico-prático é oferecido a alunos de mestrado e doutorado da Universidade de São Paulo e irá selecionar até dois estudantes para receber auxílio-viagem, que inclui passagens e despesas para hospedagem e custeio. O evento acontecerá entre os dias 12 e 17 de agosto na cidade de Toronto e abordará temáticas como o empresariado, a saúde pública e a sustentabilidade. As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Mundus na área de acesso público. Dúvidas devem ser enviadas para a sessão Fale Conosco.

Universidade de tecnologia holandesa oferece oportunidade de Summer School entre os dias 19 e 25 de agosto

Organizada pela Universidade Tecnológica de Eindhoven e pelo Instituto de Engenharia Industrial de Fraunhofer, a Smart Society Summer School está em sua segunda edição e contará com especialistas em cidades inteligentes. Neste ano, serão abordados tópicos como o ambiente de vida saudável e seus aspectos abrangentes — estilo, cultura, trabalho, esportes —, mobilidade urbana e sustentabilidade. O curso é pago e aberto a todas as áreas. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho. Quaisquer dúvidas sobre o programa podem ser tiradas pelo email sophie@smart-society-academy.eu. Para mais informações a respeito de preços e instruções, basta acessar o site.

Está aberto o edital do programa Erasmus+ para alunos de doutorado

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) anunciou o lançamento do Edital 872/2018, do programa Erasmus+, gerido e promovido pela União Europeia com o objetivo de impulsionar qualificações e empregabilidade por meio da educação, formação, juventude e desporto. Serão concedidas até duas vagas de intercâmbio para alunos de pós-graduação, em nível de doutorado na Universidade de São Paulo, com início obrigatório até abril de 2018. O edital está disponível na área pública do Sistema Mundus e as inscrições estão abertas até 17 de julho de 2018, devendo ser realizadas exclusivamente via internet. É responsabilidade do candidato verificar os critérios, requisitos, condições e demais prazos previstos no Edital 872/2018. Dúvidas devem ser enviadas pelo Fale Conosco do Sistema Mundus.

Fundação Vanzolini realiza palestra sobre Excel VBA na próxima segunda-feira

Com o tema “Aumentando o poder computacional da Engenharia de Produção por meio do Excel VBA”, a palestra será realizada no dia 2 de julho, das 19h30 às 21h, na unidade Paulista.

---

Quadro de Avisos

Funcionários: Estão abertas as inscrições para CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Poli realizará uma eleição para escolher seus novos integrantes no dia 27 de julho, por meios digitais. A ficha de inscrição, que pode ser baixada aqui, deve ser encaminhada para o e-mail policipa@usp.br até 13 de julho. A portaria pode ser acessada no link.

---

Vivência Universitária

Site da Prefeitura do Campus (PUSP-C) tem uma página com os mapas da Cidade Universitária

Como uma maneira de facilitar a localização dos frequentadores da Universidade, a página possui mapas das unidades, dos pontos de alimentação, dos pontos de ônibus e itinerários, dos bolsões e estacionamentos, dos condôminos e da Cidade Universitária como um todo. Para ter acesso, basta entrar no site da Prefeitura.

Programa de voluntariado para integrar intercambistas está com inscrições abertas

Criado em 2011 pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI), o USP iFriends abriu as inscrições para a 2ª edição de 2018, dirigidas aos alunos de graduação. O prazo se encerra dia 10 de agosto. O aluno interessado em ser um “Amigo USP” deve se inscrever por meio do Sistema JupiterWeb, na aba “USP iFriends”, onde encontrará mais informações a respeito do programa e dos intercambistas inscritos, que nesta edição chega a aproximadamente 700 estudantes. Quaisquer dúvidas, entrar em contato pelo email ifriends@usp.br.

 Você conhece o curso de idiomas da FFLCH?

O Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) é um centro interdepartamental de estudos e de ensino, que tem por objetivo o apoio à formação acadêmica da comunidade universitária. Atualmente, são oferecidos cursos de Inglês, Japonês e Português, além da aplicação de testes de proficiência. Outras informações no link.

Choro de concerto

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e o Núcleo de Performance dos Professores do Departamento de Música da ECA-USP convidam para o Choro de Concerto, a ser realizado no dia 28 de junho de 2018, quinta-feira, às 12h30, na Sala Villa-Lobos desta Biblioteca.  Evento gratuito e aberto ao público.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). Ana Clara Oliveira - estagiária de Jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.