São Paulo, 2 de julho de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº27/2017.

Destaques

Diretoria da Poli divulga resultado do Edital Jovem Docente 2018

A diretoria da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo divulgou hoje, 2 de julho de 2018, os resultados do Edital Jovem Docente 2018, lançado no dia 12 de junho. Ao todo foram submetidas 51 solicitações, somados os pedidos individuais e em grupo. Os resultados podem ser acessados no link. Os critérios utilizados podem ser acessados aqui.

---

Falta de sono pode prejudicar controle dos movimentos do corpo

Uma reportagem do Jornal da USP destacou a pesquisa coordenada pelo professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Poli, Arturo Forner Cordero. O estudo comprovou que a falta de sono no dia a dia também pode causar problemas de atenção e concentração em pessoas aparentemente saudáveis, fenômeno conhecido como “jetlag social”. O professor conta que o Laboratório de Biomecatrônica da Poli estuda a modelagem do controle motor humano para a aplicação em robôs e exoesqueletos. Leia aqui a reportagem completa.

---

Em 2019, a Poli passa a reservar 350 vagas para alunos egressos de escola pública

Para ingresso no próximo ano, a Poli destinará 350 de suas 870 vagas anuais para alunos egressos de escolas públicas. Entre as duas formas de ingresso adotadas pela Universidade, a Escola destina 783 vagas para a Fuvest, e 87 para o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Ao todo, 520 vagas são oferecidas para ampla concorrência, 213 vagas são reservadas para os alunos egressos de instituições públicas, e 137 para aqueles que se declaram pretos, pardos ou indígenas.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

---

Grandes desafios para a engenharia serão debatidos em evento na Poli

A Poli realizará, nos dias 6 e 7 de agosto, o evento “Strategic Workshop on Engineering Grand Challenges”, com a proposta de reunir palestrantes internacionais renomados de áreas estratégicas da engenharia para debater soluções para os grandes desafios a serem enfrentados pela humanidade nas próximas décadas. “A tecnologia e a engenharia continuam sendo inevitavelmente as melhores opções para superar os grandes desafios da humanidade”, defende o professor da Poli-USP, Emílio Carlos Nelli Silva, um dos organizadores do evento. Leia mais.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Cursos e Editais

PCS oferece palestra gratuita sobre comunicação e pitch para startups

O curso Blockchain Developer abrirá a aula de Laboratório de Startup para convidados, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação da USP. Inscrições no link.

Pró-Reitoria de Graduação lança edital para apoiar projetos extramuros

A ideia é apoiar ações já existentes e incentivar a criação de projetos que envolvam os estudantes com a comunidade.

Centro de Línguas da FFLCH divulga cursos ministrados no segundo semestre

Inglês, japonês e português são os idiomas oferecidos.

---

Quadro de Avisos

Portaria define detalhes de eleição de chefia do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli

O Departamento de Engenharia Naval e Oceânica realizará a eleição para escolha do chefe e vice-chefe do Departamento no dia 15 de agosto. O primeiro período de inscrições estará aberto de 23 de julho a 1º de agosto de 2018.Outras informações constam da Portaria nº 2332/2018.

Amigos da Poli divulga relatório referente às atividades desenvolvidas pelo fundo em 2017

O Fundo Patrimonial divulgou o Relatório Anual 2017, no qual apresenta os acontecimentos e resultados mais relevantes do ano passado. As primeiras páginas são dedicadas às conquistas do fundo e todos os projetos apoiados no último ano. A segunda parte do relatório é dedicada à governança, descrevendo como foi feita a gestão de ativos e expondo demonstrações contábeis auditadas.

Pesquisadores da Faculdade de Odontologia buscam voluntários para estudo clínico

Os voluntários devem ter entre 18 e 50 anos, com dor orofacial, para tratamento de disfunção temporomandibular. O contato para avaliação é o telefone (11)97248-8560, ou o e-mail pesquisadtm.fousp@gmail.com.

Funcionários: Estão abertas as inscrições para CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Poli realizará uma eleição para escolher seus novos integrantes no dia 27 de julho, por meios digitais. A ficha de inscrição, que pode ser baixada aqui, deve ser encaminhada para o e-mail policipa@usp.br até 13 de julho. A portaria pode ser acessada no link.

---

Vivência Universitária

CINUSP promove mostra de Animação

A VII Mostra do tema será realizada entre os dias 2 e 13 de junho, com uma seleção de filmes com temática adulta, recuperando o formato animado para abordar assuntos complexos, graves e polêmicos. Veja aqui a programação.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). Ana Clara Oliveira - estagiária de Jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.