São Paulo, 10 de julho de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº28/2017.

Destaques

Pesquisa da Poli sobre jet lag social é destaque em telejornais

Estudo coordenado pelo docente Arturo Forner Cordero, do Laboratório de Biomecatrônica do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos, demonstrou que a falta de sono no dia a dia também pode causar problemas de atenção e concentração em pessoas aparentemente saudáveis, fenômeno conhecido como “jetlag social”.

Assista aqui a reportagem da Bandeirantes e da rede Record.

---

Grandes desafios para a engenharia serão debatidos em evento na Poli

A Poli realizará, nos dias 6 e 7 de agosto, o evento “Strategic Workshop on Engineering Grand Challenges”, com a proposta de reunir palestrantes internacionais renomados de áreas estratégicas da engenharia para debater soluções para os grandes desafios a serem enfrentados pela humanidade nas próximas décadas. “A tecnologia e a engenharia continuam sendo inevitavelmente as melhores opções para superar os grandes desafios da humanidade”, defende o professor da Poli-USP, Emílio Carlos Nelli Silva, um dos organizadores do evento. Leia mais.

---

Escritório de Relacionamento apresenta Poli para estudantes de Feira de Santana (BA)

No dia 20 de junho, a Poli recebeu os estudantes do Colégio Helyos, instituição de ensino sediada em Feira de Santana na Bahia, pelo Programa GIRO Politécnico, iniciativa do Escritório de Relacionamento. Esta é a quinta visita do colégio, que tem hoje quatro alunos estudando na Poli e dezenas de alunos na USP

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Poli recebe treinamento em software de simulação de processos minerais

A Metso irá realizar um treinamento nos dias 26 e 27 de julho, na sala 7, entre 8h30 e 17h, para os professores, alunos de graduação e pós-graduação, sobre o software "Bruno", criado para a simulação de processos minerais. O software ficará disponível em versões acadêmicas na sala onde será oferecido o treinamento. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail para  mbergerman@usp.br, veja os detalhes aqui. Outras informações sobre o software podem ser acessadas aqui.

Em agosto, Poli realiza evento internacional sobre inovação em pequenas e médias empresas

No dia 30 de agosto, o grupo de pesquisa “Economia da Produção e Engenharia Financeira” (EPEF), em conjunto com núcleo “Redes de Cooperação e Gestão do Conhecimento” (REDECOOP), do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, realizarão o IV Seminário Internacional de Inovação na Pequena e Média Empresa. Outras informações no link.

Poli realiza workshop sobre “Liquid Atomization and Spray Systems” em outubro

Uma iniciativa apoiada pela Fapesp e pela instituição alemã DFG, o workshop será realizado nos dias 2 e 3 de outubro. Outras informações no link.

---

Quadro de Avisos

Termina nesta sexta o período de inscrições para CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Poli realizará uma eleição para escolher seus novos integrantes no dia 27 de julho, por meios digitais. A ficha de inscrição, que pode ser baixada aqui, deve ser encaminhada para o e-mail policipa@usp.br até 13 de julho. A portaria pode ser acessada no link.

---

Inscrições para edital para novo programa Aprender na Comunidade vão até agosto

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) lançou o Programa Aprender na Comunidade, com o objetivo de apoiar as ações de estudantes da USP fora dos muros da Universidade, reunindo diferentes competências e habilidades, e ampliando a interação com a comunidade. Ao todo, serão empenhados recursos orçamentários da PRG no valor de até R$ 1 milhão, distribuídos de acordo com a categoria dos projetos selecionados. Os recursos são destinados para cobrir gastos de custeio, bolsas para os estudantes de graduação e para desenvolvimento das atividades relacionadas ao projeto. O edital será anual e as atividades dos projetos devem ser iniciadas em outubro. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de agosto, pelos coordenadores dos projetos. O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis na página da Pró-Reitoria.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). Ana Clara Oliveira - estagiária de Jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.