São Paulo, 23 de julho de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº30/2018.

Destaques

Desde 2006, evento mescla aproximação entre o Ensino Médio e a Universidade, formação de líderes e avanço nos métodos de aprendizagem

Entre os dias 15 e 22 de julho de 2018, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) recebeu a XII Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica (EAEM). O evento recebeu 25 participantes formandos do ensino médio, de escolas públicas e particulares de ensino. Os alunos, provenientes de diversas partes do país, passaram por um processo seletivo dividido em três etapas, ao longo de três meses. O objetivo principal do programa é apresentar e divulgar o curso de Engenharia Mecatrônica, levando-se especialmente em consideração as questões de representatividade social no qual se insere o Ensino Superior no Brasil e, sobretudo, a Escola Politécnica, de modo a introduzir alunos do último ano do ensino médio no ambiente universitário, aproximando assim o Ensino Médio do Ensino Superior.

Leia a matéria completa no site.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Cursos e Editais

Instituto Tecnológico de Buenos Aires lança competição de startups

O Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA), com o apoio do MIT Sloan Latin America Office, anunciou a competição 100K LATAM, visando incentivar empreendimentos que possam gerar impacto na região da América Latina e do Caribe, por meio do desenvolvimento de projetos inovadores, preferencialmente de base tecnológica e/ou inscritos na economia do conhecimento. Os projetos serão avaliados por um júri de especialistas da indústria, referentes do ecossistema empreendedor, acadêmicos e empreendedores. Serão distribuídos mais de 100 mil dólares em prêmios. As inscrições estão abertas até o dia 10 de agosto de 2018. Para mais informações, basta acessar o site oficial.  

Diplomacia Civil busca jovens delegados para participar de fóruns da ONU em outubro

O Diplomacia Civil, programa do Instituto Global Attitude, lança novas inscrições para duas delegações que participarão de fóruns mundiais sobre investimento, economia, saúde e desenvolvimento sustentável no mês de outubro. Os selecionados terão a oportunidade de assistir a debates e palestras com líderes e organizações internacionais, além de contar com uma agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo programa, e workshops de capacitação com temas preparatórios para os eventos. Podem se candidatar estudantes, jovens profissionais e pesquisadores de 18 a 35 anos, independente da área de formação, até o dia 29 de julho de 2018, às 23h59, preenchendo o formulário eletrônico e anexando currículo. 

AUCANI oferece 100 vagas em novo edital de programa de línguas

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) anunciou o lançamento do Edital 898/2018, para preenchimento de até 100 vagas para o Language Education Programme at USP, curso presencial com base na preparação para exames de proficiência em inglês, dirigido aos alunos de graduação que planejam participar dos programas de intercâmbio da USP. As inscrições se encerram no dia 3 de agosto de 2018 e deverão ser realizadas exclusivamente via Internet, pelo Sistema Mundus. O edital está disponível para consulta no link. Dúvidas poderão ser encaminhadas exclusivamente para o email aucani.idiomas@usp.br.

---

Quadro de avisos

Harvard Business School promove curso em São Paulo no mês de agosto

A Harvard Business School irá realizar, no dia 21 de agosto de 2018, o evento "HBS Information Session", para explicar seu programa de ensino e seus métodos de aprendizagem. As inscrições podem ser feitas aqui.

Prorrogado o prazo de inscrição para o Prêmio SAE BRASIL Estudantil de Educação de Engenharia

Realizado anualmente, o Prêmio SAE BRASIL Estudantil – Educação de Engenharia tem como objetivo reconhecer jovens dispostos a contribuir intelectualmente com o mercado de mobilidade nacional. Podem participar estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior com trabalho de conclusão de curso a partir de julho de 2017. O prazo de envio é até o dia 31 de julho de 2018. Não há cobrança de taxa para a inscrição dos trabalhos. Mais detalhes podem ser encontrados no link. As dúvidas devem ser enviadas para trabalho.estudantil@saebrasil.org.br.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). Ana Clara Oliveira - estagiária de Jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.