São Paulo, 30 de julho de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº31/2018.

Destaques

Escola Politécnica discute os grandes desafios da engenharia em workshop

A Poli realizará na próxima semana, nos dias 6 e 7 de agosto, o evento Strategic Workshop on Engineering Grand Challenges. A proposta é reunir palestrantes internacionais renomados de áreas estratégicas da engenharia e debater soluções para os grandes desafios a serem enfrentados pela humanidade nas próximas décadas. “A tecnologia e a engenharia continuam sendo inevitavelmente as melhores opções para superar os grandes desafios da humanidade”, defende o professor da Poli Emílio Carlos Nelli Silva, um dos organizadores do evento. Leia reportagem do Jornal da USP.

---

Pesquisadores e alunos discutem novas fontes de energia renovável

Até a próxima sexta-feira, dia 3, a Poli está sediando o São Paulo School of Advanced Science on Renewable Energies, evento que reúne estudantes e pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, que atuam na área de fontes de energia renovável. O presidente da comissão organizadora do evento e professor do Departamento de Engenharia Mecânica, José Roberto Simões Moreira, explicou que “antes da virada do milênio, ficou evidente a necessidade de buscar fontes de energia renovável em quantidade, qualidade e disponibilidade para substituir as fontes tradicionais baseadas em petróleo, gás e carvão. O Brasil tem feito grandes esforços para desenvolver tecnologia e implementar novas fontes de energia. Esse curso é uma oportunidade para os estudantes conhecerem e interagirem com renomados pesquisadores que atuam nessa área”. Leia a reportagem completa no link.

---

Professor da Escola Politécnica explica falhas no GPS

"Vire à direita", diz o GPS do seu celular. Você vira e, passados alguns segundos, escuta a notificação de que o aplicativo está recalculando a rota. Você virou exatamente no momento indicado, mas a localização estava errada e, agora, vai precisar fazer um retorno. Afinal de contas, por que isso acontece?

Em entrevista ao portal UOL Tecnologia, o professor Flavio Guilherme Vaz de Almeida Filho, do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli, fornece algumas respostas em torno do funcionamento do GPS. Leia a matéria completa.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Grêmio Politécnico realiza feira do livro esta semana

A feira do livro politécnica, batizada de Alexandria, acontecerá nos dias 1 a 3 de agosto, no vão do Biênio, entre as 9h e 18h. O evento foi realizado pela primeira vez em 2017 e busca promover a leitura dos estudantes. A lista de editoras está disponível no link.

Poli promove ciclo de seminários sobre processo de elaboração de artigos científicos

No dia 8 de agosto, das 10h às 11h30, o Departamento de Engenharia de Produção (PRO) realizará a quarta edição do Seminário A1. O objetivo do evento é promover a interação e o compartilhamento de conhecimento, a partir da exposição e discussão das trajetórias de pesquisadores no processo de elaboração de artigos científicos. Nesta edição, o seminário contará com a participação dos professores Fernando José Barbin Laurindo (PRO), Cláudia Aparecida de Mattos (FEI) e Kumiko Oshio Kissimoto (FEI e ESEG), que apresentarão o caso recente de um trabalho aprovado em importante periódico da área de Gestão de Tecnologia da Informação. O evento será gratuito e ocorrerá no Auditório do PRO. Haverá emissão de certificado. A inscrição deverá ser feita por meio deste formulário.

Evento de abertura do Programa de Carreira 2018 celebrará os 125 anos da Escola Politécnica

A Poli, o Fundo Patrimonial Amigos da Poli e o Centro de Carreiras realizarão a abertura oficial da 2ª edição do Programa de Carreira e a comemoração dos 125 anos da Escola. Após a primeira edição, o Programa de Carreira retorna ainda maior, contando com 70 alunos e alunas participantes e 12 empresas parceiras de estágio.

O evento, que contará com atração musical e mesa redonda sobre politécnicos e politécnicas de sucesso, acontecerá no dia 8 de agosto de 2018, no auditório Prof. Francisco Romeu Landi do prédio da Administração da Poli, das 18h às 21h. Para garantir a participação, basta se inscrever ou pelo link, ou enviando um email para contato@centrodecarreiradapoli.com.br.

Poli Jr realiza uma das maiores feiras de recrutamento de SP na próxima semana

A 28ª edição do evento promovido pela empresa júnior da Escola Politécnica será realizada nos dias 8 e 9 de agosto, no estacionamento da Poli. Outras informações no site.

---

Quadro de avisos

Estão abertas as inscrições para o Simpósio de Iniciação Científica da USP

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP, o SIICUSP, é um evento realizado anualmente, que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes de graduação da USP e de outras instituições, além de contribuir para a formação dos participantes.

Em 2018, a etapa do SIICUSP na Poli será realizada na semana de 17 e 21 de setembro, e os 15% melhores trabalhos serão indicados para a etapa Internacional, que será realizada em evento na cidade de São Paulo, nos dias 22 e 23 de novembro de 2018, com a participação de estudantes de instituições estrangeiras convidados.

---

Cursos e Editais

Competição de empreendedorismo dará U$100 mil em prêmios

Estão abertas, até 10 de agosto, as inscrições para a LATAM 100K Entrepreneurship Competition, uma competição que tem o objetivo de promover o desenvolvimento de empreendimentos na América Latina e no Caribe. O concurso visa incentivar o desenvolvimento de startups com capacidade de gerar impacto na região através do desenvolvimento de projetos inovadores, e será composto por três categorias diferentes em função da maturidade da ideia: Pitch, Accelerate e Launch. Os projetos serão avaliados por um júri de especialistas da indústria, referentes do ecossistema empreendedor, acadêmicos e empreendedores. Saiba mais.

Inscrições para Prêmio Jovem Cientista terminam amanhã

Estão abertas as inscrições para o XXIX Prêmio Jovem Cientista com o tema: "Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social". Instituído pelo CNPq em 1981, o Prêmio conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e com o patrocínio do Banco do Brasil e da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A premiação consiste em mais de R$ 1,2 milhão, entre valores em espécie, computadores portáteis, troféus, diplomas e bolsas de estudo do CNPq (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado).As inscrições estarão abertas até às 18h do dia 31 de julho, pelo site ww.jovemcientista.cnpq.br.

Serviço de Relações Internacionais da Escola Politécnica divulga editais do Processo Seletivo Duplo Diploma 2019

O Serviço de Relações Internacionais da Poli, no intuito de uniformizar e facilitar o acesso dos alunos da Escola aos programas de intercâmbio para as várias Instituições de Ensino Superior (IES) conveniadas, abre as inscrições para o “Processo Seletivo de Duplo Diploma/2019 - Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália e Portugal” e para o “Processo Seletivo de Duplo Diploma/2019 - Écoles Centrales: Centrale Supélec, Lille, Lyon, Marseille, Nantes; e Ecole Polytechnique”. Ambos os formulários estarão disponíveis na Intranet até o dia 13 de agosto de 2018, às 23h00. Outras informações podem ser encontradas no site da Poli.

Poliglota Idiomas disponibiliza edital de bolsas para o segundo semestre

O edital de bolsas para o extensivo do segundo semestre do Poliglota Idiomas, escola de idiomas do Grêmio Politécnico, já está disponível para alunos da graduação e da pós-graduação. Os documentos exigidos deverão ser entregues na sede do Grêmio Politécnico ou enviados pelo e-mail edital.poliglotaidiomas@gmail.com até o dia 4 de agosto.

Poli oferece cursos gratuitos de redação acadêmica em inglês e técnicas de apresentação

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de técnicas de apresentação, que acontecem às terças, entre 14h e 15h30, e de redação acadêmica em inglês, às quartas, entre 9h e 11h, durante os meses de agosto e setembro. Os cursos são ideais para quem precisa redigir artigos para periódicos, propostas para agências de financiamento ou apresentar-se em congressos e seminários internacionais. Dúvidas e mais informações devem ser esclarecidas com as secretárias de pós-graduação, com as bibliotecárias, ou pelo email cborbatrad@gmail.com.

Aucani irá conceder 111 vagas de intercâmbio para o primeiro semestre de 2019

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) lançou o Edital 900/2018, no qual oferece 111 vagas para alunos de graduação, para a realização de intercâmbio acadêmico durante o 1º semestre de 2019 em Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras parceiras da USP. O período de inscrições vai de 1º a 7 de agosto de 2018, às 12h, e as inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus. Dúvidas podem ser enviadas por meio da sessão Fale Conosco.

---

Vivência Universitária

Palestra "Oportunidades de intercâmbio internacional para alunos de graduação da USP" será ministrada no Auditório do CDI

No dia 2 de agosto, quinta-feira, das 13 às 14 horas, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) promoverá a palestra "Oportunidades de intercâmbio internacional para alunos de graduação da USP", ministrada pelo diretor adjunto na Área de Mobilidade Acadêmica, professor Marcio Lobo Netto. O evento acontecerá no Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI).  

Departamento de Geofísica do IAG recebe palestra do programa "Honorary Lectures"

A primeira etapa do evento “SEG Honorary Lectures 2018”, que passará por diversos países da América Latina, acontecerá no dia 6 de agosto de 2018, às 13h00, no Auditório do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP). O palestrante convidado, que irá discutir como os avanços recentes no imageamento sísmico podem melhorar a identificação e a avaliação de prospectos, é o Dr. Ruben D. Martinez, consultor e instrutor em geociências do petróleo com 40 anos de experiência. O evento é gratuito e não necessita de inscrição. Mais informações estão disponíveis no site.

Nova mostra do CINUSP celebra o cinema taiwanês

De 6 a 24 de agosto, o CINUSP apresenta a mostra Mestres do Cinema de Taiwan, que celebra o contato com este país por meio de obras-primas do cinema, em sessões gratuitas de segunda a sexta-feira, às 16h e às 19h. Confira a programação completa no site.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). Ana Clara Oliveira - estagiária de Jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.