São Paulo, 6 de agosto de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº32/2018.

Destaques

Poli realiza programação especial para comemorar seus 125 anos

Em agosto de 2018, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo irá completar 125 anos de existência e, para celebrar a data, no dia 25 de agosto, a Diretoria, juntamente com um grupo de ex-alunos, a Associação dos Engenheiros Politécnicos, o Fundo Patrimonial Amigos da Poli, o Grêmio Politécnico, a Atlética e os Centros Acadêmicos estão programando um dia de confraternização.

Entre as principais atrações está o "Roteiro do Conhecimento", que oferecerá visitas a laboratórios de alta tecnologia da Escola, durante 20 minutos, entre 10h30 e 12h. Entre os locais que receberão os visitantes estão o Centro de Engenharia de ConfortoTanque de Provas Numérico - TPNCaverna Digital e INOVALAB. Os interessados podem se inscrever pelo link https://theia.poli.usp.br/conference/labsepusp2018 , onde estão as informações sobre os Laboratórios e os horários disponíveis para as visitas. Outras informações sobre a programação serão divulgadas em breve.

---

Hoje e amanhã, workshop internacional trará discussões sobre os grandes desafios da engenharia

Os grandes desafios que a engenharia enfrentará nas próximas décadas serão discutidos nos dias 6 e 7 de agosto, na Escola Politécnica (Poli) da USP, durante o Strategic Workshop on Engineering Grand Challenges. O evento reunirá palestrantes do Brasil e do exterior de múltiplas áreas do saber para debater o assunto.

---

Com contribuição da Poli, Brasil se torna membro de Comitê da ISO em cidades sustentáveis

Uma Comissão de Estudos Especiais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que se dedica ao tema desenvolvimento sustentável em cidades e comunidades, a CEE268, foi responsável pela mudança, em junho, do status da ABNT de Observador para Participante junto ao órgão International Organization for Standardization (ISO), que congrega órgãos de padronização como a ABNT em diversos países. O coordenador da comissão, professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli, Alex Abiko, explica que isso tem um importante significado, pois o Brasil se torna um membro formalmente participante da Technical Committee 268 da “ISO Sustainable Cities and Communities. “O novo status de membro “Participante” significa uma maior responsabilidade na discussão dos conteúdos das normas técnicas junto a ISO, contribuindo para o seu aperfeiçoamento e a sua adequação para os diversos contextos em que elas são empregadas”, detalha Abiko.

---

Poli e Ambev realizam workshop para prospecção de parcerias

A Poli realizou, no dia 2 de agosto, em parceria com a Ambev, um evento com a participação de seus principais pesquisadores e comissões para analisar a possibilidade de realização de pesquisas em conjunto com a empresa. A reunião foi liderada pela diretora da Poli-USP, Liedi Légi Bariani Bernucci, e pelo vice-presidente de suprimentos e sustentabilidade da Ambev, Rodrigo Figueiredo de Souza.

---

Mais que bolsas, interlocução. Projeto de ex-alunos Poli foca em mentoria para ajudar estudantes

O Projeto Retribua atua junto a alunos de graduação da Escola Politécnica da USP em situação de vulnerabilidade socioeconômica oferecendo bolsas e mentoria

A partir da convivência com os jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica que estudam na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, uma associação de ex-alunos da centenária instituição passou a contribuir com bolsas para auxiliar em sua permanência. Desde 2004, já foram apoiados mais de 400 jovens e, a partir de 2017, o projeto passou a oferecer também mentoria aos bolsistas, ou seja, além do auxílio financeiro, os jovens têm contato direto com um mentor, um engenheiro que lhe dará suporte para os desafios enfrentados diariamente, sejam acadêmicos, pessoais ou sociais.

A mentoria, segundo os organizadores, é uma modalidade especial de ajuda em que, essencialmente, uma pessoa mais experiente acompanha de perto, orienta e estimula o mentorando a partir de sua experiência, conhecimento e comportamento.Estes mentores, treinados e acompanhados por uma equipe composta por psicólogas e politécnicos voluntários, têm contato constante com os estudantes. Muitos dos mentores são ex-bolsistas, hoje profissionais de sucesso. Leia mais.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Poli Jr realizará nesta semana a maior Feira de Recrutamento da América Latina

O Workshop Integrativo será realizado nos dias 8 e 9 de agosto em uma tenda montada no estacionamento da Poli. O evento foi a primeira feira de recrutamento do Brasil e atualmente recebe mais de 6000 visitantes e 70 das maiores empresas do País. Com mais de 25 anos de experiência e reconhecimento de mercado, a feira vem promovendo a aproximação entre universitários capacitados e o mercado de trabalho. O evento oferece um espaço no qual as empresas expõem seus programas de estágio e trainee. Durante os dois dias de feira, o participante pode conhecer um pouco mais das empresas participantes, seus ramos de atuação e programas de recrutamento. A presença é gratuita e não há limite de vagas, basta se inscrever no site do evento: www.workshopintegrativo.com.br, ou no balcão de inscrição da feira.

Poli realiza evento internacional sobre inovação em pequenas e médias empresas

No dia 30 de agosto, a Escola Politécnica sediará o IV Seminário Internacional de Inovação na Pequena e Média Empresa, que tem como objetivo gerar um fórum de exposições e debates em torno da gestão da inovação na área, do papel das start-ups no processo de inovação disruptiva, das redes de cooperação, clusters e arranjos locais de produção e inovação, das políticas públicas e dos programas de cooperação internacional para as PME’s. Outras informações no link.

---

Quadro de avisos

Em dúvida de como descartar lixo? Fale com o Poli Recicla

A Escola Politécnica possui uma visão clara da sua responsabilidade para com a cultura sustentável, assim como seu compromisso para o desenvolvimento de boas práticas de atuação relacionada aos resíduos. Neste contexto a direção instituiu o Programa Poli Recicla, que tem por missão incorporar a gestão sustentável dos resíduos gerados, além de estimular a comunidade a participar deste processo. O Poli Recicla atua em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei n° 12305/10, de forma a auxiliar na adequada conduta e gestão de resíduos ambientalmente correta. Outras informações e contato pelo link.

Aberto novo período de inscrições para eleição para a chefia do Departamento de Engenharia Naval

Encerrado o primeiro período de inscrições para a eleição para escolha da chefia do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli, será aberto novo período de inscrições, que vai até 12 de agosto, no qual poderão ser apresentadas candidaturas compostas também de Professores Doutores, membros do Conselho do Departamento.

Programa de Mobilidade USP divulga novidades no seu sistema

A Comissão de Análise de Mobilidade dos Servidores USP realizou medidas para tornar o processo de transferência mais ágil e transparente. A partir deste mês, por meio do sistema USP Oportunidades, os dirigentes têm acesso às informações sobre os funcionários de suas respectivas Unidades cadastrados no sistema com perfil divulgado como público. Outras informações no ofício CODAGE/CIRC/OI0/2018.

Inscrições para o vestibular da USP começam no dia 13 de agosto

Fuvest lança manual do candidato com orientações sobre o exame; processo oferece 8.362 vagas em cursos de graduação.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.