São Paulo, 13 de agosto de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº33/2018.

Destaques

Jornal da USP: Veículo autônomo submarino monitora águas com sensores e câmeras

Monitorar ambientes aquáticos por meio de sensores e câmeras de vídeo é a função do Veículo Autônomo Submarino (AUV) desenvolvido pela Escola Politécnica (Poli) e o Instituto Oceanográfico (IO) da USP. Operado remotamente, o equipamento pode se deslocar por grandes extensões de mar, identificando e filmando o plâncton (organismos que vivem nas águas). O sistema pode ser adaptado também para detectar vazamentos de óleo e a presença de organismos que comprometem estruturas de usinas hidrelétricas, navios e plataformas de petróleo.

O equipamento é um projeto conjunto do Laboratório de Veículos Não Tripulados da Poli, coordenado pelo professor Ettore Barros, e o Laboratório de Sistemas Planctônicos do IO, que tem coordenação do professor Rubens Mendes Lopes. “A ideia é criar um modo mais eficiente de detectar o plâncton marinho, para a eventual caracterização das camadas finas”, afirma o professor da Poli. “Essas camadas têm maior concentração de plâncton, sendo muito importante para o ecossistema, pois dele se alimentam peixes e outros animais marinhos”.

---

Quais serão os grandes desafios da engenharia na próxima década?

Nos dias 6 e 7 de agosto, o Strategic Workshop on Engineering Grand Challenges, na Poli, reuniu palestrantes internacionais de várias áreas do saber que debateram os grandes desafios da engenharia nas próximas décadas. Tais desafios apresentam como ponto em comum serem de alcance global e multidisciplinares, o que torna necessária a associação de cientistas e engenheiros dos mais diversos campos do conhecimento, que devem trabalhar de forma coordenada e sistematizada. Confira a cobertura completa do evento na reportagem.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Centro de Inovação em Construção Sustentável promove palestras nesta sexta-feira

O seminário Ferramentas de Projeto, Fabricação Digital e Prototipagem irá abordar novas formas de projeto (sistemas generativos e topology otimization), prototipagem e fabricação digital. Foram convidados para apresentar o arquiteto Miguel Aflalo, que fará um apanhado das tendências das ferramentas de projeto relativas a design computacional e fabricação digital. Acesse os detalhes e inscreva-se no link.

---

Modelagem matemática para saúde e segurança pública será tema de palestra do MIT na Poli

Arnold Barnett é professor de administração e estatística na MIT Sloan School of Management, uma das unidades da renomada instituição americana

A Poli receberá, no dia 20 de agosto, das 11h15 às 12h30, uma palestra com o professor Arnold Barnett, um pesquisador do MIT Sloan School of Management que se dedica principalmente à modelagem matemática com foco em problemas de saúde e segurança pública. Seu trabalho sobre homicídios inclusive já foi apresentado na Casa Branca, ao presidente Gerard Ford. A proposta do evento é promover a interação entre professores, alunos e pesquisadores da USP com o convidado do MIT. A palestra será realizada no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, no prédio da administração da Escola Politécnica da USP, Edifício Mário Covas Júnior, Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380. São Paulo – SP.

O evento é aberto e gratuito, e não haverá tradução simultânea. As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://goo.gl/forms/piUP88ETkR1wAVFm1. Outras informações pelo e-mail eventos.poli@usp.br.

---

Poli realiza sexto Workshop de Logística Humanitária no dia 28

Evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Logísticos da Poli e pelo Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres no Estado de São Paulo será realizado no auditório do Departamento de Engenharia de Produção e abordará, entre outros temas, o incêndio no prédio do Paissandú e o desastre da Samarco. Inscrições no link.

---

Etapa do SIICUSP na Poli será realizada de 18 a 21 de setembro

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP, o SIICUSP, é um evento realizado anualmente, que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes de graduação da USP e de outras instituições, além de contribuir para a formação dos participantes. O evento será realizado em quatro diferentes prédios da Poli de acordo com os temas que serão expostos. Veja a programação no link.

---

Quadro de avisos

Departamento de Engenharia Química realiza eleição para representantes de graduação

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2340, publicada no D.O.E. de 13.08.2018, informamos que estão abertas as inscrições para a eleição para a escolha dos representantes discentes de graduação junto ao Conselho de Departamento e à  Comissão de Coordenação de Curso do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. A eleição será realizada no dia 17.09.2018, das 9 às 16 horas, por meio de sistema eletrônico de votação.

Eleição para Departamento de Engenharia Naval e Oceânica terá chapa única

A chapa única é composta pelos docentes Bernardo Luis Rodrigues de Andrade, para Chefe, e Helio Mitio Morishita, para Vice-Chefe.

---

Vivência Universitária

Inscrições abertas para o Coral da USP

O Coral da Universidade de São Paulo (CORALUSP), ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), está com as inscrições abertas para novos cantores até dia 30 de setembro ou enquanto durarem as vagas. O Coral é totalmente gratuito e aberto à comunidade. Para participar, não é preciso ter vínculo com a USP, basta ter mais de 18 anos e se inscrever através do site do Coral. Após preencher o formulário, é necessário agendar por telefone um teste de avaliação vocal. Inscrições pelo site www.coralusp.prceu.usp.br

Eca promove Encontro Internacional dos Grupos de Pesquisa: Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia

A data de entrega das propostas de oficinas para o 8º Encontro Internacional dos Grupos de Pesquisa foi prorrogada. As inscrições devem ser feitas no link.

Convite à Física do IF-USP desta semana terá como tema “Simetria e escala: a física das transições de fase”

O evento será realizado no dia 15 de agosto, quarta-feira, e o palestrante será o professor Diego Trancanelli. Outras informações no link.

CIEE apresenta rodada gratuita de Startups e debates para jovens empreendedores

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) promoverá, no dia 23 de agosto, a partir das 16h, o painel “O novo mercado, novas carreiras: Como a integração da tecnologia, mudou as operações do mercado de trabalho”. O evento gratuito, que receberá nomes importantes do mercado financeiro, será aberto ao público. Inscrições gratuitas para universitários maiores de 18 anos no link.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.