São Paulo, 27 de agosto de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº35/2018.

Destaques

Tese da Escola Politécnica recebe menção honrosa no Prêmio Tese Destaque USP de 2018

Na última segunda-feira, dia 20 de agosto, foram divulgados os trabalhos vencedores da edição 2018 do Prêmio Tese Destaque USP. Na grande área Engenharias, recebeu menção honrosa a pesquisa  desenvolvida por Emerson Gonçalves de Melo, “Integração monolítica de guias de onda, curvas e junções em Y baseados em cristais fotônicos planares de silício e com baixas velocidades de grupo”, orientada pelo professor Marco Isaías Alayo Chávez, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP.

---

Professor Kazuo Nishimoto recebe Prêmio Trajetória pela Inovação

No dia 23 de agosto, uma cerimônia marcou a entrega do Prêmio USP Trajetória pela Inovação, concedido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e pela Agência USP de Inovação para premiar professores da Universidade que se destacaram, ao longo de suas atividades acadêmicas, na produção de inovações científicas, tecnológicas ou culturais, contribuindo assim para a excelência do resultado institucional e para o desenvolvimento socioeconômico do País. O professor Kazuo Nishimoto, Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli-USP, foi um dos cinco premiados.

Kazuo formou-se em Engenharia Naval e Oceânica na Escola Politécnica em 1979, realizou seu mestrado em Engenharia Naval e Oceânica na Yokohama National University em 1982, e seu doutorado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de Tokyo, em 1985. Alcançou o topo da carreira docente na USP em 2007, quando se tornou professor titular. Sua especialização foi na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em Hidrodinâmica e Projeto de Navios e Sistemas Oceânicos, mas recentemente a sua atuação é de integração de diversos conhecimentos de engenharia e ciências básicas como coordenador geral do Tanque de Provas Numérico, laboratório reconhecido internacionalmente que realiza simulações navais.

---

Escola Politécnica da USP digitaliza Acervo Histórico

Quando a Revolução de 1932 ganhou força, era na Escola Politécnica, uma das mais respeitadas instituições da Engenharia do País, que as tropas da capital e do interior de São Paulo se abasteciam com munição e granadas de mão construídas ali. Foi desenvolvido, ainda, um modelo de lança-chamas. E alunos chegaram até a fazer parte do movimento. Dez anos antes, “camizolões de panno azul” (aventais) para os guardas e serventes da instituição eram encomendados na Penitenciária do Estado. E, em 1897, a Escola agradecia ao “cidadão Dr. José Ayrosa Galvão, engenheiro chefe da Estrada Paulista”, pela amostra de meteorito que havia oferecido ao Gabinete de Mineralogia e Geologia.

Essas passagens curiosas são uma pequena amostra do material precioso que abriga o Acervo Histórico da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O site foi apresentado na última reunião da Congregação da instituição, e pode ser acessado aqui.

---
---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

USP Lecture aborda relações entre ciência, inovação e economia

Na próxima quinta-feira, dia 30 de agosto, o USP Lecture #23, com o tema Ciência, Tecnologia e Inovação com Transdisciplinaridade, terá como palestrante o professor Sérgio Mascarenhas, que abordará questões referentes à inovação e economia e possíveis alternativas para contornar a presente crise econômica do Brasil e da América Latina. Sérgio Mascarenhas é Físico Químico do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Outras informações na página do Facebook.

---

Reunião de Pesquisa sobre Inovação nas Pequenas e Médias Empresas

No dia 29 de agosto, às 14h, será realizado no Departamento de Engenharia de Produção da Poli, na sala D2-106, uma Reunião de Pesquisa com a participação internacional dos professores Fiorenza Belussi (Universidade de Padova, Itália) e Rubén Ascúa (Presidente da Rede PyMEs Mercosul e Professor e Reitor da Universidade Nacional de Rafaela, Argentina). A reunião abordará os temas: Inovação nas PMEs, Distritos Industriais e Rede PyMEs. O evento é gratuito e será em inglês. Para realizar a inscrição, clique aqui.

---

Poli sedia em setembro o Second International Symposium on Supply Chain 4.0

Nos dias 3 e 4 de setembro, o Departamento de Engenharia de Produção receberá o Second International Symposium on Supply Chain 4.0, com o tema: “Digital Transformation in SME (Small and Medium Enterprises)”. O evento é organizado pela SC4, rede colaborativa de pesquisa em Indústria 4.0, e conta com o Prof. Eduardo Zancul (PRO) no comitê organizador.

---

Poli realiza sexto Workshop de Logística Humanitária amanhã

Evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Logísticos da Poli e pelo Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres no Estado de São Paulo será realizado no auditório do Departamento de Engenharia de Produção e abordará, entre outros temas, o incêndio no prédio do Paissandú e o desastre da Samarco. Inscrições no link.

---

Etapa do SIICUSP na Poli será realizada de 18 a 21 de setembro

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP, o SIICUSP, é um evento realizado anualmente, que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes de graduação da USP e de outras instituições, além de contribuir para a formação dos participantes. O evento será realizado em quatro diferentes prédios da Poli de acordo com os temas que serão expostos. Veja a programação no link.

---

Semana de Engenharia Ambiental da Poli será realizada em setembro

O Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental (CAEA) realizará a primeira edição da Semana de Engenharia Ambiental (SemEA) nos dias 17 a 21 de setembro deste ano, com o objetivo de promover a cultura e a visibilidade da engenharia ambiental e suas intersecções com outras áreas, e aproximar os alunos com o meio profissional.

---

Quadro de avisos

Travessas da Poli tem nomes alterados

Com o objetivo de facilitar a identificação e o acesso, o Conselho Gestor do Campus da Capital, alterou os nomes alterados das travessas de 1 a 5 na região da Escola Politécnica no campus da capital: a “Travessa 1” passa a ser “Travessa do Canal”; a “Travessa 2” passa a ser “Travessa do Biênio”; a “Travessa 3” passa a ser “Travessa do Politécnico”; a “Travessa 4” passa a ser “Travessa do Labirinto”; e a “Travessa 5” passa a ser “Travessa das Nações”.

Poli abre inscrições de processo seletivo para Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Estão abertas as inscrições, até 26 de setembro, para o processo seletivo de ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP). Outras informações no link.

Poli Social realiza arrecadação de alimentos até esta sexta, dia 31

A Poli Social e a Comissão de Formatura 2018 estão realizando uma campanha para apoiar as instituições Reintegra Turma da Sopa e Associação Metodista Livre Agente com a doação de alimentos não perecíveis. Podem ser doados arroz, feijão, macarrão, leite em pó, achocolatado e pó de café. As caixas para arrecadação podem ser encontradas na portaria dos prédios do Biênio da Poli, da Engenharia Elétrica, da Engenharia Ambiental e Civil, da Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Naval, da Engenharia Metalúrgica e de Materiais e na Associação de Engenharia Química (AEQ), no bloco 19, Conjunto das Químicas.

Amigos da Poli apresentarão resultados dos últimos dois anos

O Fundo Patrimonial Amigos da Poli realizará, no dia 11 de setembro, das 19h às 22h, o 4º Coquetel de resultados Amigos da Poli, para celebrar conosco nossos resultados e impactos dos últimos dois anos. O evento marca o início da nova gestão do Amigos da Poli, premiação dos melhores projetos apoiados e pretende ser uma oportunidade para networking. O Coquetel será realizado na Casa Natura Musical, que fica na Rua Artur de Azevedo, 2134. As vagas são limitadas, e podem ser garantidas aqui.

Financiamento de visita de professores norte-americanos ao Brasil

Com o objetivo de beneficiar algumas instituições com a vinda de professores e pesquisadores, a Fulbright e a CAPES oferecem oportunidades para acadêmicos e profissionais norte-americanos de todas as áreas para atividades de pesquisa e ensino no Brasil. São visitas de 3 ou 4 meses ou períodos mais curtos, divididos em duas visitas de dois meses cada. Bolsas completas incluindo manutenção, passagem aérea e seguro saúde. As inscrições estão abertas até 12 de setembro em https://awards.cies.org/

Poli recebe treinamento em software de simulação de processos minerais

A Metso irá realizar um treinamento nos dias 5 e 6 de setembro, na sala de computadores do PECE, no prédio do PMI, entre 13h e 17h, para os professores, alunos de graduação e pós-graduação, sobre o software "Bruno", criado para a simulação de processos minerais. O software ficará disponível em versões acadêmicas na sala onde será oferecido o treinamento. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail para  mbergerman@usp.br. Outras informações sobre o software podem ser acessadas aqui.

Curso à distância do PECE visa ajudar docentes a incorporar tecnologias em sala de aulas

O Programa de Educação Continuada PECE, da Poli, está com inscrições abertas para a segunda edição do curso à distância (EAD) de “Educação On-line para Professores”.

Este curso destina-se a professores, Educadores e Coordenadores de Cursos, de nível superior, que vivem as mudanças nas escolas e nos estudantes provocadas pela incorporação de recursos da tecnologia digital. Acesse os detalhes aqui.

Competição de tecnologia e empreendedorismo HackBrazil recebe inscrições até 3 de setembro

Vinculada à Brazil Conference at Harvard & MIT, a HackBrazil acontecerá pela terceira vez, com a missão de reunir hackers, designers e empreendedores para desenvolver projetos que usem tecnologia para resolver os principais problemas do Brasil. Em abril de 2019, nos Estados Unidos, os dois primeiros colocados da competição receberão os prêmios de R$ 75 mil e R$ 25 mil, respectivamente. As inscrições, feitas pelo site www.hackbrazil.com, começam hoje e vão até o dia 3 de setembro.

---

Vivência Universitária

IME Jr. promove palestra sobre ciência de dados aplicada à área de saúde

Nesta quarta-feira, dia 29 de agosto, às 16h, a IMEJr fará uma apresentação sobre  uma empresa inovadora que usa ciência de dados aplicada ao segmento de healthcare, a Funcional Health Management. Inscrições no link.

Esta semana o CINUSP Paulo Emílio recebe o 29º Festival Internacional de Curta Metragens de São Paulo da Associação Cultural Kinoforum

Realizado desde 1990, o Festival é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao curta-metragem no mundo, com produções desde jovens estudantes até profissionais consagrados. O que os curtas apontam como tendência neste ano é a conquista da multiplicidade de olhares, com uma diversidade e representatividade presentes em toda programação, na frente e atrás das câmeras.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.