São Paulo, 3 de setembro de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº36/2018.

Destaques

Jornal da USP destaca apoio do Amigos da Poli aos projetos de alunos da Escola

 A formação universitária não acontece apenas dentro da sala de aula: grêmios, competições, grupos de estudo e projetos de extensão são alguns dos espaços onde os alunos podem desenvolver habilidades, colocar em prática o que aprendem na teoria e descobrir em que áreas gostam de trabalhar. Mas para tornar tudo isso realidade é preciso ter recursos financeiros. Com a missão de desenvolver o potencial dos estudantes e complementar sua experiência acadêmica, a Escola Politécnica (Poli) da USP decidiu criar um fundo patrimonial.

“Trabalhamos com o modelo de endowments, comum nas universidades do exterior. Recolhemos doações de ex-alunos ou quaisquer pessoas interessadas em ajudar a escola e todo valor recebido é investido na própria Poli”, explica Lucas Sancassani, presidente do Amigos da Poli, como a iniciativa foi nomeada. Anualmente o fundo lança um edital, para o qual toda a comunidade politécnica pode se inscrever – não apenas alunos, mas também professores e funcionários, desde que haja a participação de um professor desempenhando o papel de mentor.

Equipe de robótica da Poli em competição realizada em 2017; grupo recebeu apoio do fundo Amigos da Poli – Foto: ThundeRatz/Facebook

---

Toma posse nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Poli

A Comissão composta por funcionários indicados pela diretoria e eleitos pelos funcionários tomou posse na presença da diretora da Escola no dia 29 de agosto. O nome dos integrantes da gestão 2018/2019 podem ser conferidos na Portaria, e as fotos estão no link.

---

Monitores do Poli Cidadã recebem reconhecimento pela Oficina de Brinquedos 2018

Os alunos da USP que participaram da Oficina de Brinquedos de 2018 do Programa Poli Cidadã receberam, no dia 24 de agosto, os certificados por terem ajudado as crianças a fabricarem o guindaste. Os funcionários da USP que estiveram presentes no evento também receberam o reconhecimento.

---

A agenda de todos os eventos que acontecem na Poli está no nosso site. Acesse aqui!

Responda a este e-mail para incluir um novo evento.

---

Agenda

Poli sedia em setembro o Second International Symposium on Supply Chain 4.0

Nos dias 3 e 4 de setembro, o Departamento de Engenharia de Produção receberá o Second International Symposium on Supply Chain 4.0, com o tema: “Digital Transformation in SME (Small and Medium Enterprises)”. O evento é organizado pela SC4, rede colaborativa de pesquisa em Indústria 4.0, e conta com o Prof. Eduardo Zancul (PRO) no comitê organizador.

---

Poli realiza sexto Workshop de Logística Humanitária amanhã

Evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Logísticos da Poli e pelo Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres no Estado de São Paulo será realizado no auditório do Departamento de Engenharia de Produção e abordará, entre outros temas, o incêndio no prédio do Paissandú e o desastre da Samarco. Inscrições no link.

---

Etapa do SIICUSP na Poli será realizada de 18 a 21 de setembro

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP, o SIICUSP, é um evento realizado anualmente, que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes de graduação da USP e de outras instituições, além de contribuir para a formação dos participantes. O evento será realizado em quatro diferentes prédios da Poli de acordo com os temas que serão expostos. Veja a programação no link.

---

Semana de Engenharia Ambiental da Poli será realizada neste mês

O Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental (CAEA) realizará a primeira edição da Semana de Engenharia Ambiental (SemEA) nos dias 17 a 21 de setembro deste ano, com o objetivo de promover a cultura e a visibilidade da engenharia ambiental e suas intersecções com outras áreas, e aproximar os alunos com o meio profissional.

---

Quadro de avisos

Estão abertas as inscrições para intercâmbio de graduação para Universidade de Edimburgo

A AUCANI anunciou o lançamento do Edital 950/2018, de mobilidade internacional para alunos de Graduação, para seleção de até três alunos de graduação para realização de intercâmbio na University of Edinburgh, Reino Unido, durante o primeiro semestre de 2019, de janeiro a maio. Outras informações no link, opção Editais, Alunos de Graduação, sob o código 950.

Instituto de Engenharia realiza evento sobre lições aprendidas em acidentes prediais

O dia 11 de setembro tornou-se o marco mundial para profissionais envolvidos nas construções de empreendimentos ocupados por populações numerosas, servindo de alerta global após incêndio e desabamento das duas Torres Gêmeas, em Nova Iorque, EUA, em 2001. É por isso que o Instituto de Engenharia (IE) elegeu esta data histórica para promover o Seminário Acidentes Prediais – Lições Aprendidas, que trará especialistas renomados no assunto. O evento acontecerá das 9h às 17h, na sede da instituição, em São Paulo (SP).

Oportunidades de estágio e emprego são destaque de evento gratuito na área de gestão e inovação

A Fundação Estudar promoverá, no dia 22 de outubro, a Conferência Na Prática Empreendedorismo e Tecnologia, com a proposta de apoiar o jovem a entender o seu estilo de trabalho e personalidade e onde estão as melhores oportunidades de carreira de acordo com as suas características pessoais e com as culturas das empresas. Outras informações no link.

Travessas da Poli tem nomes alterados

Com o objetivo de facilitar a identificação e o acesso, o Conselho Gestor do Campus da Capital, alterou os nomes alterados das travessas de 1 a 5 na região da Escola Politécnica no campus da capital: a “Travessa 1” passa a ser “Travessa do Canal”; a “Travessa 2” passa a ser “Travessa do Biênio”; a “Travessa 3” passa a ser “Travessa do Politécnico”; a “Travessa 4” passa a ser “Travessa do Labirinto”; e a “Travessa 5” passa a ser “Travessa das Nações”.

Poli abre inscrições de processo seletivo para Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Estão abertas as inscrições, até 26 de setembro, para o processo seletivo de ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP). Outras informações no link.

Poli Social realiza arrecadação de alimentos até esta sexta, dia 31

A Poli Social e a Comissão de Formatura 2018 estão realizando uma campanha para apoiar as instituições Reintegra Turma da Sopa e Associação Metodista Livre Agente com a doação de alimentos não perecíveis. Podem ser doados arroz, feijão, macarrão, leite em pó, achocolatado e pó de café. As caixas para arrecadação podem ser encontradas na portaria dos prédios do Biênio da Poli, da Engenharia Elétrica, da Engenharia Ambiental e Civil, da Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Naval, da Engenharia Metalúrgica e de Materiais e na Associação de Engenharia Química (AEQ), no bloco 19, Conjunto das Químicas.

Amigos da Poli apresentarão resultados dos últimos dois anos

O Fundo Patrimonial Amigos da Poli realizará, no dia 11 de setembro, das 19h às 22h, o 4º Coquetel de resultados Amigos da Poli, para celebrar conosco nossos resultados e impactos dos últimos dois anos. O evento marca o início da nova gestão do Amigos da Poli, premiação dos melhores projetos apoiados e pretende ser uma oportunidade para networking. O Coquetel será realizado na Casa Natura Musical, que fica na Rua Artur de Azevedo, 2134. As vagas são limitadas, e podem ser garantidas aqui.

Poli recebe treinamento em software de simulação de processos minerais

A Metso irá realizar um treinamento nos dias 5 e 6 de setembro, na sala de computadores do PECE, no prédio do PMI, entre 13h e 17h, para os professores, alunos de graduação e pós-graduação, sobre o software "Bruno", criado para a simulação de processos minerais. O software ficará disponível em versões acadêmicas na sala onde será oferecido o treinamento. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail para  mbergerman@usp.br. Outras informações sobre o software podem ser acessadas aqui.

Curso à distância do PECE visa ajudar docentes a incorporar tecnologias em sala de aulas

O Programa de Educação Continuada PECE, da Poli, está com inscrições abertas para a segunda edição do curso à distância (EAD) de “Educação On-line para Professores”.

Este curso destina-se a professores, Educadores e Coordenadores de Cursos, de nível superior, que vivem as mudanças nas escolas e nos estudantes provocadas pela incorporação de recursos da tecnologia digital. Acesse os detalhes aqui.

Competição de tecnologia e empreendedorismo HackBrazil recebe inscrições até hoje

Vinculada à Brazil Conference at Harvard & MIT, a HackBrazil acontecerá pela terceira vez, com a missão de reunir hackers, designers e empreendedores para desenvolver projetos que usem tecnologia para resolver os principais problemas do Brasil. Em abril de 2019, nos Estados Unidos, os dois primeiros colocados da competição receberão os prêmios de R$ 75 mil e R$ 25 mil, respectivamente. As inscrições, feitas pelo site www.hackbrazil.com, começam hoje e vão até o dia 3 de setembro.

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.