São Paulo, 10 de setembro de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº37/2018.

Notícias

Poli promove primeira etapa do 26º SIICUSP na próxima semana

---

Fundo Amigos da Poli apresenta resultados em coquetel amanhã, 11/9

O evento marca o início de uma nova gestão, que administrará o Fundo Patrimonial junto ao conselho pelos próximos dois anos.

---

Curso de atualização sobre utilização de recursos tecnológicos em sala de aula tem inscrições prorrogadas

O curso de atualização “Ensino Online para Professores”, desenvolvido pelo Programa de Educação Continuada (PECE) da Poli, teve as inscrições prorrogadas até a próxima quinta-feira, dia 13 de setembro. O curso foi idealizado pelo PECE e pelo professor Edson Fregni e, ao final, o conteúdo fica disponível para consulta. As inscrições podem ser realizadas no link, onde constam detalhes do curso. 

O curso é voltado a professores, educadores e coordenadores de cursos interessados em adotar recursos online para ensino, que pretendam entender como a mente aprende e como facilitar e estimular o processo de aprendizado por meios dessas plataformas. O vice-presidente da Comissão de Graduação da Poli-USP, professor Antonio Seabra, destaca que o curso está sendo muito importante para aprimorar suas atividades didáticas. “Estou tendo a oportunidade de tomar contato com novas formas de pensamento sobre o assunto, ampliando a minha visão e discutindo o assunto com outros professores”, ressalta.

---

Palestras internacionais abordarão tendências em ensino e pesquisa na Engenharia Química

A Poli receberá, no dia 13 de setembro de 2018, às 10h e às 14h, duas palestras com o professor Ignacio Grossmann, da Carnegie Mellon University, que fica em Pittsburgh, na Pennsylvania. O evento será realizado na Sala Profa. Priscila Aya Shimizu, no piso superior do Bloco 19 do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP, situado à Rua do Lago 250 (ao lado do bandejão das Químicas). A inscrição é necessária, e deve ser feita no link.

---

Palestra internacional sobre nano satélites de sensoriamento remoto

O Presidente Geral do IEEE/GRSS, o professor Adriano Camps estará em São Paulo no sábado, dia 15 de setembro de 2019, e fará uma palestra, em inglês, sem tradução simultânea, na sala S-02 do Prédio da Engenharia Civil da Escola Politécnica, às 9h e terá a duração aproximada de uma hora e meia (1h30min). O tema será “Small Satellites and Earth Observation. The UPC NanoSat program”. Outras informações aqui. Inscrições no link https://goo.gl/forms/7rYDicSrwQECy3Zg2.

---

Recuperação de áreas degradadas na Mineração de Bauxita será tema de palestra na Poli no próximo dia 18

A Palestra APEMI de Setembro de 2018 será realizada no dia 18, e terá como palestrante os engenheiros Fernando César Fernandes Júnior e Geraldo Sérgio dos Santos Werneck. A Associação Paulista dos Engenheiros de Minas realiza um evento mensal na Escola em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo. A palestra começa 19h no departamento. O evento é gratuito, e será oferecido coffee-break e certificado. Inscrições no link. Outras informações pelo e-mail ciro@apemi.eng.br, ou pelos telefones (11) 99499-6378, com Graziella.

---

Núcleo de Empreendedorismo da USP promove Bootcamp em Blockchain

em parceria com a startup Foxbit e a Cia Makers - escola de inovação. Uma imersão que contará com atividades nos dias 12, 13 e 14 das 17h às 19h. Para participar, inscreva-se no link.

---

Fibra ótica, o futuro dos softwares open source e energias renováveis estão entre os assuntos da V SEnEC

A Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica e Computação será realizada de 17 e 21 de setembro na Poli, no prédio de Engenharia Elétrica da Poli. O evento também abordará realidade virtual, desenvolvimento web e mobile, empreendedorismo digital, chatbots e IoT. O evento busca conectar o universo acadêmico com a prática na Engenharia, e traz as novidades em tecnologia. “Este ano, contamos com a presença do ilustre Jon Maddog, uma das maiores autoridades mundiais em softwares livres, além de empresas como IBM, Siemens, Samsung, TFG, Nvidia, entre outras”, explica o estudante de Engenharia Elétrica, Bruno José Móvio. Outras informações no link.

---

Poli realiza a oitava edição do seminário “Novas Fronteiras & Desafios da Logística”

O Centro de Inovação em Sistemas Logísticos da Escola Politécnica da USP realizará a oitava edição do seminário "Novas Fronteiras & Desafios da Logística". O evento acontecerá no dia 8 de outubro, das 13h às 16h30, no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, localizado no Prédio da Administração da Poli.

---

Quadro de avisos

Professores e funcionários podem estudar no Programa Idiomas sem fronteiras

Na última semana, a AUCANI lançou o Edital 957, que tem como objetivo o cadastramento de docentes e servidores técnico-administrativos para a participação no Programa Idiomas sem Fronteiras, que antes era reservado apenas aos alunos da Universidade. O professor Henrique Lindenberg Neto destaca que essa iniciativa vem de encontro a uma demanda da CRInt da Poli de que todos que trabalham na Poli possam aperfeiçoar o seu conhecimento de idiomas estrangeiros. Os funcionários podem se inscrever neste link, e os docentes neste, sob o código 957.

Diretoria defere pedidos de inscrição para eleições discentes no Departamento de Engenharia Química

Foram deferidas inscrições para representação discente graduação junto ao Conselho de Departamento e à Comissão Coordenadora de Curso do Departamento de Engenharia Química.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.