São Paulo, 24 de setembro de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº39/2018.

Notícias

Escolas de engenharia de diversos países se reúnem na Poli na próxima semana

Representantes de renomadas faculdades de engenharia do mundo participarão de assembleia na Poli para debater os desafios de ensino e pesquisa na área

A Poli receberá, entre os dias 3 e 5 de outubro, a Assembleia Geral da T.I.M.E. (Top Industrial Managers Europe), uma das principais redes internacionais de escolas de engenharia. A associação surgiu na Europa, mas hoje inclui instituições de ensino da Ásia, da Oceania, América do Sul e do Norte. O professor Marcelo Augusto Leal Alves, que integra a Comissão de Relações Internacionais da Poli-USP,  explica que foi no contexto da rede T.I.M.E. que se formatou o programa de duplo-diploma em engenharia adotado na Poli, além de outros modos de cooperação acadêmica internacional entre instituições de ensino superior.

O primeiro dia de programação, 3 de outubro, conta com visita aos laboratórios da Poli-USP, Tanque de Provas Numérico e Laboratório de Conforto de Cabine, e uma feira de estudos internacionais onde os alunos poderão conhecer as oportunidades de intercâmbio nas instituições parceiras, que será realizada no prédio da Engenharia Civil, S-30. Nesta feira, os estudantes interessados poderão tirar suas dúvidas sobre os programas intercâmbio de mais de 30 universidades de diversos países. Outras informações na página do evento, no link.

---

 Equipe Poli Racing apresenta seu novo protótipo no dia 27 de setembro

O FP-X é o novo veículo de competição desenvolvido e construído pela Poli Racing, equipe de alunos da Poli-USP que tem como objetivo projetar, desenvolver e construir um carro de

competição monoposto no estilo fórmula para representar a Escola em uma competição que ocorre anualmente entre várias universidades de engenharia do Brasil. A apresentação do carro será no dia 27 de setembro, a partir das 19h, no auditório do prédio da Engenharia Mecânica.

---

Agenda

Mudanças climáticas serão o tema de debate e exibição de filme na Poli

Nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, às 14h, a Poli receberá a exibição do filme “É Hora de Decidir”, de Charles Ferguson (EUA, 2016, 98') no Auditório do prédio da administração da Poli. Em seguida, será realizado debate moderado pelo professor Augusto Câmara Neiva, da Poli-USP. O evento é aberto ao público, e será realizado na Avenida Professor Luciano Gualberto, travessa 3, número 380. Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Semana de Engenharia Naval e Oceânica vai até sábado, dia 29

A programação do evento SENO 2018, que conta com palestras, minicursos e visitas técnicas, pode ser acessada aqui.

Palestra sobre a experiência europeia com o novo conceito de estabilização de solos com cal

Laboratório de Pavimentação receberá a palestra nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, a partir das 9h30. Inscrições aqui.

---

Quadro de avisos

Cursos de redação acadêmica em inglês e de técnicas de apresentação na Poli

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de técnicas de apresentação (3ª-feiras, 14h00 - 15h30) e de Ferramentas Básicas de Redação Acadêmica em Inglês (Writing I 4ª-feiras, 9h00 - 12h00) para outubro-novembro, voltado para quem precisa redigir artigos para periódicos, ou apresentar-se em congressos ou seminários internacionais. Outras informações com as secretárias de pós-graduação, com as bibliotecárias ou pelo e-mail cborbatrad@gmail.com.

Levantamento do Jornal da USP traz iniciativas na área de saúde mental

Pensando na numerosa comunidade de alunos, funcionários e docentes da USP, o jornal organizou um mapa da saúde mental na Universidade, reunindo serviços na USP que trabalham o tema e oferecem apoio e atendimento especializado.

"Violência sexual na USP: mito, exagero ou realidade?"

Um artigo do USP Mulheres apresenta os resultados de uma pesquisa sobre interações na universidade. O material traça um panorama com dados concretos da violência contra estudantes da USP.

Eleição dos representantes dos servidores técnicos e administrativos

Estão abertas as inscrições para representantes dos Servidores Técnicos e Administrativos junto ao Conselho Gestor do Campus USP da Capital. Outras informações aqui.

Eleições de representantes discentes no departamento de Engenharia de Transportes será realizada em 26/11

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.357, estão abertas as inscrições para a eleição para a escolha dos representantes discentes de pós-graduação junto à Comissão de Coordenação de Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.