São Paulo, 1º de outubro de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº40/2018.

Notícias

Estudantes poderão conhecer programas de intercâmbio em feira internacional na Poli

Evento na Poli contará com representantes de 30 escolas. Confira a lista de participantes

A Escola Politécnica da USP receberá, no dia 3 de outubro, das 14h às 17h, uma feira internacional com representantes de 30 universidades de todo o mundo, que apresentarão aos estudantes da USP as oportunidades dos seus programas de intercâmbio.  O evento faz parte da programação da assembleia geral da T.I.M.E (Top Industrial Managers Europe), uma rede internacional de escolas de engenharia que será realizado na Poli-USP de 3 a 5 de outubro. Além das delegações, a equipe de relações internacionais da Escola Politécnica também estará presente para tirar dúvidas e orientar os alunos interessados em realizar intercâmbio quanto a bolsas, processos seletivos, e outras informações.

A Feira será realizada na sala S-30 do prédio da Engenharia Civil da Poli-USP, que fica na Avenida Professor Almeida Prado, travessa 2, nº 83, Cidade Universitária, São Paulo, SP. Outras informações sobre a Assembleia T.I.M.E., na página da Escola Politécnica ou pelo e-mail eventos.poli@usp.br. A confirmação de presença pode ser realizada no link.

---

Amigos da Poli recebem certificação de qualidade

O Fundo Patrimonial Amigos da Poli agora possui o “Selo DOAR Certificado A+”, o mais alto nível concedido pelo Instituto Doar, uma instituição que visa ampliar a cultura da doação no Brasil e no mundo. O Selo é um reconhecimento concedido apenas para entidades com altíssima qualidade de gestão, governança e transparência. A organização foi avaliada em 44 critérios de gestão e transparência, divididos em cinco grandes temas: causa e estratégia de atuação, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, estratégia de financiamento e prestação de contas e comunicação.

---

Professor Mario Sergio Salerno lança livro sobre gestão da inovação mais radical

Foi lançado pela Editora Elsevier o livro “Gestão da Inovação mais Radical”, escrito pelos professores Mario Sergio Salerno, do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, e Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes (FEA-USP, doutor pela Poli-USP). Discutindo o assunto de forma descomplicada, mas com rigor conceitual e metodológico, a obra é voltada a gestores em organizações, além de pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação. Leia mais.

---

Poli recebe delegação da Sapienza University of Rome

Os professores Alex Abiko, Henrique Lindenberg e Fernando Josepetti Fonseca receberam, no dia 24 de setembro, as professoras Maria Argenti e Francesca Sarno, ambas da Faculdade de Engenharia Civil da Sapienza University of Rome. O objetivo da visita foi de estreitar as relações entre as instituições acadêmicas, prospectando as possibilidades de um Duplo Diploma. 

---

Concurso de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais está com inscrições abertas

Encontram-se abertas, até 23 de novembro, as inscrições para o XVII Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais. Trata-se da 17ª edição desse concurso, organizado pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP. Serão selecionados e premiados os três melhores trabalhos utilizando a técnica de Microscopia Óptica e os três melhores trabalhos utilizando a técnica de Microscopia Eletrônica de Varredura ou Microscopia de Força Atômica. O resultado do julgamento será divulgado no dia 30 de novembro. Dia 6 de dezembro haverá um coquetel de abertura da exposição contendo todos os trabalhos apresentados e distribuição de prêmios, com a presença de representantes da Gerdau, empresa patrocinadora do concurso.

O regulamento do concurso pode ser acessado no link.

---

Artigo: Professor Roberto Kochen fala sobre as inovações tecnológicas do Metrô nas últimas cinco décadas

O docente teve um artigo de opinião publicado na revista Brasil Engenharia, acesse aqui.

Clipping Exame: Grupos se reúnem em universidades para investir e impulsionar startups

Investidores-anjo da Poli, FGV e Insper se reúnem para investir em startups, ver o dinheiro render e participar do desenvolvimento do empreendedorismo. Apenas ex-alunos da FGV, Poli USP e Insper, respectivamente, são aceitos como membros e investidores. Leia aqui a matéria completa.

Evento promovido pelo Exército aborda a contribuição da indústria de defesa para a economia e para a ciência, tecnologia e inovação do Brasil

---

Quadro de avisos

Portaria define como será a eleição para chefia do departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica

Acesse a portaria 2360/2018 que dispõe sobre a eleição para a Chefia e Vice-Chefia do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica - PEF, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP). 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.