São Paulo, 8 de outubro de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº41/2018.

Notícias

Poli renova acordos de duplo-diploma e inicia tratativas com universidades de diversos países

Na última semana, a Poli recebeu a Assembleia Geral da T.I.M.E. (Top Industrial Managers Europe), uma das principais redes internacionais de escolas de engenharia. Durante o evento, foram renovados os 31 acordos de duplo-diploma estabelecidos com instituições de ensino superior da Alemanha, Espanha, França, Itália, Peru e Portugal. Além disso, foram iniciados os trâmites para desenvolvimento de programas com universidades da China, Bélgica e Rússia. Leia mais. As fotos do evento estão disponíveis aqui.

---

Poli sediou fase final da 42ª Olimpíada Paulista de Matemática

A Poli recebeu, no dia 29 de setembro, a última fase da 42ª edição da Olimpíada Paulista de Matemática. Pouco mais de 600 alunos do ensino fundamental e médio de escolas do Estado de São Paulo participaram da competição nesta fase. A Olimpíada foi realizada nos prédios do Biênio e da Engenharia de Produção, e ao longo do evento uma equipe de seis pessoas da Escola Politécnica, alunos e funcionários do Escritório de Relacionamento, fizeram a divulgação dos cursos de engenharia disponíveis na USP, dos programas da Universidade, como o de permanência estudantil, e de programas da própria Poli, como os de intercâmbio.

---

Palestra na Poli apresentará concurso soluções inovadoras e sustentáveis em aplicações para o aço para estudantes de engenharia

A ArcelorMittal, um conglomerado industrial multinacional de empresas de aço, está promovendo um concurso para estudantes de engenharia, com o tema “Soluções inovadoras e sustentáveis na produção, desenvolvimento e aplicação de aços”, com o objetivo de reconhecer, incentivar e premiar estudantes e professores a partir da exploração de projetos inovadores para o aço. Para apresentar o concurso, será realizada uma palestra sobre inovação em aço na próxima quinta-feira, dia 11 de outubro, das 11h às 12h30, na sala 6 da Poli Civil, com rodada de dúvidas e coffee break. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link.

---

Departamento de Engenharia de Produção premia projetos de graduação na área de Gestão de Operações de Manufatura

No dia 21 de setembro, foi realizada no Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Poli-USP a entrega do Prêmio de Melhor Projeto de Melhoria de Produtividade, desenvolvido  no contexto da disciplina “PRO3444 - Gestão de Operações de Manufatura”, em 2017. Ministrado pelos professores Dario Ikuo Miyake e Paulino Graciano Francischini, este curso tem o objetivo de apresentar aos alunos de graduação do PRO os principais conceitos referentes à operação, controle, manutenção e melhoria dos sistemas de produção. Leia mais.

---

Palestra sobre Mestrado em Engenharia Nuclear será realizada na Poli no dia 15/10

A Poli receberá, na próxima segunda-feira, dia 15 de outubro, às 12h, uma palestra sobre um programa de mestrado europeu em Engenharia Nuclear. Acesse aqui o cartaz. Informações sobre o programa no link.

---

Concurso de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais está com inscrições abertas

Encontram-se abertas, até 23 de novembro, as inscrições para o XVII Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais. O regulamento do concurso pode ser acessado no link.

---

Quadro de avisos

Eleições para o programa de pós-graduação em Engenharia Civil

Na última semana, foram divulgadas as portarias DIR-2363 e DIR-2364, que dispõem sobre as eleições para escolha dos membros docentes e do coordenador e vice-coordenador da CCP do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP.

As eleições serão realizadas por meio de sistema de votação eletrônica. Outras informações podem ser obtidas junto à secretaria do programa, por meio do e-mail posgradcivil@usp.br.

---

Vivência Universitária

Empreendedorismo no nível universitário e pós-graduação é tema de evento no IME-USP

No próximo dia 19 de outubro, às 15h, haverá um seminário do mestrando Higor Azevedo Garona, do Programa de Pós-Graduação de Engenharia Química da Poli-USP, como parte do projeto Café, Giz e Demonstração. Higor abordará o tema do empreendedorismo entre pós-graduandos, tendo em vista que, “no Brasil, 60% dos estudantes se formam sem perspectivas de emprego”. Com base em pesquisas, o palestrante pretende explorar as possibilidades de aprimorar as características  empreendedoras dos estudantes da

graduação e da pós-graduação. O seminário será realizado na sala B01 do bloco B - IME USP. O evento é aberto e não é necessário se inscrever. Haverá café, chá e bolachas.

Desafios tecnológicos em grandes projetos científicos serão tema de evento no Instituto Mauá de Tecnologia

Nos próximos dias 9 e 10 de outubro, a USP e a Mauá realizarão o “3rd GMT Brazil Office Workshop: Technological Challenges In Large Scientific Projects”, que abordará como o desenvolvimento de tecnologia de ponta é essencial para o sucesso de grandes projetos científicos. Serão apresentados alguns projetos de abrangência nacional e internacional, como o Telescópio Gigante de Magalhães, a ser construído no deserto de Atacama - Chile, bem como o Projeto Sirius, Instrumentação Astronômica, Softwares Embarcados, Engenharia de Sistemas e Fluido Dinâmica Computacional e seus principais desafios tecnológicos. O evento será realizado no auditório do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul, das 14h às 19h. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até hoje, às 13h30, ou até atingir o limite de vagas, através do link.

Curso de gestão de conflitos na FFLCH têm matrículas prorrogadas

A atividade é promovida pelo Departamento de Antropologia, a pedido da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da FFLCH. O objetivo é fornecer subsídios teóricos e sobretudo práticos àqueles que se interessam pela temática das práticas consensuais de gestão de conflitos, especialmente a mediação e a justiça restaurativa. Outras informações pelo e-mail agenda@usp.br, ou pelo telefone (11) 3091-4645.

"Mulheres na Ciência" será o tema de painel amanhã, dia 9 de outubro

A Confederação Nacional da Indústria receberá o Painel “Mulheres na Ciência” como parte do ciclo “CT&I para a Sustentabilidade (CTI – ODS 2030)”. O painel contará com a participação de pesquisadoras, gestoras da área de CT&I e representantes da comunidade científica e tecnológica de todo o Brasil, e terá como uma das debatedoras a diretora-presidente do IPT, Zehbour Panossian.

O evento será realizado das 14h às 18h, na rua Surubim, 504, 16º andar, Brooklin Novo, São Paulo. O evento de São Paulo é aberto ao público e será transmitido pelo portal do cgee. Outras informações no site e no cartaz.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana
Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo, jornalista, e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.