São Paulo, 15 de outubro de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº42/2018.

Notícias

Novo site da Poli entra no ar nesta segunda-feira, dia 15 de outubro

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) tem um novo site a partir desta segunda-feira, dia 15 de outubro. A página da centenária escola de engenharia foi reformulada por uma equipe de funcionários das áreas de Planejamento, Informática e Comunicação. O endereço do site é o www.poli.usp.br/ . Para fazer sugestões, elogios ou tirar dúvidas, entre em contato pelo e-mail comunicacao.poli@usp.br. 

O site tem mais de 2600 páginas, e é acessado mensalmente por mais de 130 mil pessoas. No último mês, entre os visitantes de outros países, mais de 1600 cliques tem origem nos Estados Unidos, 600 de Portugal, 470 da França, e 272 no Peru, sendo que a Escola possui acordos de integração acadêmica com os três últimos. A Escola Politécnica da USP possui 445 docentes, 396 funcionários, mais de 5200 alunos de graduação e mais de 2 mil alunos de pós-graduação. Oferece 17 cursos de graduação e 870 vagas anuais.

Ficha técnica do novo site da Poli-USP

Diretoria (Gestão 2014-2018)

Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci

Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Coordenação: Enaége Dalan Sant’Ana, assessora de planejamento e gestão

Informática: Paulo Villegas, Analista de Sistemas 

Comunicação: 

Amanda Rabelo, jornalista MTB 62580

Patrícia Sandes, analista administrativo

Apoio: Grupo de Gestores da Escola Politécnica da USP

---

Poli Recicla coordena participação da comunidade politécnica na Operação Cata-Bagulho

Professores, funcionários e alunos da Escola Politécnica da USP contribuíram com a Operação Cata-Bagulho de 2018, ação promovida pela Prefeitura do Campus da Capital da USP que visa destinar corretamente materiais que não são mais utilizados nas instalações da universidade. Na Escola Politécnica, o mutirão foi realizado de 2 a 5 de outubro de 2018, e foi operacionalizado pelo programa Poli Recicla, que realiza a gestão de resíduos na unidade.

Foram descartadas mesas, cadeiras, sucata, armários e móveis velhos, que encheram 4 grandes caçambas, aproximadamente 30 m³, e que foram levadas dos prédios em 29 viagens do carro disponibilizado pela Seção de Veículos da Poli, que contribuiu com a ação. A operação contou também com a colaboração da Assistência Técnica Administrativa, Seção de Patrimônio, bem como dos funcionários dos departamentos.

---

Grêmio e Ciclo Básico dobram número de computadores de sala de estudo no Biênio

A sala Pró-Aluno, localizada no prédio do Biênio, possuía anteriormente apenas 25 máquinas funcionavam, após a ação são 56 em serviço.

 O Grêmio Politécnico e a Coordenação do Ciclo Básico da Poli realizaram um mutirão para restaurar um espaço de estudos que fica à disposição dos alunos de graduação. Antes da reforma, apenas 40% dos computadores disponíveis na Sala Pró-Aluno estavam efetivamente funcionando. O objetivo da parceria era melhorar os espaços para estudo na Escola por meio da reorganização da sala, e para isso os recursos disponíveis no edifício do Ciclo Básico foram realocados para a Pró-Aluno e os equipamentos já foram instalados. Uma vantagem da nova disposição do espaço é a bancada livre para estudo e leitura. O Relatório sobre a condição da sala antes da ação pode ser acessado aqui.

---

Pesquisadores da Poli contribuem com debate sobre mineração do futuro

Development Partner Institute (DPI Mining), uma organização criada em 2016 para promover uma mudança nos modelos de negócio da indústria da mineração, realizou, em setembro, um evento para debater desenvolvimento regional com a participação de representantes de diversos grupos, como empresas mineradoras, organizações não governamentais (ONGs), povos indígenas, universidades, igrejas e governos. O workshop, promovido na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e contou com o apoio do grupo NAP.Mineração da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). 

Ao longo do evento, realizado entre os dias 18 e 20 de setembro em Belo Horizonte (MG), foram abordadas as parcerias focadas nos seguintes pilares: “Propósito Compartilhado”; “Ecossistemas de Prosperidade” e “Existência de Empresas, Comunidades e Países Competitivos”.

---

Agenda

Semana de Arte da Poli (SAPO) começa na próxima semana

Em sua 29ª edição, o evento promovido pelo Grêmio contará com atrações de música, teatro, pintura, fotografia, entre outros, de 22 a 26 de outubro. Outras informações no link.

---

Apresentação sobre concurso "Desafio do Aço" será realizado na próxima semana, quinta-feira, dia 18, na Civil

Foi alterada para quinta-feira, dia 18 de outubro, a palestra da ArcelorMittal voltada aos estudante de Engenharia, para apresentar os detalhes do Talentos do Aço. O desafio que visa reconhecer, incentivar e premiar estudantes e professores a partir da exploração de projetos inovadores para o Aço.

---

Concurso de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais está com inscrições abertas

Encontram-se abertas, até 23 de novembro, as inscrições para o XVII Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais. O regulamento do concurso pode ser acessado no link.

---

Vivência Universitária

Workshop e lançamento de livro sobre ciência e tecnologia do futuro

Evento acontecerá dia 25 de outubro no Auditório da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp. Programação completa aqui

Seminário de Atualização sobre o Mercúrio e a Convenção de Minamata no Brasil

Evento ocorrerá dias 23 e 24 outubro no Fundacentro de São Paulo. Outras informações e inscrições no link.

Inscrições de programa que busca jovens em países emergentes estão abertas

Gratuito, o programa Kectil, de uma fundação norte-americana, tem o objetivo de capacitar jovens de países em desenvolvimento para liderarem. As inscrições vão até 15 de novembro. Inscreva-se no link.

XVII SITRAER Simpósio de Pesquisa em Transporte Aéreo

Organizado pela Politécnica e a Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBTA), acontecerá de 22 a 24 de outubro Tryp São Paulo Itaim Hotel. Outras informações no site do evento: https://pcs.usp.br/sitraer2018/

Feira de eletrônicos acontecerá em novembro

EletroExpo ICEEB será entre os dias 12 e 14 de novembro, no Expo Center Norte, com entrada franca.

Inscrições para 2019 do curso de especialização em Engenharia Automotiva da Poli estão abertas

Centro de Engenharia Automotiva (CEA) abriu as inscrições para seleção de alunos para a turma de 2019 na Especialização em Engenharia Automotiva. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de novembro, a lista de documentos se encontra no site.

Estudantes têm entrada gratuita em feira de composites, poliuretano e plásticos

A 10ª edição da Feiplar Composites & Feipur, Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia, acontecerá de 6 a 8 de novembro no Expo Center Norte. Outras informações no site http://www.feiplar.com.br/

---
---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes, analista administrativo

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.