São Paulo, 22 de outubro de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº43/2018.

Notícias

Jornada de Ergonomia da Poli acontecerá na próxima semana

Nos dias 29 e 30 de outubro, segunda e terça da semana que vem, acontecerá a XIV Jornada de Ergonomia, com o tema “Ergonomia da Atividade, Economias Solidária e da Cooperação: convergências, divergências e caminhos possíveis”. O evento é gratuito e é necessário fazer a inscrição.

Local: Auditório Professor Francisco Romeu Landi, prédio da Administração da Poli (Edifício Mário Covas).

---

Poli e Museu Paulista abrem mostra sobre o edifício histórico da Independência nesta semana

No dia 25 de outubro, às 14h, a Escola Politécnica, juntamente com o Museu Paulista, também da Universidade, inauguram, no Edifício Mário Covas Junior (Prédio da Administração da Escola), a exposição "Território, Edifício, Museu: Trajetórias do Museu Paulista e seu Edifício-Monumento".

Em 15 painéis, conta-se a história do Museu do Ipiranga, o qual está atualmente fechado, pois passa por reforma e restauração. A mostra estará aberta para visitação até dia 23 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

---

Estudantes promovem Semana da Diversidade na próxima semana

A Semana de Diversidade da Poli chega em sua quarta edição em 2018, e é um evento realizado pelo coletivo LGBT+ da Poli-USP desde 2015, e este ano está sendo organizado em conjunto com os coletivos feministas e o negro. "Temos como objetivo promover debates sobre a diversidade no âmbito acadêmico e profissional, fortalecer a união das minorias e sensibilizar a comunidade em prol dos movimentos sociais". Todos os eventos são gratuitos e abertas não só a toda comunidade da Universidade de São Paulo, mas também a visitantes externos. Confira a programação abaixo.

---

Professor da Poli recebe medalha por aplicações pacíficas de energia nuclear

O professor Angelo Fernando Padilha, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PMT), foi homenageado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), no último dia 10 de outubro, no Rio de Janeiro. O tributo remete ao seu envolvimento com pesquisas científicas relacionadas ao uso de energia nuclear de modo pacífico.

---

Escola receberá palestra do professor Arnab Majumdar da Imperial College da Inglaterra

O professor tem mais de 20 anos de experiência em transporte aéreo e investiga os problemas do Tráfego. Nas pesquisas mais recentes há enfoque na determinação das causas de incidentes e acidentes no espaço aéreo controlado. A palestra acontece no dia 25 de outubro, das 10h às 15h, no Auditório da Engenharia Elétrica.

---

Semana do Livro promovida pela Biblioteca acontece nesta semana

A Feira da Barganha e Doação de Livros e Seminário de Gestão de Dados de Pesquisa em Engenharia são os eventos agendados. O primeiro vai de 23 a 25 de Outubro, já o segundo ocorre dia 26 e é necessário fazer inscrição.

---

Poli recebe visitantes da Universidad del Valle da Colômbia

Na última segunda-feira, dia 15 de outubro, a Poli recebeu 25 alunos de Engenharia Industrial da Universidad del Valle, Cali, Colômbia, em companhia de dois de seus professores. Foi realizada uma apresentação da Escola e uma visitação a três de nossos laboratórios.

---

Curso de difusão “Bibliometria: Teoria e Prática” tem data para fevereiro de 2019

No dia 11 de fevereiro de 2019, das 8h às 17h, o Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP realizará o curso de difusão “Bibliometria: Teoria e Prática”. Seu objetivo é ensinar a aplicação do método bibliométrico, técnica difundida para realização da pesquisa acadêmica.

---

Concurso de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais está com inscrições abertas

Encontram-se abertas, até 23 de novembro, as inscrições para o XVII Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais. O regulamento do concurso pode ser acessado no link.

---

Quadro de avisos

Inscrições do Programa de Cátedras Franco-Brasileiras na USP estão abertas

As propostas de candidaturas para 2019 devem ser encaminhadas até 20 de novembro de 2018. O objetivo do programa é apoiar novas colaborações ou projetos sobre temas emergentes, além de permitir acolher professores ou pesquisadores de instituições francesas por uma duração de 45 dias a dois meses. Os detalhes estão no edital.

---

Processo Seletivo para o curso de Mestrado do Programa de Engenharia de Sistemas Logísticos tem inscrições abertas

No dia 24 de outubro, às 16h, terminam as inscrições online para o Programa de Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos da Poli. O exame, composto por inglês e conhecimentos gerais da área, acontece no dia 1º de novembro das 8h às 13h no Anfiteatro Amarelo do Biênio.

---

Eleição para representantes discentes nos diversos colegiados da Escola Politécnica da USP

Na última semana, foram divulgadas as portarias 2378 e 2379, que dizem respeito às eleições para a escolha dos representantes discentes de graduação junto ao Conselho de Departamento e à  Comissão de Coordenação de Curso do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, bem como para a escolha dos representantes discentes de pós-graduação junto à Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral.

A eleição será realizada no dia 30 de novembro, das 9 às 16 horas, por meio de sistema eletrônico de votação.

---

Vivência Universitária

Evento da FMUSP busca divulgar plataforma de e-books da Faculdade

Dos dias 22 a 25 de outubro, no período das 9h às 16h, acontecerá a Semana E-volution, promovida pela Biblioteca da Faculdade de Medicina da USP e pela Editora Elsevier. Outras informações no cartaz.

Polo-USP organiza evento focado nos Direitos Humanos para solução de problemas mundiais

A Semana de Propostas de Paz (PROPAZ) acontece dos dias 22 a 25 de outubro, das 17h15 às 18h45, no Auditório do Instituto Oceanográfico (Praça do Oceanográfico, 191). Seu objetivo é promover reflexões baseadas nos Diretos Humanos quanto a refugiados, mudanças climáticas, condição feminina e expectativa de vida. Outras informações na página e no cartaz.

Concurso premia alunos que estão buscando entrar no mercado de trabalho

O Prêmio Internacional Universitário do Ano 2018 tem inscrições até 31 de dezembro e totalmente gratuitas. O vencedor será premiado com 18 mil reais de salário em um estágio, 1.000 reais para realizar cursos, orientação de carreira e aperfeiçoamento de currículo.

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.