São Paulo, 5 de novembro de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº45/2018.

Notícias

Professores Marcelo Zuffo e Mônica Porto são eleitos representantes da Congregação da Poli no Conselho Universitário

Na última reunião da Congregação da Poli, realizada no dia 25 de outubro de 2018, os professores titulares Marcelo Knorich Zuffo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, e Monica Ferreira do Amaral Porto, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental para representar a unidade no Conselho Universitário, órgão máximo da universidade. Marcelo Zuffo é o titular, e Mônica Porto, a suplente.

---

Poli celebra 200 anos da primeira corrida de ferro gusa na Fundição Ipanema com maquete em impressão 3D

No dia 31 de outubro, o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais realizou a celebração dos 200 anos da primeira corrida de ferro-gusa na Fábrica de Ferro da Ipanema e a exibição da maquete da instituição, feita pelo aluno Gabriel Faria, por meio de impressão 3D.

“‘Correr gusa’ é uma técnica de siderurgia herdada da Primeira Revolução Industrial em que se usa altos fornos e se obtém ferro líquido”, explica o professor Fernando Landgraf, Chefe do Departamento. No início da indústria, colocava-se esse líquido em moldes para produzir peças. Hoje, a técnica é importante para a produção de aço. Na primeira metade do século XIX, no Brasil, investiu-se em três instalações siderúrgicas, entre elas, a Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema (Fundição Ipanema), na região de Sorocaba. Nessa Fábrica, em 1818, ocorreu a primeira corrida de ferro gusa.

---

Alunos da Poli participam de competição de aeronaves com projetos inovadores

As equipes de aeromodelismo Keep Flying e a Keep Flying Jr, de alunos da Poli, participaram, neste feriado, da SAE AeroDesing, em São José dos Campos, São Paulo. O principal objetivo da competição é desenvolver protótipos inovadores de aeronaves. Os membros da Keep Flying produziram uma aeronave sem cauda, com duas asas sobrepostas. Já os da Jr fabricaram um avião com propulsão elétrica bimotora. Leia Mais.

---

Prédio da Administração da Poli sedia exposição sobre Museu Paulista

Em 15 painéis, a exposição "Território, Edifício, Museu: Trajetórias do Museu Paulista e seu Edifício-Monumento" conta a história do Museu do Ipiranga. A mostra estará aberta para visitação até dia 23 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 18h, no Edifício Mário Covas Junior, prédio da administração da Escola.

---

Agenda

USP participa da Semana Global do Empreendedorismo de 5 a 9 de novembro

O evento acontece em 170 países, e na USP está sendo organizado pela Agência USP de Inovação, com o apoio do SEBRAE, para inspirar os alunos com oficinas, eventos e palestras. Confira a programação.

---

Em Santos, alunos da Poli realizam sexta edição do Workshop do Petróleo na próxima semana

Na próxima semana, o Capítulo Estudantil da USP ligado à Sociedade dos Engenheiros de Petróleo (SPE), composto por alunos do curso de Engenharia de Petróleo da Poli, que é oferecido na cidade de Santos, promoverá um evento voltado à apresentar a indústria da área ao aluno de engenharia de petróleo. O Workshop do Petróleo será realizado no espaço de eventos do Shopping Balneário, e conta com o apoio da Escola e patrocinadores como Governo Federal, Petrobrás, Equinor e Repsol. Confira aqui a programação.

---

Palestra aberta do Cientista Sênior da IBM Research AI acontece nesta semana na Elétrica

Na quarta-feira, dia 7 de novembro, às 15h, no Auditório da Engenharia Elétrica, acontecerá a palestra do Dr. Edmilson Moraes, Cientista Sênior da IBM Research AI. O evento é aberto ao público e abordará temáticas em Deep Learning e Processamento Voz.

---

RCGI realiza seminário sobre licenças sociais para projetos de energia

No dia 9 de novembro, a partir das 14h30, a Poli receberá a palestra com a professora Peta Ashworth, da University of Queensland, Australia. A docente da área de energias sustentáveis e do futuro leciona na escola de engenharia química da instituição australiana. Outras informações e inscrições aqui.

---

Curso de difusão “Bibliometria: Teoria e Prática” tem data para fevereiro de 2019

No dia 11 de fevereiro de 2019, das 8h às 17h, o Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP realizará o curso de difusão “Bibliometria: Teoria e Prática”. Seu objetivo é ensinar a aplicação do método bibliométrico, técnica difundida para realização da pesquisa acadêmica.

---

Concurso de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais está com inscrições abertas

Encontram-se abertas, até 23 de novembro, as inscrições para o XVII Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais. O regulamento do concurso pode ser acessado no link.

---

Quadro de avisos

Inscrições do Programa de Cátedras Franco-Brasileiras na USP estão abertas

As propostas de candidaturas para 2019 devem ser encaminhadas até 20 de novembro de 2018. O objetivo do programa é apoiar novas colaborações ou projetos sobre temas emergentes, além de permitir acolher professores ou pesquisadores de instituições francesas por uma duração de 45 dias a dois meses. Os detalhes estão no edital.

---

Processo Seletivo para Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos da USP para primeiro semestre de 2019

As inscrições vão até o dia 9 de novembro.

Confira o Edital no link.

---

Vivência Universitária

 

Itaú Unibanco promove Batalha de Dados para públicos externos

O objetivo do desafio é estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras com o uso de dados. O hackathon tem foco em questões sociais e acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro no Cubo Itaú. O evento baseado em “Como ajudar a sociedade usando dados e analytics?” tem inscrições abertas até 11 de novembro pelo site.

Evento da USP com o Itaú Cultural discutirá Inteligência Artificial em diversos campos do conhecimento

“A Máquina, Inteligência e Desinteligência: Utopia e Entropia à Vista”, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP) em parceria com o Itaú Cultural, acontecerá do dia 21 a 23 de novembro na sede do Itaú Cultural, na Avenida Paulista. O objetivo do evento é falar sobre Inteligência Artificial na biologia, medicina, cultura, no direito e no futuro da computação e contará com intelectuais tanto do Brasil quanto do exterior. Outras informações no link.

Instituto de Engenharia promove seminário sobre manutenção de asfalto

A diretora da Poli, Prof. Liedi Legi Bariani Bernucci, estará presente para realizar a abertura do evento “Gestão da manutenção asfáltica na cidade de São Paulo”, que acontece no dia 8 de novembro, das 8h às 17h, no auditório do Instituto de Engenharia (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana). Inscrições gratuitas e outras informações estão disponíveis no site.

Competição Global de Startups

A competição engloba 18 países. As inscrições podem ser feitas até dia 7 de novembro. Outras informações.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.