São Paulo, 12 de novembro de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº46/2018.

Notícias

Poli inaugura Centro de Ciência de Dados

Novo laboratório da USP tem apoio do Itaú Unibanco, que patrocina bolsas de estudo para mestrandos e doutorandos. Centro de Ciências de Dados já está disponível para alunos e profissionais ligados à USP; objetivo é colaborar com avanços na análise de dados e formar novos talentos. Leia mais.

---

Com nova tecnologia, cavernas no pré-sal poderão armazenar CO²

A exploração de petróleo na área do pré-sal brasileiro tem gerado novas tecnologias para contornar as dificuldades existentes nas águas profundas e nas longas distâncias da costa. Uma delas resultou em uma patente recém-depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) por pesquisadores vinculados ao Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI), um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) financiado pela FAPESP e pela Shell, com sede da Poli.

---

Prédio da Administração da Poli sedia exposição sobre Museu Paulista

Em 15 painéis, a exposição "Território, Edifício, Museu: Trajetórias do Museu Paulista e seu Edifício-Monumento" conta a história do Museu do Ipiranga. A mostra estará aberta para visitação até dia 23 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 18h, no Edifício Mário Covas Junior, prédio da administração da Escola.

---

Agenda

Palestra do grupo Conecticidade na Poli acontece na próxima semana

No dia 21 de novembro, das 9h às 12h, ocorrerá a palestra com o tema “Logística das Smart Cities”, apresentada pelo engenheiro mecânico e mestrando em Engenharia de Gestão pela Universidade Politécnica de Milão (Itália), Archisman Sen, no Auditório do Departamento de Engenharia de Produção.

---

Conferência Induscon 2018 está acontecendo nesta semana

Tema:  Industria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas Ciberfísicos, Internet das Coisas (IoT) e Computação em Nuvem.

Data: 11 a 14 de novembro

Local: Bourbon São Paulo Ibirapuera Convention Hotel, São Paulo - SP

Site do evento:  www.induscon.org

Organização: Escola Politécnica da USP, tendo o professor Paulo Miyagi, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos, como o General Chair da Conferência.

---

Palestra: Casos monitorados do uso de energia limpa gerada por geotermia na França

No dia 21 de novembro, das 9h30 às 11h30, o Centro de Inovação em Construção Sustentável da Poli-USP promoverá o evento que conta com palestras de pesquisadores da EESC-USP e da CEREMA - Centre for Studies and Expertise on Risks, Environment, Mobility and Urban and Country Planning. Confira a programação completa. Inscrições aqui.

---

VII Workshop de Pós Graduação em Engenharia de Computação acontece no PCS

 O evento acontecerá no dia 22 de novembro, quinta-feira, às 9h, no Auditório da Engenharia Elétrica e contará com sessões de apresentação dos trabalhos em desenvolvimento pelos alunos de pós-graduação, pôsteres que descrevem os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em engenharia da computação, com a participação de especialistas e pesquisadores, contando um pouco da sua experiência e contribuições em ciência.

---
---

Campus Mobile: Programa para jovens com interesse na área de telefonia móvel abre inscrições

Inscrições: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/campus-mobile/inscricoes/

Regulamento: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/campus-mobile/inscricoes/regulamento/

---

Curso de difusão “Bibliometria: Teoria e Prática” tem data para fevereiro de 2019

No dia 11 de fevereiro de 2019, das 8h às 17h, o Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP realizará o curso de difusão “Bibliometria: Teoria e Prática”. Seu objetivo é ensinar a aplicação do método bibliométrico, técnica difundida para realização da pesquisa acadêmica.

---

Concurso de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais está com inscrições abertas

Encontram-se abertas, até 23 de novembro, as inscrições para o XVII Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais. O resultado do julgamento será divulgado no dia 30 de novembro. A premiação está agendada para o dia 14 de dezembro. O regulamento do concurso pode ser acessado no link.

---

Quadro de avisos

Inscrições do Programa de Cátedras Franco-Brasileiras na USP estão abertas

As propostas de candidaturas para 2019 devem ser encaminhadas até 20 de novembro de 2018. O objetivo do programa é apoiar novas colaborações ou projetos sobre temas emergentes, além de permitir acolher professores ou pesquisadores de instituições francesas por uma duração de 45 dias a dois meses. Os detalhes estão no edital.

---

Vivência Universitária

 

Inteligência artificial é o tema de evento da FAPESP e ILP na próxima semana

Com cinco palestras de especialistas, inclusive da Poli, evento acontecerá dia 26 de novembro. Inscrições e outras informações no link.

Evento da USP com o Itaú Cultural discutirá Inteligência Artificial em diversos campos do conhecimento

“A Máquina, Inteligência e Desinteligência: Utopia e Entropia à Vista”, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP) em parceria com o Itaú Cultural, acontecerá do dia 21 a 23 de novembro na sede do Itaú Cultural, na Avenida Paulista. O objetivo do evento é falar sobre Inteligência Artificial na biologia, medicina, cultura, no direito e no futuro da computação e contará com intelectuais tanto do Brasil quanto do exterior. Outras informações no link.

 

Inscrições para “Desafio Talentos do Aço” se encerram nesta semana

Dia 15 de novembro é o último dia para inscrever-se no Desafio que tem o objetivo incentivar e premiar estudantes e professores universitários das áreas da Engenharia relacionadas às aplicações do aço. Inscrições e outras informações no link.

USP Mulheres promove Ciclo de Debates “16 dias de ativismo para o fim da violência contra as mulheres”

O evento acontecerá 22 e 27 de novembro e 5 de dezembro, às 17h30, no Escritório USP Mulheres. Outras informações na página.

 

Evento na Biblioteca Brasiliana discute preservação e memória dos livros

“Bibliofilia: Circuitos e Memórias” acontece nos dias 12 e 13 de novembro. Outras informações no cartaz.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.