São Paulo, 21 de novembro de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº47/2018.

Notícias

Centro científico da Poli formará pesquisadores para lidar com grandes bases de dados

Novo laboratório da Poli, inaugurado no dia 7 de novembro, é coordenado por docentes do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola, Anna Helena Reali Costa, Pedro Luiz Pizzigati Corrêa e Jorge Rady de Almeida Júnior, e pelos profissionais do Itaú-Unibanco, Etienne Americo Cartolano Jr. e Felipe Simões Lage Gomes Duarte. O Centro de Ciências de Dados (C²D) já está disponível para alunos e profissionais ligados à USP, sua finalidade é colaborar com avanços na análise de dados.

---

Alunos do interior de SP visitam a Escola Politécnica da USP

A Poli recebeu 257 alunos da rede pública de ensino para uma visita monitorada a alguns dos seus laboratórios, no dia 6 de novembro. A programação contou com palestras sobre a área do conhecimento e sobre as possibilidades para o futuro dos estudantes de engenharia. A visita foi organizada pelo Escritório de Relacionamento da Poli-USP, setor responsável por levar informações sobre a Escola a mais de 200 mil estudantes, anualmente, em feiras e palestras.

---

Acervo Histórico da Assembléia Legislativa presta homenagem aos 125 anos da Poli

Publicação especial relata, por meio de documentos, curiosidades sobre o primeiro estabelecimento de ensino superior fundado pelo Estado no Brasil republicano, a Escola Politécnica, que completou 125 anos em 2018. A edição do boletim pode ser acessada no link.

---

Professores da USP lançam o livro “Gestão da Inovação mais Radical” na próxima segunda

No dia 26 de novembro, segunda-feira, às 18h30min, os professores Mario Sergio Salerno, do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, e Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes, da FEA-USP e doutor pela Poli, apresentarão e debaterão, no inovaBra Habitat, o livro “Gestão da Inovação mais Radical”, que publicaram pela Editora Elsevier.

---

Professor da Poli é eleito para o conselho diretor da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva

Paulo Kaminski é professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica e coordenador do Centro de Engenharia Automotiva da Poli. As eleições foram realizadas no dia 13 de novembro, e seu mandato será de três anos, de 2019 a 2021.

---

Agenda

VII Workshop de Pós Graduação em Engenharia de Computação acontece amanhã no PCS

O evento será realizado amanhã, dia 22 de novembro, quinta-feira, às 9h, no auditório da Engenharia Elétrica, e contará com sessões de apresentação dos trabalhos em desenvolvimento pelos alunos de pós-graduação, pôsteres que descrevem os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em engenharia da computação, e com a participação de especialistas e pesquisadores, contando um pouco da sua experiência e contribuições em ciência.

---

Palestra sobre Futuro da Engenharia e Tecnologia acontece amanhã na Produção

Amanhã, quinta-feira, dia 22 de novembro, às 11h, acontecerá, no auditório da Engenharia de Produção, uma palestra ministrada pelo professor Marcelo Zuffo, sobre as novas tendências tecnológicas e o impacto da engenharia no Brasil e no mundo. Outras informações na página.

---

Terminam nesta sexta-feira as inscrições para o Concurso de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais

Encontram-se abertas, até 23 de novembro, sexta-feira, as inscrições para o XVII Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais. O resultado do julgamento será divulgado no dia 30 de novembro. A premiação está agendada para o dia 14 de dezembro. O regulamento do concurso pode ser acessado no link.

---

Campus Mobile: Programa para jovens com interesse na área de telefonia móvel encerram as inscrições amanhã (22)

As inscrições para o Programa, que busca projetos tecnológicos com impacto social podem ser feitas aqui, veja o regulamento.

---

Biblioteca promove workshop sobre utilização recursos de informação e bases de dados internacionais na próxima semana

No dia 29 de novembro, das 9h às 12h,  acontecerá o Workshop Web of Science, JCR, EndNote Web e Incites USP POLI, o qual tem o objetivo de mostrar estratégias de busca, índice H, fator de impacto, autores, citações e organização de informações. O evento será realizado no Auditório do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. A programação e outras informações podem ser acessadas no link.

---

Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia e a Fundação Getúlio Vargas promovem evento sobre fomento à inovação

Nos dias 29 e 30 de novembro, das 8h30 às 17h, na Faculdade Getúlio Vargas, ocorrerá o evento “I Seminário Internacional Fomento à Inovação Reforma da Lei do Bem e Outros Temas”, que abordará a relevância dos incentivos fiscais à inovação como instrumento de fomento ao desenvolvimento tecnológico nacional e inserção do Brasil na cadeia global de valor, sob a visão de macro, microeconômica e política fiscal. O seminário tem o apoio da Escola e a participação do professor Edison Spina, do PCS. Inscrições são feitas pelo link e é possível conferir a programação aqui.

---

Curso de difusão “Bibliometria: Teoria e Prática” tem data para fevereiro de 2019

No dia 11 de fevereiro de 2019, das 8h às 17h, o Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP realizará o curso de difusão “Bibliometria: Teoria e Prática”. Seu objetivo é ensinar a aplicação do método bibliométrico, técnica difundida para realização da pesquisa acadêmica.

---

Vivência Universitária

 

USP Mulheres promove ciclo de debates “16 dias de ativismo para o fim da violência contra as mulheres”

O evento acontecerá 22 e 27 de novembro e 5 de dezembro, às 17h30, no Escritório USP Mulheres. Outras informações na página.

Palestra na Geociências aborda programas para estudar e trabalhar no Canadá

No dia 23 de novembro, sexta-feira, das 15 às 17h, a Universidade de Manitoba e Overseas Frontiers apresentarão seus programas de Inglês e Pós-Graduação, bem como as possibilidades de viver, estudar e trabalhar no Canadá. O evento acontecerá no Auditório A1 do Instituto de Geociências da USP.

 

Inteligência artificial é o tema de evento da FAPESP e ILP na próxima semana

Com cinco palestras de especialistas, inclusive da Poli, evento acontecerá dia 26 de novembro. Inscrições e outras informações no link.

Webconferência promovida pelo Governo do Estado de São Paulo trata do Ativismo Contra a Violência

O evento acontece no dia 27 de novembro, das 10h às 12h. Outras informações no cartaz.

 

Festa do Livro da USP será realizada na próxima semana, e funcionará no sábado

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro, ocorrerá a Festa do Livro da USP, organizada pela Edusp, na Avenida Professor Mello Moraes, travessa C. Outras informações na página do evento.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.