São Paulo, 26 de novembro de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº48/2018.

Notícias

Professor da Poli, Kazuo Nishimoto, é premiado pela ANP por contribuições para inovação

O professor Kazuo Nishimoto, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, recebeu, na última sexta-feira, dia 23 de novembro, o reconhecimento “Personalidade Inovação do Ano”, do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2018, concedido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A cerimônia de entrega foi realizada no Palácio do Itamaraty do Rio de Janeiro.

Em suas palavras de agradecimento, Kazuo destacou a dimensão do prêmio, concedido a uma personalidade da comunidade de profissionais que atua na área de ciência e tecnologia da indústria de óleo e gás, e ressaltou a importância da integração multidisciplinar entre diversas disciplinas e profissionais para promover a inovação na área. O professor acredita ter recebido o prêmio em nome de muitos que colaboraram em muitas realizações em que participou, “especificamente na área offshore, pensando na integração e multidisciplinaridade. Assim, trabalhei de forma a agregar pessoas especialistas e de outras instituições”. Leia mais.

 

---

Futuros mestres e doutores entram em contato com oportunidades na área de engenharia de computação

O Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) promoveu, na última semana, o Workshop de Pós-Graduação em Engenharia da Computação, para criar um espaço de interação entre os pesquisadores do programa, especificamente nesta área. A sétima edição do evento foi realizada no dia 22 de novembro, com duas palestras de destaque. Acesse aqui a cobertura completa do evento.

---

Poli promove evento de interação entre a comunidade politécnica em encontro com ex-alunos nesta semana

Juntamente com a Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP), organização de ex-alunos, a Escola promoverá o “Poli Networking 2018” no dia 30 de novembro, às 19h, no Nacional Club, espaço de eventos na Rua Angatuba, 703, no bairro do Pacaembu, em São Paulo. O evento é aberto a todos os alunos, ex-alunos e docentes, e contará com coquetel, jantar e atividades de networking para promover a interação entre os participantes. Outras informações no link http://bit.ly/Poli-AEP.

---

Pesquisa apresenta contexto histórico da criação do curso de Engenharia Metalúrgica da Poli

Um artigo do professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia, Olival Freire Junior, aborda em que contexto histórico e que atores estiveram envolvidos na criação dos cursos de graduação em Engenharia Metalúrgica da Poli, em 1938. O artigo apresenta, entre outros fatos relacionados, o papel de professores norte- americanos na criação do curso, e pode ser acessado aqui.

---

USP cria site para reunir iniciativas em inovação e empreendedorismo

Um site para reunir as diversas informações sobre empreendedorismo e inovação na USP, como o contato de empresas que nasceram na Universidade, os projetos que existem atualmente e as disciplinas sobre o assunto. O Solus foi criado pela Agência USP de Inovação (Auspin) para fazer a interlocução entre a sociedade e o que está sendo realizado nos laboratórios de pesquisas e parques tecnológicos da USP. Leia mais.

---

Palestra sobre assédio moral, sexual e preconceito de gênero sob a ótica do Direito

A Comissão de Ética da Poli e o Grêmio Politécnico realizarão, nesta quinta-feira, dia 29, uma palestra com o objetivo de esclarecer, do ponto de vista jurídico, o que se entende por assédio moral, assédio sexual e preconceito de gênero. “Clareza nestes conceitos é fundamental para estabelecer um novo patamar de respeito e favorecer um ambiente democrático na nossa comunidade”, ressaltam os organizadores.

 O especialista convidado é o professor Sérgio Salomão Shecaira, titular e chefe do Chefe do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da USP. O evento é aberto a todos os membros da comunidade da Escola Politécnica, alunos, funcionários e docentes.

---

Diretora da Poli recebe prêmio da CNTU

No dia 30 de novembro, às 19h, no Auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), ocorrerá o Prêmio Personalidade Profissional 2018 da CNTU, o qual, para a área de Engenharia, será entregue a professora Liedi Legi Bariani Bernucci, diretora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

---

Agenda

Workshop Elsevier Engenharias acontece nesta terça na Metalurgia

No dia 27 de novembro, às 9h30, no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, acontecerá o Workshop promovido pela Divisão das Bibliotecas, em parceria com Elsevier, para falar da base de dados de literatura de engenharia. Outras informações no link.

---

Palestra de professor do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) acontece na Elétrica amanhã

No dia 27 de novembro, às 15h30, o professor Gustavo Fonseca do ISEP ministrará uma palestra no Auditório da Elétrica para falar do projeto VISIR+ (Virtual Instruments Systems in Reality), o qual é financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia e tem fundado laboratórios no Brasil e na Argentina.

---
---

Internet das Coisas é tema de evento na Poli nesta semana

No dia 29 de novembro, das 8h30 às 17h, no Auditório Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração), acontecerá a RISC-V Conference Day, com palestras nacionais e internacionais, sendo uma das abordagens sobre a Internet das Coisas, tecnologia ligada a produtos por meio de sensores em conexão com a internet capazes de coletar dados. Outras informações e inscrições no link.

---

Biblioteca promove workshop sobre utilização recursos de informação e bases de dados internacionais nesta semana

No dia 29 de novembro, quinta-feira, das 9h às 12h,  acontecerá o Workshop Web of Science, JCR, EndNote Web e Incites USP POLI, o qual tem o objetivo de mostrar estratégias de busca, índice H, fator de impacto, autores, citações e organização de informações. O evento será realizado no Auditório do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. A programação e outras informações podem ser acessadas no link.

---

Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia e a Fundação Getúlio Vargas promovem evento sobre fomento à inovação

Nos dias 29 e 30 de novembro, das 8h30 às 17h, na Faculdade Getúlio Vargas, ocorrerá o evento “I Seminário Internacional Fomento à Inovação Reforma da Lei do Bem e Outros Temas”, que abordará a relevância dos incentivos fiscais à inovação como instrumento de fomento ao desenvolvimento tecnológico nacional e inserção do Brasil na cadeia global de valor, sob a visão de macro, microeconômica e política fiscal. O seminário tem o apoio da Escola e a participação do professor Edison Spina, do PCS. Inscrições são feitas pelo link e é possível conferir a programação aqui.

---

Curso de difusão “Bibliometria: Teoria e Prática” tem data para fevereiro de 2019

No dia 11 de fevereiro de 2019, das 8h às 17h, o Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP realizará o curso de difusão “Bibliometria: Teoria e Prática”. Seu objetivo é ensinar a aplicação do método bibliométrico, técnica difundida para realização da pesquisa acadêmica.

---

Quadro de Avisos

Programa InovaGrad - USP lança edital

O programa tem objetivo de incentivar a inovação e o empreendedorismo entre os estudantes de graduação da USP. O formulário de inscrição está disponível no link e deve ser enviado ao email prg.inovagrad@usp.br entre os dias 10 de dezembro de 2018 e 15 de fevereiro de 2019. Outras informações no link

---

Vivência Universitária

 

Palestra no Instituto de Física da USP aborda o espaço universitário na sociedade

No dia 29 de novembro, às 16h, no Auditório Abrahão de Moraes (IFUSP), o professor Luiz Bevilacqua, do IEA-USP, palestrará sobre a realidade universitária dentro da nossa sociedade e seus desdobramentos.

Evento promove palestras em empreendedorismo e inovação

No dias 27 e 28 de novembro, das 10h às 19h, no Espaço Investe SP, acontecerá o III Expocietec, o qual busca conectar startups por meio de palestras sobre diversas áreas do conhecimento científico e empreendedorismo. Outras informações no cartaz.

Auspin e Santander promovem evento de empreendedorismo na área de construção civil

No dia 29 de novembro, na Arena Santander USP, ocorrerá um evento sobre o ARClab, um programa direcionado para empreendedores e alunos interessados em empreender com relação à construção civil. Outras informações e inscrições no link.

 

Festa do Livro da USP será nesta semana e funcionará no sábado

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro, ocorrerá a Festa do Livro da USP, organizada pela Edusp, na Avenida Professor Mello Moraes, travessa C. Outras informações na página do evento.

FEA USP realiza encontro sobre gestão ambiental e meio ambiente

O evento acontecerá do dia 3 ao dia 5 de dezembro na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA USP). Outras informações e inscrições no site.

 

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.