São Paulo, 04 de dezembro de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº49/2018.

Notícias

Em premiação da Poli, alunos com melhores notas são homenageados

Na última semana, a Poli realizou uma cerimônia para a tradicional Premiação dos Melhores Alunos de 2017, um evento promovido anualmente pela direção da Escola para reconhecer os estudantes que tiveram notas excelentes, bem como aqueles que fizeram trabalhos de conclusão de curso que se distinguiram. Leia notícia aqui.

---

Inovação “mais radical” resulta em mais crescimento e renda para empresas e para o País

O fato de que a inovação é positiva para o desenvolvimento socioeconômico do País foi detalhado, em 2004, pelo docente Mario Sergio Salerno. O livro Inovações, Padrões Tecnológicos e Desempenho das Firmas Industriais Brasileiras (ed. Ipea, 2004, em co-edição com João Alberto De Negri)  traz uma uma série de análises quantitativas, por meio de microdados oficiais de empresas brasileiras, que mostram que “existe um impacto muito forte da ‘inovação mais radical’ no crescimento das empresas e nos salários”, destaca o docente. Agora, o professor lança a obra “Gestão da inovação mais radical”, junto com o professor da FEA-USP, Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes, um livro que aborda como tornar sistemática a inovação mais radical. “A inovação mais radical é aquela que chacoalha mercados, cria produtos substancialmente novos, contribui para novas plataformas de crescimento das firmas. É diferente da inovação incremental corriqueira, e por isto exige organização e sistemas de gestão diferentes”. Leia mais.

---

Clipping: Professor da Poli fala sobre o “engenheiro moderno”

O José Roberto Cardoso, professor do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Poli foi entrevistado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) e abordou as exigências do mundo contemporâneo com relação ao profissional de engenharia. Leia a entrevista completa no link.

---

Palestra da Comissão de Ética da Poli pode ser conferida no canal da Poli-USP no Youtube

Na última quinta-feira, dia 29 de novembro, a Poli recebeu uma palestra com o objetivo de esclarecer, do ponto de vista jurídico, o que se entende por assédio moral, assédio sexual e preconceito de gênero. Está disponível no canal da Escola, um vídeo com a palestra do especialista convidado, o professor Sérgio Salomão Shecaira, titular e chefe do Chefe do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da USP. Acesse aqui.

---

Professor Wildor Theodoro Hennies é homenageado pelo CREA-SP

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP) irá homenagear o professor da Poli, Wildor Theodoro Hennies, colaborador e ex-chefe do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI). Ele é formado em Engenharia de Minas e Metalurgia, e foi um dos primeiros chefes departamento, quando este foi criado.

A cerimônia está confirmada para 6 de dezembro, às 10h, no auditório do Centro Técnico-Cultural do Crea-SP, na Av. Angélica, 2364, 2º andar, próximo à Av. Paulista. Ele receberá o Diploma do Mérito do CREA, e toda a comunidade politécnica está convidada para a cerimônia.

---

Seminário sobre Gestão de Dados de Pesquisa em Engenharia está disponível em vídeo

A Divisão de Biblioteca e a Comissão de Pesquisa da Poli promoveram um Seminário sobre Gestão de Dados de Pesquisa em Engenharia, com a apresentação de Elisabeth Adriana Dudziak, do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. O objetivo do evento foi o de compartilhar informações básicas sobre o tema e discutir como implantar a gestão de dados de pesquisa na Escola Politécnica da USP. A palestra pode ser acessada no link. Inscreva-se no canal da Escola Politécnica da USP no Youtube.

---

CNTU concede Prêmio Personalidade Profissional 2018 na área de Engenharia à diretora da Poli

A professora Liedi Legi Bariani Bernucci recebeu, na noite da última sexta-feira, dia 30 de novembro, o Prêmio Personalidade Profissional da Engenharia 2018, concedido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados. Leia mais.

---

Agenda

Seminário na Civil, nesta semana, aborda planejamento urbano

No 5 de dezembro, quarta-feira, das 8h às 12h30, na sala S37 da Civil, acontecerá o V SEPURB, Seminário de Pesquisas em Engenharia e Planejamento Urbanos, coordenado pelos professores Alex Abiko e Karin Marins. O tema do evento são as questões de tecnologia e gestão no aspecto urbano, sendo colocadas as pesquisas em andamento no Grupo de Pesquisas em Engenharia e Planejamento Urbanos. Outras informações no link.

---

Evento de 20 anos da ITCP-USP acontece nesta semana e tem apoio da Poli

Nos dias 6 e 7 de dezembro, a Incubadora Tecnologica de Cooperativas Populares (ITCP) da USP realizará um evento, em que a Poli está como uma das colaboradoras, para comemorar seus 20 anos e fará também uma homenagem a Paul Singer.

---

Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) promove seminário, em parceria com a Poli, nesta sexta

No dia 7 de dezembro, próxima sexta-feira, das 9h às 11h, acontecerá na Civil (sala S37), o evento “Development of Self-compacting Clays Based Concrete”, em que Gnanli Landrou falará sobre sua pesquisa, na qual desenvolveu um concreto mais sustentável e econômico que o convencional. O seminário é gratuito e as vagas são limitadas, portanto é necessário fazer a inscrição no link.

---

Reunião sobre programa da CAPES - PrInt será realizado na próxima semana

Na sala do Co (Reitoria), no dia 10 de dezembro, segunda-feira, às 14h, ocorrerá a reunião sobre o Programa Institucional de Internacionalização da CAPES - PrInt. O objetivo é conduzir alunos para doutorado sanduíche, pós docs e também visitas temporárias de professores dos programas de pós-graduação. O edital estará disponível em breve, mas por sua importância, o convite está aberto para os professores da Escola. A transmissão estará disponível no link.

---

Seminário do Projeto de Processamento e Aplicações de Ímãs de Terras-Raras para Indústria de Alta Tecnologia acontece na próxima semana

Nos dias 11 e 12 de dezembro, terça e quarta-feira, das 8h às 17h, acontecerá, no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi - Prédio da Administração da Poli e no Auditório do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, respectivamente, o 3º Seminário INCT PATRIA Terras Raras, coordenado pelo professor Fernando Landgraf. Outras informações sobre o projeto no link.

---

Curso de difusão “Bibliometria: Teoria e Prática” tem data para fevereiro de 2019

No dia 11 de fevereiro de 2019, das 8h às 17h, o Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP realizará o curso de difusão “Bibliometria: Teoria e Prática”. Seu objetivo é ensinar a aplicação do método bibliométrico, técnica difundida para realização da pesquisa acadêmica.

---

Quadro de Avisos

Programa InovaGrad - USP lança edital

O programa tem objetivo de incentivar a inovação e o empreendedorismo entre os estudantes de graduação da USP. O formulário de inscrição está disponível no link e deve ser enviado ao email prg.inovagrad@usp.br entre os dias 10 de dezembro de 2018 e 15 de fevereiro de 2019. Outras informações no link

---

Vivência Universitária


CINUSP comemora 25 anos com programação especial de 3 a 20 de dezembro

As sessões, na Cidade Universitária, distribuem-se de segunda à sexta, às 16h e às 19h. Confira a programação completa no site.

 

Aucani promove palestra em parceria com a National Geographic e o MAE-USP

No dia 10 de dezembro, próxima segunda-feira, das 14h às 16h, no Auditório do Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE-USP), ocorrerá a palestra "Oportunidades para Financiamento da National Geographic". O convite é para os docentes, pesquisadores, funcionários e alunos da USP para conhecerem o processo de financiamento de tese ou pesquisa proposto pela National Geographic à nossa comunidade.

 

FAPESP promove Diálogo sobre apoio à Pesquisa para Inovação na Pequena Empresa

O evento ocorrerá no dia 12 de dezembro, às 8h30, na FAPESP, é gratuito e necessário fazer inscrição, pois as vagas são limitadas. Outras informações no site.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.