São Paulo, 10 de dezembro de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº50/2018.

Notícias

Programa Integração dos Estudantes de Engenharia (PIEE) da USP inicia sua fase final hoje e acontece durante a semana toda

O evento anual de integração entre os cinco Campi da USP que oferecem cursos de engenharia tem sua abertura às 13h desta segunda e terá o resultado final na sexta-feira. Os alunos que estão nessa fase do Programa passarão a semana toda na Poli para trabalhar em um projeto e buscar soluções de problemas urbanos.

Durante a programação, o evento receberá, na terça-feira, a palestra aberta do Dr. Solaiman Shokur, experiente na área de pesquisas de interfaces cérebro-máquina, com aplicações clínicas em pessoas com graves paralisias corpóreas.

---

Pesquisadores da Poli testam recursos para melhorar eficiência de usina solar

Um grupo de pesquisadores do Grupo de Energia do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas (GEPEA) da Poli realizou pesquisas aplicadas utilizando uma lâmina d’água e um composto químico, que funcionam como um filme recobrindo os painéis de uma usina solar, com o objetivo de tornar mais eficiente a produção de energia por esta fonte renovável. Leia mais.

---

Contribuições da Escola Politécnica da USP para a área de Energia são reconhecidas por premiação

Na última quinta-feira, 6 de dezembro, a diretora da Poli, professora Liedi Légi Bariani Bernucci, recebeu, em nome da Escola, um reconhecimento por suas contribuições na área de energia, na premiação “100 Mais Influentes da Energia”, promovida pelo Grupo Mídia e pela Revista Full Energy. Esta é a segunda vez que a Escola recebe a premiação em nome da diretoria, e a professora ressalta que este reconhecimento se deve aos trabalho desenvolvido pelos docentes da Poli na área.

---

Agenda

Reunião sobre programa da CAPES - PrInt será realizado hoje

Na sala do Co (Reitoria), no dia 10 de dezembro, segunda-feira, às 14h, ocorrerá a reunião sobre o Programa Institucional de Internacionalização da CAPES - PrInt. O objetivo é conduzir alunos para doutorado sanduíche, pós docs e também visitas temporárias de professores dos programas de pós-graduação. O edital estará disponível em breve, mas por sua importância, o convite está aberto para os professores da Escola. A transmissão estará disponível no link.

---

Palestra do PIEE aberta ao público acontece nesta terça  

No dia 11 de dezembro, às 10h, no Anfiteatro do prédio das Engenharias Mecânica, Mecatrônica e Naval, o Dr. Solaiman Shokur ministrará a palestra “New perspectives of sensory-motor restoration and neurological recovery for patients with complete paraplegia” durante o PIEE. Esta palestra é aberta ao público.

---

Evento do Projeto de Processamento e Aplicações de Ímãs de Terras Raras para Indústria de Alta Tecnologia acontece amanhã

No dia 11 de dezembro, terça-feira, das 8h às 17h, acontecerá, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração da Poli), o 3º Seminário INCT PATRIA Terras Raras, coordenado pelo professor Fernando Landgraf. O evento tem como objetivo debater sobre os desafios tecnológicos e oportunidades para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva de Terras Raras. Outras informações, programação e inscrições no link.

---

Academic Working Capital, iniciativa que busca transformar TCCs em startups, terá evento na Poli nesta semana

No dia 14 de dezembro, sexta-feira, às 8h30, acontecerá, no Prédio da Mecatrônica, o AWC, iniciativa do Instituto Tim que tem o objetivo de fazer com que TCCs de graduação, com relação à tecnologia, transformem-se em startups. As atividades acontecerão o dia todo e é necessário fazer inscrição, outras informações no site do evento.

---

Quadro de Avisos

Programa InovaGrad - USP lança edital

O programa tem objetivo de incentivar a inovação e o empreendedorismo entre os estudantes de graduação da USP. O formulário de inscrição está disponível no link e deve ser enviado ao email prg.inovagrad@usp.br entre os dias 10 de dezembro de 2018 e 15 de fevereiro de 2019. Outras informações no link

---

Vivência Universitária


CINUSP comemora 25 anos com programação especial de 3 a 20 de dezembro

As sessões, na Cidade Universitária, distribuem-se de segunda à sexta, às 16h e às 19h. Confira a programação completa no site.

 

Centro Universitário Maria Antonia promove "Conversa na exposição: Giselle Beiguelman"

No dia 11 de dezembro, às 17h, no Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 258 - Vila Buarque), acontecerá a “Conversa na exposição: Giselle Beiguelman” para a exposição Camadas, narratividades visuais da violência, que está em exibição até 28 de fevereiro de 2019, de terça a domingo, das 10 às 18 horas. O evento é gratuito, aberto e não é necessário fazer inscrição.

 

Encontro preparatório para a Semana de Museus da USP acontece nesta semana

No dia 12 de dezembro, quarta-feira, das 14h às 18h30, a ideia do evento é discutir a volta da Semana de Museus da USP, que não acontece há 10 anos, e tem o objetivo de reiterar a necessidade de engajamento da comunidade uspiana para a preservação e divulgação do patrimônio museológico universitário. Outras informações e inscrições no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.