São Paulo, 18 de dezembro de 2018.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº51/2018.

Notícias

Concurso de Fotomicrografias da Poli premia estudantes de engenharia de todo o Brasil

A décima sétima edição do Concurso de MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais teve sua premiação na última sexta-feira, dia 14 de dezembro, no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Poli, o qual realizou a disputa, premiando alunos de diversas universidades do Brasil.

Com duas categorias, o MetMat oferceu três prêmios e duas menções honrosas em cada uma. O concurso, que se tornou tradicional na Escola, tem o objetivo de estimular o repertório artístico e científico dos alunos, oferecendo uma atividade extra-aula, além gerar integração entre diversas instituições de ensino de engenharia. Leia mais.

As fotos da Cerimônia estão no Flickr da Escola.

---

Programa Integração dos Estudantes de Engenharia (PIEE) da USP aconteceu na Poli durante a última semana

Projeto melhor colocado no Programa de Integração

dos Estudantes de Engenharia da USP (PIEE)

contempla estabilidade de cadeira de rodas

Na última sexta-feira, 14 de dezembro, houve o encerramento da semana de atividades do PIEE, o Programa que reúne os cinco Campi de Engenharia da Universidade de São Paulo. A dinâmica dessa fase de imersão separou os alunos em seis grupos, os quais deveriam apresentar ao fim da semana um projeto de engenharia que solucionasse questões relacionadas com a mobilidade de pessoas com deficiência. Leia mais e conheça os vencedores aqui. 

 Os dois primeiros dias do evento tiveram duas palestras sobre mobilidade para os alunos:

O papel do engenheiro na mobilidade para deficientes

Durante o primeiro dia do PIEE, os participantes ouviram a palestra “Tecnologia aplicada à mobilidade”, da professora Linamara Rizzo Battistella, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ela trouxe em sua fala questões inerentes à acessibilidade, explicando as necessidades de portadores de diversas deficiências com relação à mobilidade e alguns exemplos de evoluções no transporte público de São Paulo, desde o EMTU até o metrô. Leia Mais.

 O desafio de democratizar a tecnologia de mobilidade

A preleção com o tema “New perspectives of sensory-motor restoration and neurological recovery for patients with complete paraplegia”, do PIEE, aberta ao público, aconteceu no dia 11 de dezembro, o segundo dia da semana de imersão do Programa. O palestrante foi o doutor Solaiman Shokur, Senior Clinical Research Coordinator na Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP). Ele é experiente na área de bioengenharia, sobre o qual mostrou parte do seu trabalho, principalmente no que tange sua atuação com pacientes. O doutor detalhou alguns casos dos quais fez parte no Projeto Andar de Novo, promovido pelo laboratório do neurocientista Miguel Nicolelis. Leia Mais.

 As fotos da semana estão no Flickr da Poli.

---

Poli Recicla visita o Centro de Reciclagem da Nespresso em Barueri para uma nova parceria

No último dia 11 de dezembro, o Poli Recicla visitou o Centro de Reciclagem da Nespresso em Barueri para iniciar uma nova parceria com a Escola Politécnica.

Veja o relatório sobre a visita: nespresso

---

Terceiro encontro de INCT Terras Raras reúne sete instituições na Poli

A Escola recebeu, nos dias 11 e 12 de dezembro, a reunião das instituições participantes do Instituto Nacional de Processamento e Aplicações de Ímãs de Terras Raras para a Indústria de Alta Tecnologia. O evento por parte da Escola é promovido pelo professor Fernando Landgraf, Chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PMT). Leia mais.

---

Apoiado pela Poli-USP: Brasil fica em primeiro lugar na Olimpíada Ibero-americana de Física

Equipe brasileira conquistou três medalhas de ouro e uma menção honrosa na 23ª Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF), acontecida em Mayaguez, Porto Rico, entre 20 e 28 de outubro. A equipe brasileira ficou em primeiro lugar entre as 17 equipes que participaram da competição. A preparação da equipe foi realizada Comitê de Seleção Olímpica Internacional, que contou com a participação do professor José Roberto Castilho Piqueira (PTC) e os treinamentos também foram realizados na Escola Politécnica, entre outras instituições. Leia mais.

---

CREA-SP homenageia professores da Poli

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP)  homenageou o professor Carlos Yukio Suzuki, do Departamento de Engenharia de Transportes (PTR), e o professor Wildor Theodoro Hennies, do Departamento de Engenharia Minas e de Petróleo (PMI).

Tal honraria é conferida anualmente a profissionais que tenham se destacado pelos seus relevantes trabalhos desenvolvidos em prol da área tecnológica abrangida pelo Sistema CONFEA/CREA. A cerimônia  aconteceu no dia 06 de dezembro no auditório do Centro Técnico-Cultural do Crea-SP.

---

Agenda

Baja Nacional 2019

Do dia 20 a 24 de fevereiro do próximo ano, acontecerá a Competição Estudantil Baja SAE (Etapa Nacional), um das competições mais importantes da educação de engenharia brasileira, no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Esse ano será o ano comemorativo de 25 anos desde sua primeira edição.

Aproximadamente 85 equipes universitárias e 1700 estudantes participarão desse evento. Outras informações

---

Quadro de Avisos

 

---

Vivência Universitária

 

CINUSP comemora 25 anos com programação especial de 3 a 20 de dezembro

As sessões, na Cidade Universitária, distribuem-se de segunda à sexta, às 16h e às 19h. Confira a programação completa no site.

---

Boas festas!

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo deseja a todos um Feliz Natal e um próspero 2019!

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.