São Paulo, 7 de janeiro de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº1/2019.

Notícias

O aprendizado em robótica, suas aplicações e suas possibilidades, são uma forma de estimular a formação de uma cultura associada à tecnologia. Isto é o que defende o professor Edvaldo Simões da Fonseca Junior, do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli, que utilizou o tema para ensinar o que é inovação tecnológica para alunos de uma escola da rede pública estadual.

A Escola Estadual Santos Dias da Silva (EESDS) promoveu, no dia 14 de novembro do último ano, uma Feira de Ciências com inúmeras atividades artísticas, tecnológicas e científicas, entre elas a Competição de Robótica, promovida em parceria com a Poli-USP. Por meio do Escritório de Relacionamento, setor responsável por integrar a Escola Politécnica com os jovens vestibulandos, a Poli promoveu a quinta edição do torneio que usa o brinquedo Lego para ensinar robótica, e consequentemente popularizar a ciência e tecnologia juntos aos estudantes. Para os organizadores, a competição de Robótica pôs em prática esta teoria, e foi uma experiência de inclusão, “não apenas pelo sentido social de integração efetiva do aluno à sua comunidade escolar, mas também pela inclusão digital e tecnológica”. Leia mais. Veja aqui as fotos.

---

Em dezembro de 2018, a Universidade de São Paulo promoveu, pela segunda vez, a semana de imersão do Programa de Integração dos Estudantes de Engenharia (PIE²), projeto que integra estudantes de diversos cursos da quatro faculdades da USP que oferecem graduação na área. Durante uma semana, os participantes recebem as orientações, por meio de palestras e treinamentos, para desenvolverem um projeto inovador. Confira a cobertura completa abaixo.

---

Projeto vencedor foca na estabilidade de cadeira de rodas

No último dia de atividades, 14 de dezembro, foi anunciado o projeto vencedor, de um dos grupos formados para realizar um projeto de engenharia que solucionasse questões relacionadas com a mobilidade de pessoas com deficiência. Das seis equipes formadas, cinco trabalharam a questão da deficiência visual. Contudo, foi a equipe que trabalhou a deficiência física que alcançou a primeira colocação da competição. Leia mais aqui.

---

Tecnologia pode garantir autonomia aos deficientes

Papel do engenheiro na mobilidade para deficientes foi tema de palestra na Poli, Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e professora da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Ela apresentou métodos de aplicação da tecnologia para mobilidade, em especial, para pessoas com deficiência.

---

Engenheiros têm o desafio de democratizar a tecnologia de mobilidade

Em uma palestra com o experiente pesquisador na área de bioengenharia, Solaiman Shokur, coordenador sênior de pesquisa clínica na Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP), os alunos conheceram parte do seu trabalho, principalmente no que tange sua atuação com pacientes. Leia matéria sobre a palestra aqui.

---

Quadro de Avisos

Novas Chamadas da Finep à PRP vão de química forense a propostas de saneamento e se encerram neste mês

Duas chamadas foram feitas à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP com inscrições até o fim de janeiro. Na primeira, com prazo de envio ao e-mail prp@usp.br em 21 de janeiro, serão selecionadas propostas para projetos institucionais que contemplem quatro linhas temáticas: Floricultura e Fruticultura do Bioma Caatinga, Cirurgia Robótica em Hospitais Universitários, Agropecuária Aplicada e Química Forense. Confira o edital completo.

Na Chamada 2, o objetivo é investir em pesquisa e inovação para saneamento. As propostas estão dispostas nos temas de abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e; drenagem e manejo de águas pluviais. Também devem ser enviadas para o email prp@usp.br, mas com o prazo de 28 de janeiro. Edital completo no link.

Chamada pública aborda matérias-primas para desenvolvimento sustentável e economia circular

Por meio de consórcio, a Finep propõe que pesquisas sejam desenvolvidas nas áreas de matérias-primas não energéticas e não agrícolas, metálicos, construção e minerais industriais. Ela deve ser enviada pelo coordenador do consórcio até o dia 31 de janeiro. Outras informações no link do edital.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.