São Paulo, 21 de janeiro de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº3/2019.

Notícias

USP e ArcelorMittal assinam acordo para investir no Centro de Inovação em Construção Civil da Poli

Na última terça-feira, dia 15 de janeiro, foi realizada a cerimônia de assinatura da parceria que prevê investimentos a criação de uma cátedra. O convênio prevê a doação de recursos para a construção do edifício do Centro de Inovação em Construção Civil (CICS), o CICS Living Lab, liderado pelo Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli, com investimento total de cerca de R$ 3 milhões para os próximos cinco anos. Leia mais.

---

Cientistas e engenheiros trabalham em novas soluções para descontaminar solos

Conhecer o comportamento de um fluido num meio poroso pode ser a chave para o desenvolvimento de técnicas que poderão melhorar a remediação de solos contaminados ou a extração de petróleo. “Estamos no caminho!”, comemora a professora Dione Mari Morita, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica (Poli) da USP. Dione lidera um grupo de pesquisa, formado por docentes e estudantes de graduação e de pós-graduação das áreas de Hidráulica, Computação, Microeletrônica e Construção Civil, que vem trabalhando no desenvolvimento de projetos voltados à remediação de solos e à recuperação de nutrientes do esgoto. Leia aqui a reportagem completa.

---

Pesquisadores debatem estratégias para gestão de riscos de escorregamentos em moradias precárias

Na próxima semana, no dia 29 de janeiro, a Poli sediará um workshop para apresentar e discutir o desenvolvimento da pesquisa “Coprodução de estratégias de gestão de riscos de escorregamentos por meio do desenvolvimento de infraestruturas de base comunitárias nas cidades latino-americanas”. A equipe que desenvolve esta pesquisa é composta por pesquisadores de quatro universidades de diferentes países. Veja os detalhes do evento aqui.

---

Parceria entre bibliotecas aumenta acesso de pesquisadores a obras e bases de dados

A equipe da Divisão de Biblioteca da Poli recebeu, na última semana, a visita da bibliotecária responsável pela gestão da Biblioteca do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), Raquel Ferreira Leal. A reunião teve como objetivo apresentar as Bibliotecas da Poli e analisar possíveis parcerias, ficando estabelecida a colaboração por meio de empréstimo entre as bibliotecas. Desta forma, tanto os pesquisadores da Poli quanto da Marinha poderão acessar as informações, serviços, produtos e obras de ambas as instituições.

Participaram da reunião a chefe da divisão de biblioteca da Poli, Maria Cristina Olaio Villela, as bibliotecárias Manuela Gea C. Reis, Maria Aparecida Gabriel, Márcia Regina Franguelli e Élyde M. de Campos.

---

Cursos e Editais

Poli recebe inscrições para bolsa de Pós-Doutorado em Engenharia de Produção

Estão abertas as inscrições para candidatos à bolsa disponível do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES. As inscrições deverão enviadas, até 18 de fevereiro de 2019, à secretaria da Comissão de Pesquisa do PRO, pelo e-mail: sara.lima@vanzolini.com.br.

---

Poli-Integra tem inscrições abertas para cursos de especialização e MBA

Um dos programas extensão da Escola Politécnica da USP, e está com inscrições abertas para os cursos de Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios, Real Estate – Economia Setorial e Mercados MBA-USP, Gerenciamento de Facilidades MBA-USP e Especialização em Gestão de Projetos na Construção.

---

Workshop de Tecnologia Adaptativa, na próxima semana, propõe resultados de modelos teóricos e sistemas de computação

Nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, acontecerá, na Engenharia Elétrica, o Workshop de Tecnologia Adaptativa (WTA) cujo intuito é propiciar o intercâmbio de informação, metas e perspectivas para a área, por meio de resultados de investigação, ferramentas e experiências práticas que compreendem diversos aspectos científicos e tecnológicos da adaptatividade quanto a modelos teóricos e sistemas de computação. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link. Outras informações no site.

---

Tradicional evento de Engenharia Química acontece na primeira semana de fevereiro

A Semana de Engenharia Química da Escola Politécnica (SEQEP), que chega em sua décima quarta edição em 2019, ocorrerá do dia 4 ao dia 8 de fevereiro, na Cidade Universitária, com o objetivo de integrar estudantes e profissionais da área com atividades gratuitas. Outras informações na página.

---

Novos métodos de ensino serão debatidos em conferência virtual

A “PAN-PBL: Associação de Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem”, uma associação profissional sem fins lucrativos, promoverá uma conferência virtual de imersão nos dias 12 e 13 de julho deste ano. O prazo para submissão de trabalhos termina no dia 30 de janeiro. Conheça a proposta do evento aqui.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.