São Paulo, 28 de janeiro de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº4/2019.

Notícias

Tragédia em Brumadinho: Método mais caro para construção de barragem é também o mais seguro

Professora da Poli comenta métodos para construção de barragem de rejeitos de mineração. 

A professora Maria Eugênia Gimenez Boscov, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Poli, aponta que, para as barragens de rejeitos, existe outro método mais adequado do que o método de montante, este sendo mais utilizado por seu baixo custo. “O de jusante é muito mais seguro, porque a barragem cresce para fora e não para dentro. A cada alteamento, a barragem vai sendo construída sobre o natural, ou seja, no solo mais firme. É claro que, com isso, a barragem usa muito mais material, portanto ela fica muito mais cara. O custo de uma barragem construída por jusante é três vezes mais caro do que uma de montante, aproximadamente. Mas obviamente é muito mais seguro. Como está sendo construída em um solo firme, a barragem pode ser compactada, é possível construir filtros, drenos, ao passo que a barragem construída no terreno mais mole tem a dificuldade de criar esses elementos protetores.” A reportagem completa e o áudio da entrevista com a professora podem ser acessados aqui.

Imagem: Região atingida pelo rompimento da barragem de Brumadinho (MG) – Presidência da República / Divulgação via EBC.

---

Engenheiros atuam na prevenção e correção de escorregamentos em moradias precárias

Amanhã, 29 de janeiro, a Poli sediará um workshop para apresentar e discutir o desenvolvimento da pesquisa “Coprodução de estratégias de gestão de riscos de escorregamentos por meio do desenvolvimento de infraestruturas de base comunitárias nas cidades latino-americanas”, cujo intuito é tratar o papel do engenheiro na prevenção desses acontecimentos, bem como na ação de corrigi-los caso aconteçam. A equipe que desenvolve esta pesquisa é composta por pesquisadores de quatro universidades de diferentes países. Veja os detalhes do evento aqui.

---

Workshop de Tecnologia Adaptativa propõe resultados de modelos teóricos e sistemas de computação

Nesta semana, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, acontecerá, na Engenharia Elétrica, o Workshop de Tecnologia Adaptativa (WTA), cujo intuito é propiciar o intercâmbio de conhecimento sobre adaptatividade em sistemas de computação. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link. Outras informações no site.

---

Tradicional evento de Engenharia Química acontece na próxima semana

A Semana de Engenharia Química da Escola Politécnica (SEQEP), que chega em sua décima quarta edição em 2019 será realizada na próxima semana, de 4 a 8 de fevereiro, na Cidade Universitária, o objetivo é integrar estudantes e profissionais da área, e as atividades são gratuitas. É necessário fazer a inscrição por meio do cadastro no site.

---

Prêmio que incentiva inovação em matriz energética está com inscrições abertas

As inscrições para os Prêmios SET-100 podem ser feitas até o dia 31 de janeiro. O evento acontecerá no dia 9 de abril, seu objetivo é reunir startups da área de energia de diversos países e debater soluções inovadoras quanto à transição energética. Outras informações no link.

---

Mesas redondas do Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade debatem o papel do engenheiro no atual contexto e sua formação

Gratuito, o evento acontecerá no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, Edifício Mário Covas, Prédio da Administração da Escola, entre 10 e 12 de abril. As mesas abordarão sustentabilidade, formação em Engenharia, moradia e economia solidária. O encontro está sendo realizado pelo Engenheiros Sem Fronteiras-SP e pelo Escritório Piloto (Grêmio Politécnico), com apoio do Fundo Patrimonial Amigos da Poli, da Diretoria da Escola e da Poli Cidadã. Inscrições no link.

---

Colação de grau dos alunos graduados em 2018 acontece na próxima semana

No dia 6 de fevereiro, quarta-feira, no Auditório do CDI, ocorrerá a cerimônia oficializa a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de graduação da Poli. Os alunos formandos nos semestres anteriores farão o juramento e receberão seus diplomas.

---

Cursos e Editais

Curso de bibliometria encerra as inscrições na próxima segunda

No dia 11 de fevereiro, o Departamento de Engenharia de Produção da Poli realizará o curso de difusão “Bibliometria: Teoria e Prática”. Coordenado pela professora Marly Monteiro de Carvalho, o objetivo do curso é difundir os conhecimentos sobre a aplicação do método bibliométrico, técnica bastante difundida para realização da pesquisa acadêmica. As inscrições podem ser feitas, pela internet, até dia 4, segunda-feira.

---

Inscrições abertas para o curso de mestrado profissional em Inovação na Construção Civil em 2019

O processo seletivo 2019 do ConstruInova, Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil da Poli, ministrado no âmbito do Departamento de Engenharia de Construção Civil, está com as inscrições abertas, as quais vão até 11 de março e podem ser feitas online. O edital está disponível no link.

---

Poli recebe inscrições para bolsa de Pós-Doutorado em Engenharia de Produção

Estão abertas as inscrições para candidatos à bolsa disponível do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES. As inscrições deverão enviadas, até 18 de fevereiro de 2019, à secretaria da Comissão de Pesquisa do PRO, pelo e-mail: sara.lima@vanzolini.com.br.

---

Poli-Integra tem inscrições abertas para cursos de especialização e MBA

Um dos programas extensão da Poli, e está com inscrições abertas para os cursos de Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios, Real Estate – Economia Setorial e Mercados MBA-USP, Gerenciamento de Facilidades MBA-USP e Especialização em Gestão de Projetos na Construção. Site e link para inscrição aqui.

---

Novos métodos de ensino serão debatidos em conferência virtual

A “PAN-PBL: Associação de Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem”, uma associação profissional sem fins lucrativos, promoverá uma conferência virtual de imersão nos dias 12 e 13 de julho deste ano. O prazo para submissão de trabalhos termina no dia 30 de janeiro. Conheça a proposta do evento aqui.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.