São Paulo, 11 de fevereiro de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº6/2019.

Notícias

Agricultura brasileira é dependente de polinizadores ameaçados de extinção

Relatório inédito alerta sobre as principais ameaças aos polinizadores pelo desmatamento e uso desordenado de agrotóxicos e aponta o grau de dependência da agricultura alimentícia desses insetos, sobretudo as abelhas. O diagnóstico foi feito por pesquisadores que produziram o “Relatório Temático sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos no Brasil”, que foi lançado na última quarta-feira, dia 6 de fevereiro, na Fapesp.

O relatório foi produzido pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) e pela Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador (REBIPP), com a participação de pesquisadores de várias instituições de ensino e pesquisa. O professor Antônio Mauro Saraiva, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli, que escreveu um dos capítulos, explica que o documento traz informações baseadas na realidade brasileira, nos moldes do diagnóstico global de polinização, lançado em 2016, pela Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) da ONU.

A área de atuação do professor Saraiva são bases de dados sobre polinizadores e desenvolvimento de modelos computacionais, relacionados a efeitos de mudanças climáticas na distribuição de polinizadores e seus efeitos na produção agrícola. “O documento, além de trazer um amplo diagnóstico sobre as ameaças aos polinizadores nativos de nossa região, sugere propostas de proteção aos insetos, dados importantes para tomada de decisões governamentais.” Cita como medidas o controle na regulamentação de uso de agrotóxicos; preservação de áreas naturais que promovam o serviço ecossistêmico de polinização; e regulamentação da meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão para uso em atividade agrícola).

Leia aqui a reportagem completa.

Crédito da imagem: Relatório Temático sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos no Brasil

---

Aerodesign na USP é tema de reportagem especial

Todo ano, estudantes do Brasil e do mundo são desafiados pela Competição SAE Aerodesign a projetar e desenvolver aeronaves experimentais. Elas parecem aviões de brinquedo. Mas cada projeto é único e exige conhecimentos técnicos profundos em engenharia aeronáutica. As competições trazem problemas reais enfrentados pela indústria aeronáutica. Vencem os projetos com melhor concepção e desempenho.

A Poli já teve algumas equipes de Aerodesign. A Keep Flying é a única, atualmente. Participa das classes Micro e Regular, sendo a primeira feita por calouros e a segunda, por veteranos. A equipe tem um grande acervo de prêmios e menções honrosas. Em 2018, receberam pontuação máxima na apresentação oral, e garantiram uma vaga para a competição internacional.

Crédito da imagem: Jornal da USP.

---

Como testar resistência à radiação sem utilizar um reator nuclear

Técnica avançada de microscopia eletrônica simula efeito causado por radiação no revestimento dos reatores

O acidente na central nuclear de Fukushima, em 2011, no Japão, levou os cientistas a buscarem materiais para os reatores mais resistentes aos danos severos causados pela radiação. Um destes materiais é o nitreto de titânio, composto cerâmico testado em uma pesquisa internacional com participação da Poli. Por meio de uma técnica avançada de microscopia eletrônica, o efeito da radiação é simulado sem necessidade de produzir uma reação nuclear, o que reduz o custo dos experimentos. O método usado no experimento é descrito em artigo do Journal of Nuclear Materials.

Os reatores nucleares possuem uma câmara em que são inseridas varetas metálicas com o combustível nuclear e o material que controla a intensidade da reação entre as partículas dos átomos, que leva à geração de energia. “A radiação produzida na reação pode danificar o revestimento do combustível e comprometer o reator”, conta o professor Claudio Schön, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Poli, um dos autores do artigo. “Em Fukushima, o revestimento era feito de zircaloy, uma liga metálica com zircônio. O vapor de água presente na câmara do reator reagiu com o zircônio, produzindo hidrogênio molecular, que se acumulou e causou uma explosão.” Leia matéria completa aqui.

Crédito da imagem: Cecília Bastos / USP Imagens

---

Pesquisador da China realiza palestra na Poli sobre logística em megacidades

No dia 14 de fevereiro, das 14h às 16h, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração, Edifício Mário Covas), acontecerá a palestra “Entregas em megacidades com alta densidade populacional” pelo professor Lei Zhao, do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade de Tsinghua, da China. O evento é gratuito, em inglês sem tradução simultânea. As inscrições devem ser feitas no link.

---

Especialistas da USP debatem a tragédia em Brumadinho e as lições não aprendidas de Mariana

No dia 14 de fevereiro, a partir das 14h, na Sala Alfredo Bosi (Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária), ocorrerá a palestra sobre a tragédia em Brumadinho, com a participação dos professores da Poli, Luis Enrique Sánchez e Ricardo Tichauer. Evento público e gratuito, não há necessidade de inscrição. Haverá transmissão ao vivo.

---

Estão abertas as inscrições de trabalho para o Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar

O evento será realizado de 10 a 13 de setembro de 2019, em São Paulo, e o  tema desta edição é “Novas Tecnologias e Eficiência Energética em Sistemas AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração). O prazo para envio de resumos termina em 28 de fevereiro.

---

Mesas redondas do Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade debatem o papel do engenheiro no atual contexto e sua formação

Gratuito, o evento acontecerá no Auditório Professor Francisco Romeu Landi, Edifício Mário Covas, Prédio da Administração da Escola, entre 10 e 12 de abril. As mesas abordarão sustentabilidade, formação em Engenharia, moradia e economia solidária. O encontro está sendo realizado pelo Engenheiros Sem Fronteiras-SP e pelo Escritório Piloto (Grêmio Politécnico), com apoio do Fundo Patrimonial Amigos da Poli, da Diretoria da Escola e da Poli Cidadã. Inscrições no link.

---

Conheça os formandos da Poli-USP de 2018 premiados por seu desempenho acadêmico

Na última quarta-feira, dia 6, a Poli realizou a colação de grau de 444 formandos do segundo semestre de 2018 e anteriores. Uma novidade deste ano foi que a tradicional premiação dos alunos com melhor desempenho acadêmico foi realizada já durante a cerimônia de formatura, sendo 15 alunos premiados em seis categorias. Veja aqui a lista dos premiados, e as fotos do evento.

---

Cursos e Editais

Inscrições abertas para o curso de mestrado profissional em Inovação na Construção Civil em 2019

O processo seletivo 2019 do ConstruInova, Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil da Poli, ministrado no âmbito do Departamento de Engenharia de Construção Civil, está com as inscrições abertas, as quais vão até 11 de março e podem ser feitas online. O edital está disponível no link.

---

Poli recebe inscrições para bolsa de Pós-Doutorado em Engenharia de Produção

Estão abertas as inscrições para candidatos à bolsa disponível do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES. As inscrições deverão enviadas, até 18 de fevereiro de 2019, à secretaria da Comissão de Pesquisa do PRO, pelo e-mail: sara.lima@vanzolini.com.br.

---

Poli-Integra tem inscrições abertas para cursos de especialização e MBA

Um dos programas extensão da Poli, e está com inscrições abertas para os cursos de Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios, Real Estate – Economia Setorial e Mercados MBA-USP, Gerenciamento de Facilidades MBA-USP e Especialização em Gestão de Projetos na Construção. Site e link para inscrição aqui.

---

Vivência Universitária

 

Exposição sensorial gratuita na capital paulista apresenta obras para serem vistas e tocadas

Com 255 obras táteis de autoria compartilhada, a mostra gratuita TOQUE será realizada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP a partir de 7 de fevereiro. A curadoria e idealização do projeto é do artista visual e professor Hélio Schonmann.

 

FEA promove evento de empreendedorismo e inovação

Entre os dias 25 a 28 de fevereiro, acontecerá a segunda edição da SciBiz Conference (Science meets Business), em parceria com a 11ª OIWeek (Open Innovation Week). O objetivo é integrar pesquisadores e empreendedores a fim de gerar oportunidades de negócios, e pensar sobre os desafios de mercado quanto à inovação. Outras informações no site.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.