São Paulo, 25 de fevereiro de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº8/2019.

Notícias

Reitor da USP e Secretária do Desenvolvimento Econômico de SP apresentaram aos futuros engenheiros os problemas que podem ser superados com tecnologia e inovação. No Centro de Difusão Internacional da USP, os alunos foram recepcionados pela diretora da Escola, professora Liedi Légi Bariani Bernucci, e pelo presidente da Comissão de Graduação, Fábio Cozman. Leia mais.

---

A engenharia não é uma ciência exata

Vahan Agopyan, reitor da USP e ex-diretor da Poli, discute em artigo a atividade dos engenheiros

“Quando se vê o engenheiro empregando modelos físicos complexos e matemática sofisticada, fica a falsa impressão de que a engenharia é uma ciência exata. Os modelos são detalhados e os cálculos, precisos, mas embasados em dados não tão exatos”. Veja aqui coluna na íntegra.

---

Professores da Poli debatem importância da mineração na economia brasileira

Os professores Sérgio Médici de Eston, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, e José Roberto Castilho Piqueira, ex-diretor da Poli-USP, professor do Departamento de Engenharia de  Telecomunicações e Controle e presidente do Conselho Superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), participaram do programa “Diálogos na USP” para falar sobre o futuro da mineração. Assista à matéria completa aqui.

---

Barragens inativas devem ter supervisão constante, diz especialista

O professor Luis Enrique Sánchez, da Poli, é especialista nas áreas de planejamento e gestão ambiental e explicou que as barragens são estruturas de engenharia, construídas para armazenar os rejeitos que, em sua maioria, “são extraídos junto dos minérios comercializados e processados em uma estação industrial chamada usina de beneficiamento. Geralmente esses rejeitos não têm aproveitamento”. Veja a matéria completa aqui.

---

Startup utiliza IoT no monitoramento de ciclovias

A startup Pullup está empregando a tecnologia de IoT (Internet das Coisas) para vencer o desafio da mobilidade urbana. A empresa criou um sistema de hardware e software com o propósito de tornar mais seguro e eficiente o uso da bicicleta como meio de transporte nas grandes cidades. O projeto SmartBike nasceu dentro do Laboratório de Microeletrônica (LME) da Poli, assim como a própria empresa, aberta em 2012, ainda durante a graduação em Engenharia Elétrica de Conrado Leite de Vitor, autor do projeto. Veja a matéria completa aqui.

---

Agenda

Poli promove Workshop “Inovação e o Futuro da Construção Civil”

Na próxima quarta-feira, dia 27 de fevereiro, o Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) promoverá um debate sobre perspectivas futuras e inovação tecnológica na Construção Civil. Leia mais.

---

Diretoria promove encontro de docentes para discutir projeto acadêmico

No dia 12 de março, às 16h, no Auditório Francisco Romeu Landi, o professor Marcílio Alves, Presidente da Câmara de Avaliação Institucional (CAI), abordará a questão do projeto acadêmico docente com os professores da Poli.

---

Poli recebe evento de recrutamento da Microsoft no próximo mês

No dia 13 de março, às 12h, no Auditório da Engenharia Elétrica, acontecerá um tech talk promovido pela Microsoft para estudantes da área de Engenharia de Computação. As inscrições podem ser feitas pelo link.

---

Programa de Carreira de 2018 terá cerimônia de encerramento em março

No dia 14 de março, às 19h, a Poli-USP, o Fundo Patrimonial Amigos da Poli e o Centro de Carreira da Poli realizarão a Cerimônia de Encerramento do Programa de Carreira 2018, que tem a função aproximar os alunos do mercado de trabalho. O evento será uma oportunidade de networking entre a comunidade politécnica e será servido um coquetel. A reserva de convite pode ser feita no link.

---

Calouros da Poli visitam IPT

Pesquisadores e colaboradores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) receberam na tarde de quarta-feira, 20 de fevereiro, os calouros de 2019 da Poli. Os alunos visitaram os laboratórios e instalações do IPT e puderam ver, na prática, a contribuição dada pelas Engenharias às pesquisas aplicadas focadas na resolução de problemas da indústria e da sociedade.

---

iPoli realizou “Dia do Bem Vindo” para novo semestre de intercambistas

No dia 21 de fevereiro, o grupo de extensão iPoli realizou o dia de despedida dos alunos que terminaram a fase de intercâmbio na Poli e de recepção aos novos intercambistas. Durante o evento, o grupo apresentou temas culturais do Brasil, um pequeno guia da cidade de São Paulo, da USP e da Poli.  Veja as fotos do evento.

---

Cursos e Editais

Escola de Verão do Weizmann abre processo seletivo em busca de calouros

A Escola de Verão do Weizmann reúne jovens do mundo inteiro para trabalhar em projetos de pesquisa por três semanas e passar uma semana no deserto, acampando e visitando locais históricos. Em 2019, serão oferecidas quatro bolsas para estudantes brasileiros no primeiro ano da graduação. O prazo para se inscrever na primeira fase do processo seletivo é dia 7 de março. Outras informações no link.

Chamada para bolsa de pós-doutorado no NAP.Mineração

Edital da Fapesp recebe proposta de trabalho em áreas de engenharia mineral ou geológica até o dia 4 de março. Acesse aqui o documento.

Instituto oferece bolsas e apoio para permanência estudantil

Está aberto, até 6 de março, o processo seletivo para o programa do Instituto Semear, voltado a apoiar jovens que estudaram em escola pública ou em particular com bolsa, aprovados em alguma universidade pública. Acesse aqui os detalhes.

---

Vivência Universitária

Workshop Brasil-Holanda acontece no IEE-USP

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, no Auditório do Instituto de Energia e Ambiente da USP, acontecerá o workshop “Carbon, capture, storage and use and bioenergy: joint event of Brazilian and Dutch universities ”, cujo objetivo é discutir as experiências das universidades brasileiras e holandesas quanto à redução na emissão de carbono e seus desafios. O evento é em inglês sem tradução. As inscrições podem ser feitas enviando “nome, email, posto e instituição” para email comunicacao@iee.usp.br.

 

Brasiliana promove seminário sobre arte moderna

Biblioteca Brasiliana realiza o evento “O Lado Oposto e os outros Lados”, que terá programação de 25 a 28 de fevereiro no SESC-SP, abordando temas relativos ao movimento modernista brasileiro. Outras informações no banner.

 

“Semana da Ciência” da EACH começa nesta terça

A EACH-USP promoverá, nos dias 26, 27 e 28 de março, a Semana da Ciência 2019, com o tema “Da Geração à Aplicação do Conhecimento”, o evento científico proporcionará aos seus participantes: palestras, mesas redondas, cursos, minicursos, workshops, stand da Agência USP de Inovação, apresentações artísticas e o “Desafio Hackabits-EACH de Ciência 2019”. As inscrições podem ser feitas no link.  O evento é gratuito e aberto ao público. Outras informações no site.

 

---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.