São Paulo, 28 de fevereiro de 2019.

Edição Especial do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº1/2019.

Projeto da Poli busca modernizar ensino de engenharia

Curso de Engenharia Química foi selecionado e concentrará os esforços de projeto financiado pela Capes 

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) foi uma das oito instituições de ensino superior brasileiras selecionadas para participar de um programa que financiará projetos de modernização para cursos de graduação nas áreas das Engenharias. O edital promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright) visa, entre outros aspectos, criar um ambiente propício para o desenvolvimento do pensamento criativo e da capacidade de inovação e de empreendedorismo dos graduandos em engenharia.

Uma equipe de diversos docentes da Poli, do Instituto de Física e do Instituto de Matemática e Estatística da USP, de várias áreas do conhecimento, concebeu um projeto para aperfeiçoamento do ensino nos primeiros anos da Escola, bem como nas disciplinas do curso da Engenharia Química, visando modernização das técnicas de aprendizagem e dos espaços físicos de aula, e a melhoria na compreensão dos conteúdos pelos alunos. A diretora da Poli-USP, professora Liedi Légi Bariani Bernucci, acredita que a qualidade da proposta levou à seleção do projeto, um dos oito escolhidos entre 52 propostas de todo o Brasil. “As instituições de ensino estarão em contato com universidades norte-americanas e poderão apresentar suas experiências, discutindo sucessos e dificuldades, para que os resultados possam ser trocados entre as instituições nacionais, formando uma rede que poderá multiplicar este conhecimentos”. Leia aqui a notícia completa.

---

O projeto propõe a criação de quatro ambientes:

CRAI - Centro de Recursos para Aprendizagem e Inovação

Um novo modelo de biblioteca universitária que propõe que as bibliotecas passem também a oferecer aos estudantes serviços pedagógicos e recursos tecnológicos voltados à investigação e à experimentação.

Prof. Celso Furukawa

Ambiente para Gravação de Vídeo-aulas empregando LightBoard

O lightboard é uma técnica de gravação de videoulas, que consiste em uma lousa de vidro iluminada na qual o professor faz as anotações enquanto explica o conteúdo diante de uma câmera. É uma inovação na maneira de apresentar o conteúdo de aula, pois permite que o professor esteja de frente para classe enquanto desenha, escreve equações e fórmulas. Usando esta técnica, o trabalho de edição é bastante reduzido, pois toda a linguagem transmitida através de esquemas e equações é construída pelo professor enquanto explica o conteúdo. Outros recursos, tais como slides produzidos no PowerPoint, gráficos e até vídeos, podem ser incorporados à tela e ganhar anotações do professor “em tempo real”. Com o apoio do Fundo Patrimonial Amigos da Poli, um estúdio equipado com a lousa de vidro, iluminação e câmera de vídeo está sendo criado no Edifício da Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP.

Profª Leila Cristine Meneghetti Valverdes

Sala de Aula para Inovação

tem como objetivo criar uma sala de aula ambientada para desenvolver atividades de inovação em grupo por parte dos estudantes de graduação utilizando os mais modernos recursos de TIC disponíveis atualmente e que possa ser interligada remotamente a outras salas do mesmo tipo ou que possuam a mesma infraestrutura. Seu ambiente será reconfigurável e a sala vai funcionar como ambiente modelo e de experimentação para que possa ser replicada em outros lugares

Prof. Antonio C. Seabra

InovaLab@POLI – Química

Uma sala de Inovação para o curso de engenharia química

Professores Fernando Josepetti Fonseca e Leopoldo Rideki Yoshioka

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo.

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.