São Paulo, 7 de março de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº9/2019.

Notícias

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, das 11h às 12h, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração), será realizado o evento “Como engenheiras e cientistas, o que podemos fazer para auxiliar na inclusão de mulheres nas carreiras de Ciências Exatas e de Engenharia?”. A ideia é promover a interação entre os participantes a fim de debater e reunir propostas que possam ser apoiadas pela instituição.

Inscrições aqui.

---

USP está entre as 50 melhores do mundo em nove cursos

O QS World University Ranking by Subject divulgado, no dia 26 de fevereiro, classificou a USP entre as melhores universidades do mundo em 39 das 48 áreas específicas avaliadas.

A Universidade se destacou em nove áreas, sendo classificada entre as 50 melhores, entre outras áreas, em Engenharia de Minérios e Minas (33ª) e Engenharia Civil (45ª). Veja a matéria completa.

---

Calouros da Poli conhecem pesquisa e extensão no campus de Santos

Os ingressantes no curso de Engenharia de Petróleo, oferecido na Poli Santos, conheceram as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas no campus. Com laboratórios e projetos bem estabelecidos, a unidade apresentou os seus projetos aos ingressantes.Veja a matéria completa.

---

Reitor participa de debate promovido pelo Grêmio

“O papel da universidade pública e de sua autonomia na democracia brasileira” foi o tema da mesa promovida pelo Grêmio Politécnico durante a Semana de Recepção dos Calouros da Poli. O evento teve como convidados o reitor da USP e ex-diretor da Poli, professor Vahan Agopyan, e o ex-ministro da Educação e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Fernando Haddad, com o debate mediado pela presidente do Grêmio, Maria Laura Mesquita. Vahan ressaltou a importância das universidades de pesquisa para a sociedade: “Uma universidade de pesquisa é muito mais cara que uma universidade de ensino, porque investimos muito não apenas na transmissão de conhecimento, mas, e principalmente, no desenvolvimento do conhecimento”.

Veja a matéria completa.

---

Tragédia de Brumadinho reflete urgência por inovação

Vanderley M. John, docente da Poli, ressalta que somente avanço nas tecnologias poderá solucionar os riscos da construção e manutenção de barragens de mineração. Ele coordena, dentro da Poli, uma unidade Embrapii (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) dedicada a realizar desenvolvimento de tecnologias inovadoras, sempre em colaboração com a indústria. Entre seus projetos, a Embrapii Materiais para Construção Ecoeficiente tem um contrato com a Vale para desenvolver aplicações que sejam técnica e comercialmente viáveis, capazes de dar uma destinação econômica útil para uma parte dos resíduos dessas barragens, gerando mais riqueza e colaborando para reduzir os riscos.

Veja a matéria completa.

---

Premiada formanda da Poli dá dicas de estudo durante a graduação

Lívia Bueno Reis se formou Engenheira de Petróleo em 2018 e foi convidada para falar com os alunos ingressantes do mesmo curso. Premiada com quatro prêmios por seu desempenho acadêmico, ela relatou um pouco da sua rotina de estudos.

Veja a matéria completa.

---

Agenda

Poli promove Workshop “Inovação e o Futuro da Construção Civil”

Na próxima quarta-feira, dia 27 de fevereiro, o Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) promoverá um debate sobre perspectivas futuras e inovação tecnológica na Construção Civil. Leia mais.

---

Diretoria promove encontro de docentes para discutir projeto acadêmico

No dia 12 de março, às 16h, no Auditório Francisco Romeu Landi, o professor Marcílio Alves, Presidente da Câmara de Avaliação Docente (CAD), abordará a questão do projeto acadêmico docente com os professores da Poli.

---

Poli recebe evento de recrutamento da Microsoft

No dia 13 de março, às 12h, no Auditório da Engenharia Elétrica, acontecerá um "tech talk" promovido pela Microsoft para estudantes da área de Engenharia de Computação. As inscrições podem ser feitas pelo link.

---

Programa de Carreira de 2018 terá cerimônia de encerramento no dia 14

No dia 14 de março, às 19h, a Poli, o Fundo Patrimonial Amigos da Poli e o Centro de Carreira realizarão a Cerimônia de Encerramento do Programa de Carreira 2018, que tem a função aproximar os alunos do mercado de trabalho. O evento será uma oportunidade de networking entre a comunidade politécnica e será servido um coquetel. A reserva de convite pode ser feita no link.

---

Fapesp promove reunião para divulgar Centro de Pesquisa de Engenharia em Inteligência Artificial

No dia 12 de março, às 9h, na sede da fundação, será realizado um encontro para apresentar a Chamada de Propostas para selecionar os parceiros da IBM e da FAPESP na constituição do Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial (IA). O prazo para a submissão das propostas se encerra em 15 de abril de 2019.

---

Cursos e Editais

MBA em tecnologias digitais está com inscrições abertas

O Programa de Educação Continuada (Pece) está com inscrições abertas para o “MBA USP Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável”, cuja proposta da formação é desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre as tecnologias digitais, que vão desde computação em nuvem até internet das coisas e blockchain, devido à necessidade de inovação e ao avanço dessas aplicações no mercado de trabalho.

 

Poli e Fundação Vanzolini abrem curso de MBA em Gestão da Produção

Estão abertas, até 15 de março, as inscrições para o MBA – Gestão da Produção. O curso busca formar profissionais que saibam gerir os processos de produção, as aulas vão de estatísticas simples à indústria 4.0. Outras informações no link.

 

Cursos de inglês para técnicas de apresentação e de redação acadêmica na Poli

Estão abertas, até 11 de março, as inscrições para cursos de inglês gratuitos voltados para pós-graduandos e professores. Serão oferecidos dois cursos: Técnicas de Apresentação (3ª-feiras, 14h00 - 15h30) e Ferramentas Básicas de Redação Acadêmica em Inglês (Writing I 4ª-feiras, 9h00 - 12h00). O objetivo é auxiliar quem precisa redigir artigos para periódicos, ou apresentar-se em congressos ou seminários internacionais.

Outras informações com as secretárias de pós-graduação, com as bibliotecárias ou cborbatrad@gmail.com. As inscrições podem ser feitas pelo email citado.

 

Diplomacia Civil seleciona jovens para fóruns da ONU sobre florestas e redução de risco de desastres

Terminam em 10 de março as inscrições de jovens de 18 a 35 anos para participar do UN Forum on Forests, promovido pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (DESA). Os selecionados terão acesso a debates e palestras com líderes e organizações internacionais, além de contar com uma agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo programa, e workshops online de capacitação com temas preparatórios para os eventos. Leia mais.

---

Vivência Universitária

Vaga em empresa para pesquisador em desenvolvimento de software

A Bright Photomedicine procura um profissional para desenvolvimento de software a ser utilizado no planejamento de terapias baseadas em luz. Detalhes sobre a vaga no link.

 

Pesquisa sobre aspectos psicológicos do ciúmes busca voluntários

A pesquisa promovida pelo do Instituto de Psicologia da USP é anônima, leva em média 15min e qualquer pessoa acima de 18 anos pode participar. Os pesquisadores ressaltam que a contribuição ajudará no entendimento das emoções vividas diariamente.

 

Está aberta a chamada de trabalho para Conferência da International Sustainable Campus Network (ISCN 2019)

O evento ocorrerá entre os dias 11 e 14 de junho e está sendo organizado pela Universidade de São Paulo. O ISCN é uma associação sem fins lucrativos que integra importantes universidades representantes de mais de 30 países, em um esforço conjunto para tratar a sustentabilidade na pesquisa, no ensino e na gestão dos campi. O tema para o ano de 2019 é “Parcerias para o Progresso” e seu objetivo é proporcionar aos participantes a oportunidade de compartilhar trabalhos e/ou dialogar com os demais agentes presentes as experiências mais relevantes na sua instituição com o tema sustentabilidade. Os resumos para apresentações orais e pôsteres podem ser submetidos até 15 de março. Outras informações sobre o evento e submissão de trabalhos podem ser encontradas em: https://www.iscn2019usp.com

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.