São Paulo, 11 de março de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº10/2019.

8 de março - Dia Internacional da Mulher

Poli quer discutir ações para atrair meninas para engenharia

O Dia Internacional da Mulher de 2019 foi um momento de encontro e reflexão na Escola Politécnica (Poli) USP. No dia 8 de março, que também marcou um ano de gestão da primeira mulher na diretoria da Poli, a professora Liedi Légi Bariani Bernucci, foi promovido um evento para levantar iniciativas para aumentar a participação de jovens mulheres na Engenharia. Leia mais.

---

Especial do Jornal da USP discute participação feminina na ciência

É dentro das universidades que boa parte da ciência brasileira acontece – e mais de um quinto dessa produção vem da USP. Olhar para a presença e importância da mulher na instituição, então, é um jeito de enxergar como tem caminhado a representatividade feminina na academia. O Jornal da USP ouviu algumas das mulheres que fazem ciência na Universidade e reuniu dados para tentar entender por que o caminho delas na pesquisa parece ainda tão difícil de trilhar.

---

Mulheres são maioria em ingressantes em 6 cursos de engenharia

Reportagem da Revista Quero Bolsa entrevistou a diretora da Poli, professora Liedi Bernucci, e a politécnica Lívia Bueno Reis, engenheira de petróleo.

---

Para reitor Vahan Agopyan, “mulheres e homens devem lutar juntos pela igualdade de gênero”

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, o reitor da USP, Vahan Agopyan, fala sobre os avanços conquistados nas últimas décadas e os desafios da mulher na sociedade contemporânea. Aborda também a presença feminina na comunidade universitária e a busca pela igualdade de gênero.

---

Alunas da Poli levam engenharia a meninas de escola estadual

Um grupo de alunas da Poli visitou uma escola de ensino básico a fim de estimular o interesse pelas carreiras de engenharia entre as adolescentes. Na Escola Estadual Professor Emygdio de Barros, cerca de 40 alunas, a maioria de 14 anos, conheceram o universo da Engenharia por meio de estações de experimentos científicos, como um que grava em aço com eletricidade.

---

Equipe Poli Racing publica vídeo sobre relação das mulheres com a Engenharia

No 8 de março, a Equipe Poli Racing publicou em suas redes sociais um vídeo da diretora da Poli, professora Liedi Legi Bariani Bernucci, sobre a participação das mulheres na Engenharia e a busca por crescimento estatístico desse grupo na carreira.

---

Notícias

Inovação: o ingrediente que desafia as universidades

Além do tripé ensino, pesquisa e extensão, professores defendem papel mais ativo das instituições na promoção da inovação tecnológica

Confira a cobertura da SciBiz Conference, realizado entre 25 e 28 de fevereiro na USP, que contou com a participação do professor da Poli e diretor científico do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI), Julio Meneghini. “Hoje em dia as universidades têm de prestar contas não só aos seus alunos, mas também à sociedade”, reforçou o engenheiro.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

---

Pós-graduandos de laboratório da Poli contribuem para buscas em Brumadinho

Pesquisadores de diversas universidades, entre eles do Laboratório de Automação e Controle (LAC) da Poli, estão atuando para ajudar na localização das vítimas em Brumadinho (MG) e evitar novos rompimentos de barragens.

Veja a matéria completa.

---

Professor da Poli participa de Audiência Pública sobre Brumadinho

Luis Enrique Sanchez, professor titular do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP, participou de uma Audiência Pública promovida no dia 26 de fevereiro, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

---

Agenda

Evento cancelado: encontro de docentes para discutir projeto acadêmico foi adiado

O encontro com o professor Marcílio Alves, Presidente da Câmara de Avaliação Docente (CAD), que seria realizado amanhã, dia 12 de março, foi adiado. Outra data será divulgada assim que possível.

---

Poli recebe evento de recrutamento da Microsoft na quarta-feira

No dia 13 de março, às 12h, no Auditório da Engenharia Elétrica, acontecerá um tech talk promovido pela Microsoft para estudantes da área de Engenharia de Computação. As inscrições podem ser feitas pelo link.

---

Programa de Carreira de 2018 terá cerimônia de encerramento nesta quinta-feira

No dia 14 de março, às 19h, a Poli, o Fundo Patrimonial Amigos da Poli e o Centro de Carreira da Poli realizarão a Cerimônia de Encerramento do Programa de Carreira 2018, que tem a função aproximar os alunos do mercado de trabalho. O evento será uma oportunidade de networking entre a comunidade politécnica e será servido um coquetel. A reserva de convite pode ser feita no link.

---

Poli recebe reitor nesta quinta

O reitor da USP, professor Vahan Agopyan, estará presente no próximo dia 14 de março, quinta-feira, às 10h, no Auditório Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração). O objetivo da visita é apresentar os projetos da Reitoria e ouvir as sugestões da comunidade.

---

Fapesp promove reunião para divulgar Centro de Pesquisa em Engenharia em Inteligência Artificial

No dia 12 de março, às 9h, na sede da fundação, será realizado um encontro para apresentar a Chamada de Propostas para selecionar os parceiros da IBM e da FAPESP na constituição do Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial (IA). O prazo para a submissão das propostas se encerra em 15 de abril de 2019.

---

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) será realizada na próxima semana

A mostra de projetos finalistas da Feira, um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, realizada todos os anos na USP, acontecerá de 19 a 21 de março, no INOVA USP, que fica Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370.

---

Evento da Poli com Itaú aborda Ciência de Dados na próxima semana

Do dia 19 a 21 de março, acontecerá Semana de Machine Learning, no C2D, laboratório localizado no Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Poli. O evento está dividido entre workshops, meet up e um curso de Machine Learning, com profissionais do Itaú. Inscrições no link.

---

Cursos e Editais

Poli e Fundação Vanzolini abrem curso de MBA em Gestão da Produção

Estão abertas, até 15 de março, as inscrições para o MBA – Gestão da Produção. O curso busca formar profissionais que saibam gerir os processos de produção, as aulas vão de estatísticas simples à indústria 4.0. Outras informações no link.

 

Cursos de inglês para técnicas de apresentação e de redação acadêmica na Poli

Terminam hoje, 11 de março, as inscrições para cursos de inglês gratuitos voltados para pós-graduandos e professores. Serão oferecidos dois cursos: Técnicas de Apresentação (3ª-feiras, 14h00 - 15h30) e Ferramentas Básicas de Redação Acadêmica em Inglês (Writing I 4ª-feiras, 9h00 - 12h00). O objetivo é auxiliar quem precisa redigir artigos para periódicos, ou apresentar-se em congressos ou seminários internacionais.

Outras informações com as secretárias de pós-graduação, com as bibliotecárias ou cborbatrad@gmail.com. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail citado.

 

Programa de inglês da AUCANI para pós-graduandos abre vagas remanescentes

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional abre inscrições para vagas remanescentes do Language Education Programme at USP, exclusivamente para pós-graduandos. O programa é um curso de inglês presencial voltado para exames de proficiência em inglês. Outras informações estão no Edital 1027/2019, e é possível inscrever-se no escritório da Aucani Idiomas no CDI. Contato para dúvidas por e-mail aucani.idiomas@usp.br.

 

Fundação oferece bolsas de estudo para jovens

O programa Líderes Estudar da Fundação Estudar tem o objetivo de contribuir para a formação de jovens brasileiros tanto no Brasil quanto no mundo por meio de bolsas de estudo para graduação e pós-graduação. O prazo para inscrever-se é de 1º de abril. Outras informações e inscrições no link.

 

Cities Alliance abre candidaturas para propostas de inovação fundiária na África

A iniciativa “Segurança Fundiária nas Cidades Africanas: Microfundos para a Inovação nas Comunidades” busca propostas de inovação para melhorar a questão da propriedade fundiária, o crescimento da população jovem africana e implementar tecnologias modernas. Serão financiados projetos com duração até 12 meses, que devem ser apresentados até 14 de março de 2019. As candidaturas podem ser apresentadas em inglês, francês ou português. Outras informações na página web. Dúvidas serão sanadas pelo e-mail Innovation@citiesalliance.org.

---

Quadro de avisos

Pró-Reitoria de Pesquisa da USP lança manual sobre Iniciação Científica

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) explica as bolsas oferecidas na Universidade, os requisitos necessários e o que é a Iniciação Científica e Tecnológica em um manual.

 

Eleição dos representantes (titulares e suplentes) das categorias docentes Associado, Doutor, Assistente e Auxiliar de Ensino junto à Congregação

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.440, publicada no D.O.E. de 08.03.2019, estão abertas as inscrições para a eleição para a escolha dos representantes das categorias docentes junto à Congregação da Escola Politécnica. A eleição será realizada no dia 16.04.2019, das 9 às 16 horas, por meio de sistema eletrônico de votação.

 

Eleição para escolha dos representantes (titular e suplente) dos antigos alunos de graduação junto à Congregação

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.441, publicada no D.O.E. de 08.03.2019, será realizada no dia 17 de abril de 2019 a eleição para escolha de um representante e seu respectivo suplente para a categoria do Representante dos Antigos Alunos de Graduação junto à Congregação da Escola Politécnica.

Vivência Universitária

Passeios gratuitos levam a museus e acervos da USP

O “Giro Cultural USP” oferece três opções de roteiros no campus Cidade Universitária e uma fora do campus: A USP e a São Paulo Modernista. A proposta é divulgar o patrimônio arquitetônico, artístico e cultural mantido pela Universidade na capital paulista. As atividades são acompanhadas por monitores que oferecem informações sobre cada local visitado.

Os passeios, em 2019, foram iniciados em fevereiro e recebem grupos com o mínimo de 15 e máximo de 40 pessoas. Considerando o volume de solicitações e para planejamento das escolas e grupos, o ideal é realizar o agendamento com, no mínimo, dois meses de antecedência.

 

Poli Social promove campanha de doação de livros

A Poli Social, em conjunto com a Fea Social e o Cursinho da FEA, realizará uma campanha de doação de livros, entre os dias 12 e 29 de março, para arrecadar livros didáticos e de ficção que serão encaminhados às Casas André Luiz e ao Cursinho da EACH. As caixas de arrecadação ficarão nas portarias dos prédios da Poli (Biênio, Civil, Mecânica, Materiais e Minas, Elétrica e Química).

 

Edusp lança livro sobre a Universidade

No dia 12 de março, às 18h, no Complexo Brasiliana, acontecerá o lançamento do livro A Universidade de São Paulo: Modelos e Projetos, de Neyde A. Joppert Cabral. Outras informações no banner.

 

Está aberta a chamada de trabalho para Conferência da International Sustainable Campus Network (ISCN 2019)

O evento ocorrerá entre os dias 11 e 14 de junho e está sendo organizado pela Universidade de São Paulo. O ISCN é uma associação sem fins lucrativos que integra importantes universidades representantes de mais de 30 países, em um esforço conjunto para tratar a sustentabilidade na pesquisa, no ensino e na gestão dos campi. O tema para o ano de 2019 é “Parcerias para o Progresso” e seu objetivo é proporcionar aos participantes a oportunidade de compartilhar trabalhos e/ou dialogar com os demais agentes presentes as experiências mais relevantes na sua instituição com o tema sustentabilidade. Os resumos para apresentações orais e pôsteres podem ser submetidos até 15 de março. Outras informações sobre o evento e submissão de trabalhos podem ser encontradas em: https://www.iscn2019usp.com

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.