São Paulo, 18 de março de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº11/2019.

Notícias

Gestão de riscos evitaria mortes, prejuízos e transtornos com chuvas

O professor Marcos Massao Futai, Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Poli, ressaltou, ao Jornal da USP no Ar, a importância da gestão de riscos para enchentes. A prevenção é capaz de evitar tanto a perda humana quanto a econômica. “Entre 1% e 2% do PIB de muitos países são perdidos em deslizamentos e perdas de infraestrutura. O prejuízo humano é o mais tocante, porém existem outros”, segundo ele.

Veja a matéria completa.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

---

Projeto da Poli ajuda a inserir jovens no mercado de Tecnologia da Informação

O Programa Paidéia é iniciativa do Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da Poli e tem o objetivo de ensinar microinformática e programação a jovens de baixa renda, de 16 a 20 anos, buscando aumentar a empregabilidade na área.

Veja a matéria completa.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

---

Inscrições para São Paulo School of Advanced Sciences on Nonlinear Dynamics estão abertas

O curso está formatado em 31 módulos de aulas teóricas, quatro módulos para apresentação de pôsteres dos participantes e visitas técnicas. O assunto é abordado de forma transdisciplinar, para abranger aplicações em mecânica de engenharia (civil, mecânica, mecatrônica, naval, offshore) e engenharia elétrica, a partir dos fundamentos e modelagem matemática. As inscrições estão abertas até o dia 28 de junho pela página.

Veja os detalhes no link.

---

Agenda

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) será realizada nesta semana

A mostra de projetos finalistas da Feira, um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, realizada todos os anos na USP, acontecerá de 19 a 21 de março, no INOVA USP, que fica Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370.

O Programa Poli Cidadã e os Projetos Parceiros receberão, até hoje (18/03), o cadastro de alunos para serem avaliadores do Prêmio Poli Cidadã Tecnologia e Desenvolvimento Social na FEBRACE.

---

Congresso de Graduação pretende discutir inovação curricular

Estão abertas as inscrições para o 5º Congresso de Graduação da USP. O encontro será sediado na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, entre os dias 30 de junho e 2 de julho. O congresso é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação para promover o compartilhamento e discussão das mais variadas experiências e inovação no ensino de graduação. As inscrições encerram-se no dia 30 de maio.

---

Encontro na USP discute Inteligência Artificial

Nos dias 19, 20 e 21 de março, no Auditório CUBO do InovaUSP, acontecerá o Encontro Machine Learning. Com palestras, meetup e um curso de Machine Learning, o evento será ministrado por cientistas de dados do Itaú e contará com a participação do professor Fábio Cozman, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos (PMR) da Poli. Além disso, é totalmente gratuito, sendo necessário realizar a inscrição pela internet.

---

Pró-Reitoria promove ação de internacionalização

No dia 26 de março, às 9h, na S-7 da Civil, a Pró-Reitoria de pós-graduação realizará uma “Oficina de dupla-titulação” para explicar os objetivos da dupla-titulação e os trâmites para o estabelecimento do processo no âmbito administrativo.

---

Reitor da USP visita a Poli

Na última quinta-feira, o professor Vahan Agopyan, reitor da USP, esteve presente na Poli, para apresentar os projetos da Reitoria e ouvir as sugestões de funcionários, professores e alunos.

---

Professor da Poli é eleito membro titular da Academia Nacional de Engenharia

O professor Laurindo de Salles Leal Filho, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola, foi um dos 12 eleitos para se tornarem membros da Academia Nacional de Engenharia. Segundo a organização, os profissionais selecionados contribuíram para crescimento e desenvolvimento da Engenharia em diversos setores. A data da cerimônia de posse será divulgada em breve.

---

Cursos e Editais

Fundação oferece bolsas de estudo para jovens

O programa “Líderes Estudar” da Fundação Estudar tem o objetivo de contribuir para a formação de jovens brasileiros tanto no Brasil quanto no mundo por meio de bolsas de estudo para graduação e pós-graduação. O prazo para inscrever-se é 1º de abril. Outras informações e inscrições no link.

 

Bolsa Empreendedorismo da USP abre inscrições

Estão abertas, até 24 de maio, as inscrições para a Bolsa Empreendedorismo do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para alunos de graduação da USP. Confira o edital.

---

Quadro de avisos

Eleição dos representantes (titulares e suplentes) das categorias docentes Associado, Doutor, Assistente e Auxiliar de Ensino junto à Congregação da Poli

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.440, publicada no D.O.E. de 08.03.2019, informamos que estão abertas as inscrições para a eleição para a escolha dos representantes das categorias docentes junto à Congregação da Poli. A eleição será realizada no dia 16.04.2019, das 9 às 16 horas, por meio de sistema eletrônico de votação.

 

Eleição para escolha dos representantes (titular e suplente) dos antigos alunos de graduação junto à Congregação da Poli

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.441, publicada no D.O.E. de 08.03.2019, será realizada, no dia 17 de abril de 2019, no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos, das 9 às 11 horas, pelo voto direto e secreto, a eleição para escolha de um representante e seu respectivo suplente para a categoria do Representante dos Antigos Alunos de Graduação junto à Congregação da Escola Politécnica da USP.

---

Vivência Universitária

Poli Social promove campanha de doação de livros

A Poli Social, em conjunto com a Fea Social e o Cursinho da FEA, está realizando uma campanha de doação de livros até o dia 29 de março, para arrecadar livros didáticos e de ficção que serão encaminhados às Casas André Luiz e ao Cursinho da EACH. As caixas de arrecadação ficarão nas portarias dos prédios da Poli (Biênio, Civil, Mecânica, Materiais e Minas, Elétrica e Química).

 

Debate relaciona arte, memória, saúde coletiva e territórios

Até o dia 27 de março, às quartas-feiras, das 14 às 18 horas, na Biblioteca Brasiliana, acontecerá um ciclo de encontros chamado de “Olhares Transversos - Programas Públicos” em que se abordarão temas como arte, saúde, integração e pertencimento do espaço público. Outras informações no link.

 

Centro Universitário Maria Antonia promove palestra sobre proteção de dados

No dia 20 de março, às 19h, no Centro Universitário Maria Antonia, receberá a palestra "Proteção de dados pessoais e democracia", ministrada por Flávia Lefèvre. O evento é aberto e gratuito. Não é necessária inscrição prévia.

 

Seminário no IAG aborda estrutura do Rio de la Plata e da Bacia Paraná

No dia 21 de março, quarta-feira, às 16h30, no Auditório 1 do IAG, o professor Maurício de Souza Bologna apresentará o seminário com o título de “Estrutura elétrica da crosta e mantos superior entre o cráton Rio de la Plata e a Bacia Paraná”.

 

Documentário aborda o tema de conservação de água

No dia 22 de março (Dia Mundial da Água), às 19h, na Unibes Cultural, acontecerá o Fórum A Água que Falta, no qual será lançado o documentário sobre o tema. O filme conta com depoimentos de vários graduados pela USP. Haverá também uma mesa de debates com a mediação de Matthew Shirts e participação de convidados.

 

Evento discute perspectivas para o mercado energético no Brasil

No dia 25 de março, às 13h, no Centro de Convenções Abimaq, acontecerá o “Welcome Energia 2019”, em que especialistas do setor de energia no Brasil debaterão as perspectivas políticas e econômicas para a área. Outras informações e inscrições pelo site.

 

Seminário terá apresentação de oportunidades de financiamentos de pesquisa na Europa

Promovido Agência USP de Inovação (AUSPIN) e da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI), o Seminário Euraxess visa apresentar as principais fontes de financiamento para a mobilidade e o desenvolvimento de projetos de pesquisa entre o Brasil e a Europa, com a participação de representantes da iniciativa, ao lado de conselheiros científicos de Embaixadas da Europa. O evento ocorrerá no Auditório do IEE-USP no dia 25 de março, a partir das 9h, na Avenida Professor Luciano Gualberto, 1289, na Cidade Universitária. O evento será aberto ao público, mas é necessária a inscrição pelo site, onde está a programação completa e atualizada. Para mais informações, entre em contato com a AUSPIN pelo eventosinovacao@usp.br. 

 

Cinusp estreia mostra sobre relação ator-autor

De 25 de março a 20 de abril, o Cinusp explora em sua nova mostra a teoria do ator-autor, em sessões gratuitas na Cidade Universitária e no Centro Maria Antônia. Os pesquisadores dos estudos autorais e curadores da mostra, Pedro Guimarães (UNICAMP) e Christophe Damour (Université de Strasbourg), estarão presentes nos dias 3 e 10 de abril para debater o tema com o público. Outras informações no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.