São Paulo, 25 de março de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº12/2019.

Notícias

Jovens estudantes exploram mundo da ciência e da inovação na Febrace

Entre os dias 19 e 21 de março foi realizada a 17ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pelo Poli. A feira é o maior evento do tipo no País, e abre espaço para que estudantes do ensino fundamental (8º e 9º anos), médio e técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil apresentem projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e da engenharia.

Em 2019, a Febrace ocupou, pela primeira vez, o prédio do Inova USP, novo centro de inovação da Universidade. “O fato de estarmos nessa pré-estreia do espaço tem um valor simbólico. Qual a mensagem que estamos transmitindo para os estudantes e professores? De que estamos formando inovadores”, afirma a coordenadora da Febrace e professora da Poli, Roseli de Deus Lopes.

---

Engenheiro cria startup para tornar indústria brasileira mais eficiente

Empresa atua na criação de um “gêmeo digital”, um ambiente simulado da planta de uma fábrica, para ajudar a tornar as indústrias mais competitivas

O objetivo do engenheiro Rodrigo Juliani, que fez sua formação na Poli da graduação ao pós-doutorado, sempre foi aproximar a academia do setor produtivo, fazendo com que o conhecimento produzido em seus estudos e pesquisas fosse aplicado no desenvolvimento da indústria brasileira. Com o seu ex-orientador, Juliani criou uma startup voltada à criação de modelos de processos industriais, como simuladores, construídos em ambiente digital, que reproduzem o funcionamento de uma fábrica para que as empresas testem e implementem melhorias, e assim se tornem mais eficientes.

Hoje a Cursor Identificação e Controle é uma realidade, e busca aliar as necessidades da indústria brasileira ao conhecimento consolidado em quase 10 anos do grupo de pesquisa liderado pelo docente Claudio Garcia, do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle da Poli-USP.  Rodrigo Juliani ressalta que estes modelos podem ser usados para aplicar técnicas de projeto de controles e processos, consolidadas na teoria, colocando-as em prática. “Estas técnicas ainda não estão na indústria, apesar de serem ensinadas há décadas na universidade”. Leia mais.

---

Poli pesquisa novas fórmulas para filme plástico e embalagens tradicionais

Um grupo da Poli pesquisa novas fórmulas para substituir o filme plástico e embalagens tradicionais por tecnologias sustentáveis e mais baratas. Ele é coordenado pela professora Carmen Tadini, do Departamento de Engenharia Química, entrevistada na quinta edição do Momento Tecnologia, do Jornal da USP. Ouça a matéria completa.

---

USP amplia diversidade social e étnica

Em 2019, o número de calouros autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) nos cursos de graduação da USP aumentou. Neste ano, eles representam 25,7% dos alunos ingressantes, independentemente da modalidade de concorrência. No ano passado, esse índice foi de 18,5%. Segundo dados da Pró-Reitoria de Graduação, 36,7% desses alunos não utilizaram o sistema de reserva de vagas para ingressar na Universidade – 702 entraram na modalidade Ampla Concorrência, 302 na modalidade Escola Pública e 1.730 estudantes foram admitidos por meio da modalidade EP-PPI. Veja a matéria completa.

---

Clipping

Docente da Poli debate sobre ciência e fé em programa da Globo

O professor Gustavo Assi, do Departamento de Engenharia Naval e Sistemas Oceânicos da Poli, esteve nesta segunda (25/3) no Programa Encontro com Fátima Bernardes para um debate sobre a relação entre a ciência e a fé. O tema foi motivado pelo prêmio Templeton recebido no último dia 19 pelo físico Marcelo Gleiser, primeiro brasileiro e primeiro latino americano agraciado com a honraria. Leia mais.

Professor da Poli comenta estudo sobre polinizadores nos cultivos agrícolas

O programa Bem da Terra, exibido no dia 26 de fevereiro, a apresentadora Renata Maron conversou com o professor da Poli, Antônio Mauro Saraiva, sobre os polinizadores nos cultivos agrícolas.

Jornal Hoje: ONU e UNESCO alertam para o número de mulheres nas áreas científicas

Reportagem abordou a inclusão de meninas nas áreas científicas, e contou com a contribuição da diretora da Poli-USP, professora Liedi Légi Bariani Bernucci.

---

Agenda

Congresso de Graduação pretende discutir inovação curricular

Estão abertas as inscrições para o 5º Congresso de Graduação da USP. O encontro será sediado na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, entre os dias 30 de junho e 2 de julho. O congresso é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação para promover a troca e discussão das mais variadas experiências e inovação no ensino de graduação. As inscrições encerram-se no dia 30 de maio.

Pró-Reitoria de Pós promove ação de internacionalização

No dia 26 de março, às 9h, na S-7 da Civil, a Pró-Reitoria de Pós-graduação realizará uma “Oficina de dupla-titulação” para explicar os objetivos da dupla-titulação e os trâmites para o estabelecimento do processo no âmbito administrativo.

Diretoria promove encontro de docentes para discutir projeto acadêmico

No dia 1º de abril, às 11h, no Auditório Francisco Romeu Landi, o professor Marcílio Alves, Presidente da Câmara de Avaliação Docente (CAD), abordará a questão do projeto acadêmico docente com os professores da Poli. O evento será transmitido pelo canal da Poli no Youtube.

Palestra abordará melhoria na qualidade de vida e sustentabilidade

No dia 5 de abril, das 15h às 16h15, na sala S-02 do prédio de Engenharia Civil, acontecerá a palestra da professora Pritti Parekh, da University College London. A preleção será dividida em duas partes: Soluções de engenharia para melhorar vidas humanas em áreas de baixa renda na Índia e Saneamento e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Encontro discute relação entre engenharia e sociedade na América Latina

Nos dias 10, 11 e 12 de abril, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração), acontecerá o I Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade, cujo objetivo é refletir sobre o papel da engenharia na sociedade e apontar caminhos para uma atuação alternativa dos profissionais. Inscrições no link.

---

Pré-IC 2019 foi apresentada aos alunos selecionados do ensino básico

Na última sexta-feira, dia 22 de março, aconteceu a abertura do Programa Pré Iniciação Científica (Pré-IC) de 2019, projeto de extensão em que estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas são divididos em grupos para cursar módulos de diferentes áreas da Engenharia, desenvolvendo projetos e também se preparando para a prova da Fuvest.

---

Cursos e Editais

Fundação oferece bolsas de estudo para jovens

O programa de liderança da Fundação Estudar tem o objetivo de contribuir para a formação de jovens brasileiros, tanto no Brasil quanto no mundo, por meio de bolsas de estudo para graduação e pós-graduação. O prazo para inscrições é 1º de abril. Outras informações e inscrições no link.

Bolsas para Treinamento Técnico em Tecnologia da Informação

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Cepids da FAPESP, lançou edital para seleção de bolsistas de treinamento técnico na área de Tecnologia da Informação. Eles vão atuar na implementação de projetos para a ampla divulgação de dados socioeconômicos e políticos para a comunidade acadêmica e o público em geral.

O prazo para se inscrever termina às 23h59 do dia 10 de abril de 2019. A remuneração varia de acordo com o nível, e vai de R$ 1.228,40 (bolsa TT-III) a R$ 7.372,40 (bolsa TT-V), para 18 a 40 horas semanais. Mais detalhes no edital.

 Principal evento de informática na agricultura terá submissão em junho

O Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro), evento científico da área de informática aplicada à agricultura no Brasil, de 2019, terá como tema principal “IoT na Agricultura”. A XII edição será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, no campus de Indaiatuba da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). A submissão de trabalhos será realizada pela internet, a partir de 1º de junho de 2019. Outras informações no site.

---

Quadro de avisos

Eleição dos representantes das categorias docentes Associado, Doutor, Assistente e Auxiliar de Ensino junto à Congregação

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.440, publicada no D.O.E. de 08.03.2019, estão abertas as inscrições para a eleição de representantes das categorias docentes junto à Congregação da Poli, que será realizada no dia 16 de abril, das 9h às 16h, por meio de sistema eletrônico de votação.

Eleição para escolha dos representantes dos antigos alunos de graduação junto à Congregação

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.441, publicada no D.O.E. de 08.03.2019, será realizada no dia 17 de abril de 2019, no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos, Edifício Engº. Mário Covas Júnior, 1º andar, das 9 às 11h, pelo voto direto e secreto, a eleição para escolha de um representante e seu respectivo suplente para a categoria do Representante dos Antigos Alunos de Graduação junto à Congregação da Poli.

---

Vivência Universitária

Começa amanhã: Auspin realiza evento para mulheres sobre inovação

Nos dia 26, 27 e 28 de março, na Arena Santander, a Agência USP de Inovação (Auspin) realizará debates para mulheres voltados para inovação e empreendedorismo. Todas as palestrante serão mulheres referências em suas áreas de atuação. Outras informações e realização de inscrições no link.

Colóquios na Física buscam apresentar essa ciência ao público

No dia 27 de março, às 18h, no Auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física, começará o “Convite à Física”, uma série de colóquios semanais e abertos ao público geral. Seu objetivo é apresentar a Física, seus métodos e aplicações em uma linguagem acessível. Outras informações no link.

Palestra aborda poluição hídrica em São Paulo

No dia 28 de março, às 9h, no Auditório da Escola do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (Av. Professor Ascendino Reis, 1130, Vila Clementino), acontecerá a palestra "Panorama do desassoreamento do Rio Tietê na RMSP". O objetivo é apresentar o histórico dos serviços de desassoreamento do Rio Tietê e a metodologia empregada, bem como custos e resultados. Outras informações no link.

Grupo do IME promove maratona de edição da Wikipedia em português

O Grupo de Computação Social da USP (Tecs), em parceria com a Wikimedia Foundation, promoverá o evento nesta sexta-feira, dia 30 de março, com o objetivo de reunir um grupo de pessoas apaixonadas pelo que estudam e passar um dia expandindo, melhorando e adicionando informações à versão em português da maior enciclopédia online do mundo.

Editatonas são eventos focados em expandir a Wiki, seja com novos artigos ou adicionando contribuições àqueles já existentes. Os organizadores veem na iniciativa uma oportunidade para compartilhar o conhecimento adquirido na faculdade. “Ao fazer contribuições à Wikipedia temos uma forma de disseminar conhecimentos a toda a população”.

O evento é aberto a alunos e alunas de toda a USP, e não é necessário nenhum conhecimento prévio de computação ou até mesmo de edição na Wikipédia. No dia do evento, haverá um treinamento para ensinar como editar.

Evento trata de apoio à área de energia elétrica

Nos dias 16 e 17 de abril, no Pestana São Paulo City & Conference Hotel, acontecerá o CENOCON/2019 - 8º Fórum sobre Centros de Operação e Controle das Empresas de Energia Elétrica, em que se busca o apoio aos profissionais que atuam no setor de energia elétrica. Outras informações e formulário de inscrição no link.

Congresso para profissionais das Geociências acontece em maio

Entre os dias 14 e 17 de maio acontecerá, no CDI-USP, o Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências (ProGEO), que reúne geólogos ou engenheiros geólogos, geógrafos, meteorologistas, geofísicos, oceanógrafos, engenheiros, agrônomos, com empresários, pesquisadores, docentes e estudantes que desenvolvem atividades profissionais e de pesquisa, ensino, desenvolvimento e inovação nas áreas das Geociências. Outras informações no site do evento.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.