São Paulo, 1º de abril de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº13/2019.

Notícias

Respeito ao limite de cargas aumentaria vida útil de rodovias

Caminhões com carregamento acima do permitido por lei diminuem a vida útil do pavimento, afirma pesquisadora da Poli-USP

A aluna de mestrado do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli, Mariana Bosso, desenvolveu sua pesquisa sobre como o excesso de carga prejudica a qualidade e a duração da pavimentação. Em uma parceria do Laboratório de Tecnologia de Pavimentação (LTP) da Poli com a concessionária Arteris, o objeto de estudo de Mariana foi a rodovia Fernão Dias, que liga os Estados de São Paulo e Minas Gerais.


Com o artigo fruto de sua dissertação, Mariana receberá o Prêmio Jovem Pesquisador, da International Society for Weigh-in-motion (ISWIM), durante a International Conference on WIM (ICWIM) em Praga, capital da República Checa, no congresso em que são discutidas as práticas e aplicações dos dados de balança de pesagem em movimento. Veja a matéria completa.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens.

---

Time de mineração da USP recebe reconhecimento internacional

O USP Mining Team, um grupo de extensão de alunos da Universidade de São Paulo, participou, entre os dias 20 e 23 de março, da International Mining Games, competição promovida anualmente por uma universidade ao redor do mundo. Eles conquistaram a terceira colocação em uma prova que mede a velocidade em que um time consegue fazer um recorte em madeira. Esse é um dos testes propostos no evento que, além de promover a interação entre os profissionais e estudantes da área, visa também prestar uma homenagem aos trabalhadores da mineração que perderam a vida em um desastre na mina de Sunshine, em Kellog, Idaho (EUA) em 1972. Leia mais.

---

Docentes da Poli discutem sobre o planejamento de suas atividades

Nesta segunda-feira, dia 1º de abril, os professores da Escola Politécnica participaram de uma palestra com o Presidente da Câmara de Avaliação Docente (CAD) da USP, o professor Marcílio Alves, sobre o Projeto Acadêmico Docente. Alves apresentou exemplos de como o projeto dos docentes pode ser redigido, e tirou as dúvidas dos participantes. O áudio da palestra, com as dúvidas e respostas, pode ser acessado aqui. O arquivo da apresentação está disponível no link. Dúvidas podem ser enviadas pelo e-mail maralves@usp.br. 

O Projeto Acadêmico da Escola Politécnica da USP pode ser acessado aqui.

---

Inscrições abertas para o São Paulo School of Advanced Sciences on Nonlinear Dynamics

O curso está formatado em 31 módulos de aulas teóricas, quatro módulos para apresentação de pôsteres dos participantes e visitas técnicas. O assunto é abordado de forma transdisciplinar, para abranger aplicações em mecânica de engenharia (civil, mecânica, mecatrônica, naval, offshore) e engenharia elétrica, a partir dos fundamentos e modelagem matemática. As inscrições estão abertas até o dia 28 de junho pela página.

Veja os detalhes no link.

---

Agenda

Encontro na Poli discute patentes, inovação e desenvolvimento

No dia 3 de abril, das 10h às 12h, no Auditório do Prédio de Engenharia Elétrica, será realizado o “Encontro USP Patentes, Inovação e Desenvolvimento”, organizado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP, pela Divisão de Biblioteca da Poli e pelo Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo link.

 

Grêmio Politécnico e PoliPride promovem debate sobre LGBTfobia

Nos dias 3 e 4 de abril, o Grêmio Politécnico e a Frente Poli Pride farão uma série de atividades para debater a questão da LGBTfobia e o projeto de lei para criminalizar esse tipo de ato. Outras informações na página do Grêmio.

 

Campus France realiza palestra na Poli para falar sobre intercâmbio para França

Evento será realizado no dia 4 de abril, às 12h, no Auditório Professor Francisco Romeu Landi (Prédio da Administração da Poli).

 

Professor da Poli realiza palestra na Feira Autocom

No dia 4 de abril, o professor Sérgio Canovas, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, falará sobre blockchain na Feira Internacional de Automação para o Comércio (Autocom), no Expo Center Norte. A feira é aberta ao público, inscrições e outras informações estão no site.

 

Palestra abordará melhoria na qualidade de vida e sustentabilidade

No dia 5 de abril, das 15h às 16h15, na sala S-02 do prédio de Engenharia Civil, acontecerá a palestra da professora Pritti Parekh, da University College London. A preleção será dividida em duas partes: “Soluções de engenharia para melhorar vidas humanas em áreas de baixa renda na Índia”, e “Saneamento e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Professores apresentam oportunidades de iniciação científica na Poli na próxima semana

A Semana de Iniciação Científica da Poli começa na próxima segunda, e será realizada entre os dias 8 e 12 de abril. Os departamentos da Poli realizarão o início do processo de iniciação científica de 2019. Confira abaixo o cronograma:

 

Workshop dá dicas de uso dos serviços Elsevier

No dia 9 de abril, às 13h, na sala 2 do Prédio de Engenharia de Minas, acontecerá um workshop para auxiliar no uso dos materiais e serviços oferecidos pelas Bibliotecas da Poli.

 

Encontro discute relação entre engenharia e sociedade 

Nos dias 10, 11 e 12 de abril, a Poli receberá o I Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade, cujo objetivo é refletir sobre o papel da engenharia na sociedade, e apontar caminhos para uma atuação alternativa dos profissionais. Inscrições no link.

 

USP recebe palestra sobre bolsas da FAPESP

No dia 15 de abril, às 11h, acontecerá a palestra “Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP”, com o Diretor Científico da FAPESP, Carlos Henrique Brito Jr., na sala do Conselho Universitário. A palestra será transmitida por IPTV através do link.

 

Congresso de Graduação pretende discutir inovação curricular

Estão abertas as inscrições para o 5º Congresso de Graduação da USP. O encontro será sediado na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, entre os dias 30 de junho e 2 de julho. O congresso é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação para promover a troca e discussão das mais variadas experiências e inovação no ensino de graduação. As inscrições encerram-se no dia 30 de maio.

---

Internacionalização: visita da Coventry University à Poli

No último dia 28 de março, recebemos a visita do Pró-Reitor de Engenharia da Coventry University, do Reino Unido, para conversar sobre possíveis parcerias.

---

Cursos e Editais

Principal evento de informática na agricultura terá submissão em junho

O Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro), evento científico da área de informática aplicada à agricultura no Brasil, de 2019, terá como tema principal “IoT na Agricultura”. A XII edição será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, no campus de Indaiatuba da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). A submissão de trabalhos será realizada pela internet, a partir de 1º de junho de 2019. Outras informações no site.

 

Aucani lança edital da União Ibero-americana para pesquisadores

Até dia 7 de maio, serão recebidas inscrições para a Unión Iberoamericana de Universidades (UIU), em que participam a Universitat de Barcelona (Espanha), a Universidad de Buenos Aires (Argentina), a Universidad Nacional Autónoma de México (México) e  a Universidad Complutense de Madrid (Espanha), em áreas de comum interesse. O edital 1054/2019 é voltado para docentes.

 

Universidade coreana oferece bolsas para programa de verão para estudantes de engenharia da América Latina

A Chonnam National University (“CNU”) está com inscrições abertas, até 12 de abril, para um programa de cinco semanas, oferecido pelo governo do País. São oferecidas 20 bolsas, e os selecionados podem cursar a disciplina Introdução à Ciência dos Materiais e Engenharia. Outras informações no link, ou pelo e-mail shannon@jnu.ac.kr.

---

Quadro de avisos

Eleição dos representantes das categorias docentes Associado, Doutor, Assistente e Auxiliar de Ensino junto à Congregação

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.440, publicada no D.O.E. de 08.03.2019, estão abertas as inscrições para a eleição de representantes das categorias docentes junto à Congregação da Poli, que será realizada no dia 16 de abril, das 9h às 16h, por meio de sistema eletrônico de votação.

Eleição para escolha dos representantes dos antigos alunos de graduação junto à Congregação

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.441, publicada no D.O.E. de 08.03.2019, será realizada no dia 17 de abril de 2019, no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos, Edifício Engº. Mário Covas Júnior, 1º andar, das 9 às 11h, pelo voto direto e secreto, a eleição para escolha de um representante e seu respectivo suplente para a categoria do Representante dos Antigos Alunos de Graduação junto à Congregação da Poli.

---

Vivência Universitária

Cinusp explora sobre relação ator-autor

De 25 de março a 20 de abril, o Cinusp terá mostra sobre a teoria do ator-autor, em sessões gratuitas na Cidade Universitária e no Centro Maria Antônia. Os pesquisadores dos estudos autorais e curadores da mostra, Pedro Guimarães (UNICAMP) e Christophe Damour (Université de Strasbourg), estarão presentes nos dias 3 e 10 de abril para debater o tema com o público. Outras informações no link.

 

Escola do Tribunal de Contas promove palestras diversas sobre engenharia

No dia 2 de abril, às 9h, o tema abordado será a proteção de mananciais, outras informações no link. Já no dia 16 de abril, às 15h, o evento será sobre reutilização de resíduos da construção civil, outras informações no link.

 

Aucani promove palestra sobre intercâmbio

No dia 4 de abril, às 13h15, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) promoverá a palestra “Oportunidades de intercâmbio internacional para alunos USP”, ministrada pela diretor-adjunto na área de Mobilidade Acadêmica, Marcio Lobo Netto. O evento será realizado no Auditório do Centro de Difusão Internacional – CDI, na Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 – Bloco A – Cidade Universitária.

 

Feira promove oportunidades em Israel

No dia 7 de abril, às 12h, no Clube Hebraica (Salão Adolpho Bloch, São Paulo, SP), acontecerá a Feira das Universidades Israelenses, que reúne representantes de universidades israelenses, programas de estágio e oportunidades de viagem, intercâmbio e estudo no país. Inscrições no link.

 

Concurso sobre engenharia quer promover comunicabilidade

Nos dias 16 e 17 de maio, acontecerá o Concurso “Young Persons’ Lecture Competition”, que promove uma competição para incentivar a criatividade e desenvolvimento de sua habilidade de comunicação, premiando o melhor trabalho em conteúdo e desenvoltura na apresentação, na língua inglesa. O trabalho precisa estar relacionado com ciência e/ou engenharia de materiais, mineração e embalagens. Para inscrever-se, é necessário enviar o trabalho à organização até 19 de abril. Outras informações no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.