São Paulo, 8 de abril de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº14/2019.

Notícias

O programa Momento Tecnologia abordou o estudo feito pelo GenBio, grupo da Poli, sobre a produção de biocombustíveis de segunda geração. Esse tipo de combustível tem esse nome por ser feito a partir de resíduos de florestas e plantações, como o bagaço de cana de açúcar e o sabugo de milho. O professor Thiago Basso, do Departamento de Engenharia Química, que é membro do grupo e foi o entrevistado, explica como processo é novo e promissor por utilizar a fermentação para dar um destino mais nobre ao que seria descartado. Valendo lembrar que a atual produção de etanol usa leveduras. O pesquisador ainda cita como outra vantagem da descoberta a oportunidade de diminuição do uso de produtos que podem ser empregados na alimentação humana. Leia mais.

---

Encontro promove reflexão sobre papel da engenharia na sociedade

A Poli receberá esta semana, entre os dias 10 e 12 de abril, o 1º Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade, promovido pelo Engenheiros Sem Fronteiras (núcleo de São Paulo) e pelo Escritório Piloto da Poli-USP. O objetivo dos organizadores é promover o debate sobre a atuação da engenharia nos problemas sociais com foco no programa de cidades sustentáveis proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os temas que serão abordados estão habitação, reforma agrária, mobilidade urbana, economia solidária, segurança de barragens, entre outros. O evento é aberto ao público e é necessário fazer a inscrição pelo site.

---

Inscrições abertas para o São Paulo School of Advanced Sciences on Nonlinear Dynamics

O curso está formatado em 31 módulos de aulas teóricas, quatro módulos para apresentação de pôsteres dos participantes e visitas técnicas. O assunto é abordado de forma transdisciplinar, para abranger aplicações em mecânica de engenharia (civil, mecânica, mecatrônica, naval, offshore) e engenharia elétrica, a partir dos fundamentos e modelagem matemática. As inscrições estão abertas até o dia 28 de junho pela página.

Veja os detalhes no link.

---

Agenda

Professores apresentam oportunidades de iniciação científica na Poli na próxima semana

A Semana de Iniciação Científica da Poli começa hoje, e será realizada até 12 de abril, de acordo com cada departamento. Confira abaixo o cronograma:

[Hoje] Amigos da Poli promove palestra sobre “Planejamento de ideias inovadoras”

O fundo patrimonial está desenvolvendo, para o Edital 2019, uma série de Workshops para capacitar e ajudar a comunidade politécnica a desenvolver suas ideias inovadoras. Nesta primeira etapa, o convidado será o Newton Simões, CEO da Racional Engenharia, responsável pela construção de um acelerador de partículas na América Latina. Ele mostrará casos reais da sua carreira e apresentará as melhores práticas da indústria em um bate-papo com os alunos.

 

Evento aborda programa de inovação no setor elétrico

No dia 9 de abril, às 14h, no Auditório da Engenharia de Produção, a Companhia Paranaense de Energia apresentará seu programa de inovação Copel+, buscando startups para a área de energia elétrica, em conjunto com a PUC-PR e o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Inscrições no link.

 

Workshop dá dicas de uso dos serviços Elsevier

No dia 9 de abril, às 13h, na sala 2 do Prédio de Engenharia de Minas, acontecerá um workshop para auxiliar no uso dos materiais e serviços oferecidos nas Bibliotecas da Poli.

 

Professor de universidade inglesa dará uma série de palestras na Poli

O professor Diego Vazquez-Brust, da Universidade de Portsmouth, atuará no Departamento de Engenharia de Produção como professor visitante até o fim deste semestre, e ministrará quatro palestras abertas ao público, como parte de uma disciplina de pós-graduação. Essas palestras acontecerão sempre às 14h, na sala D2-116:

9 de abril: Sustainable Development Goals

16 de abril: Green and Inclusive Growth

28 de maio: Beyond Corporate Social Responsibility

04 de junho: Glocal Responsible Management

Inscrições no link.

 

Workshop apresenta base de dados internacional

No dia 10 de abril, às 14h, no Auditório da Elétrica, ocorrerá um workshop sobre o uso da base de dados do Institute of Electrical and Electronic Engineers, que reúne periódicos, normas técnicas e outras formas de literatura de diversos países. O evento é aberto ao público, e é necessário fazer inscrição no link.

 

Seminário sobre qualidade de ar de interiores reúne especialistas

No dia 10 de abril, no Auditório do Senai Oscar Rodrigues Alves, acontecerá o Seminário Internacional de Qualidade de Ar de Interiores. O evento aborda novas tecnologias na área e conta com o apoio da Poli. Outras informações e inscrições no link.

 

USP recebe palestra sobre bolsas da FAPESP

No dia 15 de abril, às 11h, acontecerá a palestra “Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP”, com o Diretor Científico da FAPESP, Carlos Henrique Brito Jr., na sala do Conselho Universitário. A palestra será transmitida por IPTV através do link.

---

A convite do Grupo de Negócios da Poli, uma organização estudantil, a presidente da empresa SAP, Cristina Palmaka, esteve na Poli com a diretora de RH da empresa, Paula Jacomo, para falar sobre sua trajetória profissional. A SAP é uma empresa de origem alemã, criadora de softwares de gestão de empresas.

Poli Cidadã reconhece os trabalhos feitos na FEBRACE

O Programa Poli Cidadã premiou três projetos na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia com o título de “Poli Cidadã de Tecnologia e Desenvolvimento Social”, a avaliação foi feita por estudantes da Poli.

---

Poli em números

245 

Número de alunos atendidos pelo Programa de Carreiras da Poli no último ano

 O Centro de Carreira da Poli, um programa que visa realizar a conexão entre a graduação e o mercado de trabalho, por meio de mentoria e treinamentos, concluiu o primeiro ano de atividades, e atendeu 245 alunos. No ano anterior, o Programa de Carreiras, que deu origem ao Centro, havia alcançado 70 politécnicos, entre alunos e ex-alunos. Esse crescimento reflete uma preocupação da Poli-USP, em parceria com o Fundo Patrimonial Amigos da Poli, em preparar seus estudantes de graduação para inserção no mercado de trabalho.

---

Cursos e Editais

Principal evento de informática na agricultura terá submissão em junho

O Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro), evento científico da área de informática aplicada à agricultura no Brasil, de 2019, terá como tema principal “IoT na Agricultura”. A XII edição será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, no campus de Indaiatuba da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). A submissão de trabalhos será realizada pela internet, a partir de 1º de junho de 2019. Outras informações no site.

 

Universidade coreana oferece bolsas para programa de verão para estudantes de engenharia da América Latina

A Chonnam National University (“CNU”) está com inscrições abertas, até 12 de abril, para um programa de cinco semanas, oferecido pelo governo do País. São oferecidas 20 bolsas, e os selecionados podem cursar a disciplina Introdução à Ciência dos Materiais e Engenharia. Outras informações no link, ou pelo e-mail shannon@jnu.ac.kr.

 

Aucani lança edital da União Ibero-americana para pesquisadores

Até dia 7 de maio, serão recebidas inscrições para a Unión Iberoamericana de Universidades (UIU), em que participam a Universitat de Barcelona (Espanha), a Universidad de Buenos Aires (Argentina), a Universidad Nacional Autónoma de México (México) e  a Universidad Complutense de Madrid (Espanha), em áreas de comum interesse. O edital 1054/2019 é voltado para docentes.

 

Simpósio MetMat receberá submissões de trabalho a partir de maio

De 4 a 8 de novembro, o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais realizará o Simpósio MetMat 2019, com palestrantes convidados, apresentações orais selecionadas e sessões de pôsteres. O objetivo do simpósio é difundir as pesquisas realizadas pelos alunos do programa de pós-graduação da Poli, outros centros tecnológicos e universitários do Brasil. Outras informações no link.

Datas importantes

Início das inscrições/submissões: 1º de maio

Prazo para envio de resumos: 1º de setembro

---

Quadro de avisos

Eleição dos representantes das categorias docentes Associado, Doutor, Assistente e Auxiliar de Ensino junto à Congregação

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.440, publicada no D.O.E. de 08.03.2019, estão abertas as inscrições para a eleição de representantes das categorias docentes junto à Congregação da Poli, que será realizada no dia 16 de abril, das 9h às 16h, por meio de sistema eletrônico de votação.

Eleição para escolha dos representantes dos antigos alunos de graduação junto à Congregação

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.441, publicada no D.O.E. de 08.03.2019, será realizada no dia 17 de abril de 2019, no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos, Edifício Engº. Mário Covas Júnior, 1º andar, das 9 às 11h, pelo voto direto e secreto, a eleição para escolha de um representante e seu respectivo suplente para a categoria do Representante dos Antigos Alunos de Graduação junto à Congregação da Poli.

---

Vivência Universitária

Sustentabilidade em gestão ambiental é tema de conferência em Portugal

Nos dias 4 e 5 de junho, acontecerá, em Lisboa, uma conferência de gestão ambiental. A submissão dos trabalhos pode ser feita até dia 24 de abril. Outras informações no link.

 

Sindicato dos Engenheiros promove seminário sobre construção urbana

No dia 16 de abril, às 13h, no Auditório do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, acontecerá um seminário voltado para a construção de pontes, viadutos, barragens e suas manutenções. Outras informações no link.

 

Concurso sobre engenharia quer promover comunicabilidade

Nos dias 16 e 17 de maio, acontecerá o Concurso “Young Persons’ Lecture Competition”, que promove uma competição para incentivar a criatividade e desenvolvimento de sua habilidade de comunicação, premiando o melhor trabalho em conteúdo e desenvoltura na apresentação, na língua inglesa. O trabalho precisa estar relacionado com ciência e/ou engenharia de materiais, mineração e embalagens. Para inscrever-se, é necessário enviar o trabalho à organização até 19 de abril. Outras informações no link.

 

Cinusp explora sobre relação ator-autor

De 25 de março a 20 de abril, o Cinusp terá mostra sobre a teoria do ator-autor, em sessões gratuitas na Cidade Universitária e no Centro Maria Antônia. Os pesquisadores dos estudos autorais e curadores da mostra, Pedro Guimarães (UNICAMP) e Christophe Damour (Université de Strasbourg), estarão presentes nos dias 3 e 10 de abril para debater o tema com o público. Outras informações no link.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.