São Paulo, 15 de abril de 2019.

Edição Semanal do Informativo da Escola Politécnica da USP - Nº15/2019.

Notícias

Inspirada pela técnica de dessalinização, pesquisadora da Poli conseguiu reciclar água e matéria-prima utilizadas na eletrodeposição

A aparência prateada ou acobreada de objetos utilizados no nosso dia-a-dia, como bijuterias, torneiras e até mesmo peças de carros, é resultado de um processo largamente utilizado nas indústrias, a eletrodeposição. A técnica gera um resíduo altamente poluente, que deve ser tratado pela indústria antes de ser descartado. Além disso, espera-se que os produtos utilizados para fazer este tratamento não façam mal à saúde dos profissionais que trabalham diretamente na eletrodeposição industrial, nem sejam poluentes.

Para enfrentar este desafio, a pesquisadora Tatiana Scarazzato dedicou seu trabalho de doutorado ao desenvolvimento de uma tecnologia que recuperasse tanto a água quanto a matéria-prima utilizada na primeira etapa de um processo de galvanoplastia, no qual o metal pesado recuperado é o cobre. “A ideia era minimizar a questão do lançamento de efluentes no meio ambiente, e conseguimos reaproveitar todo o material”, explica. Leia matéria completa aqui.

---

Convênio facilita intercâmbio de doutorandos da USP

Um acordo firmado entre a USP e a Rede Cluster, um consórcio de universidades europeias, em março deste ano, permitirá que os doutorandos possam realizar parte da sua pesquisa e formação em instituições reconhecidas internacionalmente. Entenda o acordo na matéria.

---

Diversidade possibilita engenharia à serviço da sociedade

Na última semana, a Poli recebeu o  1° Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade. A primeira mesa-redonda, sobre “Territórios Sustentáveis”, abordou como diferentes vivências trazem novas perspectivas sobre os problemas a serem enfrentados por meio da tecnologia.

As palestrantes defenderam que, para alcançar uma melhoria na sociedade, é necessário ter um olhar voltado para a sustentabilidade, diversidade, compreendendo as diferenças culturais, as dificuldades econômicas e buscando a inclusão social. Para isso, o trabalho em comunidades requer a reciprocidade e colaboração dos membros comunitários e dos engenheiros em ação. Leia mais.

---

Alunos da Poli apresentam projeto para conter margens de córrego

Na última segunda, dia 8 de abril, três alunos do curso de Engenharia Ambiental da Poli apresentaram uma proposta de solução inovadora de bioengenharia de solos para contenção de margens do Córrego Corveta Camacuã. Leia mais.

---

Inscrições abertas para o São Paulo School of Advanced Sciences on Nonlinear Dynamics

O curso está formatado em 31 módulos de aulas teóricas, quatro módulos para apresentação de pôsteres dos participantes e visitas técnicas. O assunto é abordado de forma transdisciplinar, para abranger aplicações em mecânica de engenharia (civil, mecânica, mecatrônica, naval, offshore) e engenharia elétrica, a partir dos fundamentos e modelagem matemática. As inscrições estão abertas até o dia 28 de junho pela página.

Veja os detalhes no link.

---

Agenda

Professor de universidade inglesa dará uma série de palestras na Poli

O professor Diego Vazquez-Brust, da Universidade de Portsmouth, atuará no Departamento de Engenharia de Produção como professor visitante até o fim deste semestre, e ministrará palestras abertas ao público, como parte de uma disciplina de pós-graduação. Essas palestras acontecerão sempre às 14h, na sala D2-116:

16 de abril: Green and Inclusive Growth

28 de maio: Beyond Corporate Social Responsibility

04 de junho: Glocal Responsible Management

Inscrições no link.

 

Poli recebe lançamento de livro sobre análise linear de sinais

No dia 9 de maio, às 11h, no Anfiteatro da Engenharia Elétrica, acontecerá o lançamento do livro “Análise linear de sinais - Teorias, ensaios práticos e exercícios”, com a presença dos professores elaboradores no livro. Será servido um coquetel após a apresentação.

 

Einstein promove simpósio internacional sobre Inteligência Artificial

Em parceria com o MIT, o segundo Simpósio Internacional e Datathon: Inteligência Artificial em Saúde será realizado de 25 à 27 de abril, nas dependências do Hospital Israelita Albert Einstein. Veja detalhes do evento aqui.

---

No dia 9 de abril, a Poli recebeu a visita do reitor e do representante de relações internacionais da Technische Universität Darmstadt, da Alemanha, uma de suas principais parceiras alemãs. Os docentes estudam possíveis parcerias de pesquisa em áreas de interesse comum e visitaram  visitados o Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC) e o Laboratório de Combustão e de Motor de Acesso Óptico.

No dia 12 de abril, as equipes de aeromodelismo Keep Flying e Keep Flying Jr homenagearam as funcionárias da Administração pelo apoio na competição SAE AeroDesign e nos programas da Poli Cidadã.

---

Poli em números

15

Número de bolsistas de produtividade 1A da Poli

A Poli possui, entre os seus pesquisadores, 15 bolsistas de produtividade em pesquisa 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), após a conclusão da Chamada Pública nº 09/2018 para bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). Entre diversos critérios que são especificados de acordo com a área, para ser pesquisador 1A, o impacto das pesquisas do acadêmico deve ter alcance internacional.

Os docentes que passaram a integrar a lista deste ano de 2019 são os professores Júlio Romano Meneghini e Cláudio Barbieri da Cunha. Veja a lista completa aqui.

---

Cursos e Editais

Centro de Carreiras do Amigos da Poli abre inscrições para Trilhas de Desenvolvimento

Estão abertas, até o dia 17 de abril (quarta-feira), as inscrições para a Trilha de Desenvolvimento de Preparação para Processo Seletivo, do Centro de Carreiras do Amigos da Poli. A Trilha é composta por 5 treinamentos, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, a partir de 25 de abril. Esses treinamentos abordarão os temas de: lógicas de processos seletivos, estruturação de currículo, preparação para realização de entrevistas e simulação de dinâmica de grupo. Outras informações e inscrições no link.

 

Pró-Reitoria de Pesquisa lança três editais de iniciação científica para inovação tecnológica

O período de inscrição irá das 8h30 do dia 22 de abril às 12h do dia 20 de maio. Os editais são: PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM.

 

Principal evento de informática na agricultura terá submissão em junho

O Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro), evento científico da área de informática aplicada à agricultura no Brasil, de 2019, terá como tema principal “IoT na Agricultura”. A XII edição será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, no campus de Indaiatuba da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). A submissão de trabalhos será realizada pela internet, a partir de 1º de junho de 2019. Outras informações no site.

 

Aucani lança edital da União Ibero-americana para pesquisadores

Até dia 7 de maio, serão recebidas inscrições para a Unión Iberoamericana de Universidades (UIU), em que participam a Universitat de Barcelona (Espanha), a Universidad de Buenos Aires (Argentina), a Universidad Nacional Autónoma de México (México) e  a Universidad Complutense de Madrid (Espanha), em áreas de comum interesse. O edital 1054/2019 é voltado para docentes.

 

Congresso de Engenharia Mecânica está recebendo trabalhos

O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), será realizado na semana de 19 a 23 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia. A submissão de trabalhos está aberta e tem prazo para 8 de julho.

 

Simpósio MetMat receberá submissões de trabalho a partir de maio

De 4 a 8 de novembro, o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais realizará o Simpósio MetMat 2019, com palestrantes convidados, apresentações orais selecionadas e sessões de pôsteres. O objetivo do Simpósio é difundir as pesquisas realizadas pelos alunos do programa de pós-graduação da Poli, outros centros tecnológicos e universitários do Brasil. Outras informações no link.

---

Quadro de avisos

Eleição dos representantes das categorias docentes Associado, Doutor, Assistente e Auxiliar de Ensino junto à Congregação

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.440, publicada no D.O.E. de 08.03.2019, estão abertas as inscrições para a eleição de representantes das categorias docentes junto à Congregação da Poli, que será realizada no dia 16 de abril, das 9h às 16h, por meio de sistema eletrônico de votação.

Eleição para escolha dos representantes dos antigos alunos de graduação junto à Congregação

Conforme o estabelecido na portaria DIR 2.441, publicada no D.O.E. de 08.03.2019, será realizada no dia 17 de abril de 2019, no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos, Edifício Engº. Mário Covas Júnior, 1º andar, das 9 às 11h, pelo voto direto e secreto, a eleição para escolha de um representante e seu respectivo suplente para a categoria do Representante dos Antigos Alunos de Graduação junto à Congregação da Poli.

---

Vivência Universitária

Exposição no Museu de Anatomia do ICB propõe diálogo entre a ciência e a arte

A mostra “Canteiros e Matrizes: uma catedral interior”, da artista plástica Paula Gabbai, está aberta até o dia 18 de abril, quinta-feira, no Museu de Anatomia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. O Museu funciona de terça à sexta-feira, das 9h às 16h. A exposição é gratuita.

Concurso sobre engenharia quer promover comunicabilidade

Nos dias 16 e 17 de maio, acontecerá o Concurso “Young Persons’ Lecture Competition”, que promove uma competição para incentivar a criatividade e desenvolvimento de sua habilidade de comunicação, premiando o melhor trabalho em conteúdo e desenvoltura na apresentação, na língua inglesa. O trabalho precisa estar relacionado com ciência e/ou engenharia de materiais, mineração e embalagens. Para inscrever-se, é necessário enviar o trabalho à organização até 19 de abril. Outras informações no link.

 

Consulado do Japão realiza palestra para bolsa de pesquisa no Japão

No dia 23 de abril, às 14h, no Auditório da Casa de Cultura Japonesa na USP (Av. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária), o Consulado Geral do Japão em São Paulo realizará uma palestra sobre a Bolsa de Pesquisa (Pós-Graduação) do Governo Japonês (MEXT) para 2020.  Os interessados devem fazer a pré-inscrição pelo email cgjcultural5@sp.mofa.go.jp, com o assunto “MEXT 2020- Palestra USP”, nome completo e e-mail para contato. Outras informações no link.

 

Congresso e Simpósio de Pesquisa sobre a América Latina na USP

Entre os dias 6 e 10 de maio, o I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina e o III Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina acontecerão em várias unidades da USP. Os eventos são promovidos pelo Programa de Pós-graduação Integração da América Latina (PROLAM) da USP.  A conferência de abertura será realizada no dia 6 de maio, às 17h, no Auditório Milton Santos (FFLCH-USP). Outras informações e inscrições no site.

 

Escola de Educação Física e Esporte busca voluntários para pesquisas

EEFE necessita de voluntários para participar diversos tipos de pesquisas científicas. Outras informações no link.

 

Doutorando de Neurociências busca voluntários para participar de pesquisa

Um aluno de doutorado pelo programa de Neurociências e Comportamento da USP está recrutando indivíduos saudáveis para participar de uma pesquisa para avaliar a relação entre dor e movimento. Este estudo tem como objetivo entender alguns mecanismos que podem estar relacionados a manutenção da dor em pessoas que possuem dor crônica. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail rafael.alaiti@gmail.com ou pelo celular (11) 998306952.

---
---

Siga a Poli nas redes sociais!

---
---
---

Expediente

Universidade de São Paulo
Reitor: Vahan Agopyan
Vice-reitor: Antonio Carlos Hernandes

Escola Politécnica da USP
Diretora: Liedi Légi Bariani Bernucci
Vice-diretor: Reinaldo Giudici

Equipe de comunicação

Coordenação geral: Enaége Dalan Sant'Ana

Comunicação Institucional: Patrícia Sandes e Guilherme Aquino, estagiário de comunicação visual.

Equipe de jornalismo: Amanda Rabelo - jornalista (Poli-USP), e Tainah Ramos, estagiária de jornalismo. 

O PoliInforma é uma publicação semanal, produzida e editada pelo Serviço de Comunicação Social da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Se destina a divulgar notícias da Poli e demais unidades da USP para seus docentes, alunos e funcionários. Pedidos de divulgação devem ser solicitados pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br, de segunda a quinta-feira impreterivelmente.